Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Projetos Integradores apoiam Ensino Remoto Emergencial no Câmpus Formosa
Início do conteúdo da página
Ensino

Projetos Integradores apoiam Ensino Remoto Emergencial no Câmpus Formosa

Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 22h12 | Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 19h39

Professores trabalham em conjunto, associando diversas áreas em torno de uma mesma temática

Trabalhos finais de projetos integradores
Trabalhos finais de projetos integradores

Desde que teve início o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2020, as ações de ensino passaram por adaptações para se desenvolverem a distância. Os professores do Câmpus Formosa ajustaram seus métodos de ensino, criando alternativas para alcançar melhores resultados. Projetos interdisciplinares e ações integradoras tornaram-se comuns nas aulas diárias, aliando aspectos de disciplinas diversas à luz de um mesmo tema.

A decisão de realizar projetos integradores foi tomada em reunião do Colegiado de Áreas Acadêmicas, em 2020. “Nosso norte foi uma preocupação com o excesso de atividades [online] e o acesso deles [dos alunos] à internet via computador. Então vimos que não poderíamos fazer o que fazíamos no presencial”, explicou o coordenador acadêmico, professor Murilo Teles Domingues.

 

Realidade social

Nesta terça-feira, 18 de janeiro, os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Biotecnologia e Saneamento publicaram o resultado do projeto integrador "Saneamento e Sociedade", desenvolvido ao longo do ano entre as disciplinas de Filosofia (professor Toni Cezar Pinto Ferreira Barros), Geografia (professor Oberdan Quintino de Ataídes), História (professora Kenia Erika Gusmão Medeiros), Sociologia (professor Clóvis Henrique Leite de Souza) e Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água (professor Murilo Teles Domingues). Com o objetivo de estimular a construção do conhecimento sobre a realidade social de maneira complexa, a partir da consideração de diferentes perspectivas disciplinares, o projeto resultou em dois podcasts, Poddemia e Sanecast, com informações e reflexões significativas dos aprendizados sobre a realidade da pandemia de Covid-19 e do saneamento no Brasil.

O primeiro episódio de Poddemia foi ao ar ontem, 18 de janeiro, tratando do tema “O impacto da pandemia no mercado de trabalho”. Os estudantes abordaram o fechamento de empresas, desemprego, home office e digitalização dos serviços. Sanecast trouxe o tema “Universalização do saneamento no Brasil”, debatendo o Marco Legal do Saneamento, medida instituída em 2020, pelo Governo Federal, que estabelece a meta de alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo água potável e acesso a tratamento e coleta de esgoto à quase totalidade da população brasileira.

 

Mundo moderno

Da relação entre Física, Sociologia, Filosofia, Geografia e História surgiu o projeto integrador “Mundo Contemporâneo: desigualdades e direitos humanos" para os segundos anos do Ensino Médio. O projeto está sendo desenvolvido desde 2020 e vem passando por alterações em cada semestre, com novas nomenclaturas e enfoques. Neste ano letivo, os professores Daniel Ordine Vieira Lopes, Mariana Toledo Ferreira, Hans Magno Alves Ramos, Oberdan de Ataídes e Bruno Abner Lourenzatto Silveira atuaram juntos em cada turma, no mesmo dia da semana, abordando temas da contemporaneidade, como Aquecimento Global, desenvolvido no primeiro semestre, e Utopia, no segundo. De forma geral, enquanto um professor desenvolve a aula da semana, os demais fazem inserções e comentários na própria aula, com conexões com a sua disciplina.

“O mais desafiador é criar atividades que mesclem as disciplinas”, declarou Daniel, mas o trabalho conjunto é bastante proveitoso. O professor de Física conta que uma das aulas foi ministrada junto com o professor Oberdan, de Geografia, sobre tecnologias da comunicação. Enquanto Daniel explanava sobre os fenômenos físicos que envolvem tecnologias de celular e banda larga, o professor Oberdan intercalava sua fala com questões geográficas e sociais, como a falta de acesso à internet pela população. Em outra aula, o professor Hans, da disciplina de Filosofia, tratava sobre formas empíricas e racionalistas de se extrair informações sobre o mundo. Já Daniel explicava como a luz e a visão funcionam e as ilusões de ótica. “Todos os professores entram toda semana, ainda que apenas tangenciando outro assunto, mas conectando as ideias e trazendo diferentes perspectivas”, explicou Daniel.

Dentro desse projeto, o tema “Relativismo” foi discutido conjuntamente em três disciplinas. A professora Mariana, de Sociologia, tratou do Relativismo Cultural, junto com o conceito de cultura, povos indígenas e diversidade cultural. Na Filosofia, Hans discutiu o relativismo ético e moral. E na Física, a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Assim, os docentes apresentaram aos alunos as semelhanças e diferenças entre essas três formas de pensar o relativismo.

A culminância do projeto “Mundo Contemporâneo: desigualdades e direitos humanos” é um trabalho final semestral, permeando todas as áreas participantes. No primeiro semestre, do tema Aquecimento Global surgiram trabalhos em formatos de revista eletrônica, vídeos para o YouTube, página no Instagram e blogs. Neste fim de semestre, a temática mudou e os estudantes devem criar uma utopia, abordando liberdade de expressão, tecnologias de informação, o papel das máquinas, resíduos poluentes, descarte de peças e de lixo e relações raciais e de gênero nessa sociedade utópica. “Seja no trabalho diretamente conjunto, seja a partir das contribuições disciplinares, o projeto foi bem orgânico, com todas as aulas conversando entre si”, opinou a professora Mariana.

 

Sustentabilidade

Outro projeto integrador é o “Jovens Protagonistas de uma Sociedade Sustentável”, que estabelece relações entre as disciplinas Biologia II, Fisiologia e Biotecnologia Animal, e Fisiologia e Biotecnologia Vegetal, desenvolvido com a segunda série de Biotecnologia. A ação é realizada pelos professores Haissa Melo de Lima Gunther e Marcos Augusto Schliewe. Nos encontros foram discutidos o que é ser um protagonista hoje, o conceito de participação social e a diferença entre participação ativa e passiva.

Além disso, os estudantes fizeram pesquisas sobre jovens protagonistas que se destacaram no mundo, como Malala Yousafzai e Nayara Almeida; análises e discussões sobre projetos desenvolvidos por jovens, Agenda 2030, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mapeamento socioambiental de um setor de Formosa, confecção de planos de ação em grupos, dentre outras atividades. Haissa afirma que assim é possível “ter uma construção coletiva e compartilhada com diversas questões socioambientais vivenciadas por eles”. “Foi perceptível o envolvimento dos estudantes, a dedicação e proatividade que tiveram no desenvolvimento desse projeto”, analisou, sobre a participação dos alunos.

Os professores veem nos projetos integradores uma nova forma de adquirir conhecimentos para si mesmos. "O legal é que também é enriquecedor para os professores, porque num outro momento a gente não teria contato com determinados assuntos. Eu aprendi muito", avaliou o professor e coordenador acadêmico Murilo Domingues. 

 

Quer conhecer alguns trabalhos desenvolvidos pelos estudantes?

Acesse:

Podcast “Poddemia” - https://shows.acast.com/poddemia

Podcast “Sanecast” - https://shows.acast.com/sanecast

Revista eletrônica “Olhos do Mundo – Aquecimento Global”: https://drive.google.com/file/d/1AhFOl-muXQx0KYLy8Wz4enK4QCQvzrtf/view?usp=sharing

Vídeo para YouTube -“Aquecimento Global e Economia”: https://www.youtube.com/watch?v=UlbPLPkKXi0

Blog “A Problemática do Aquecimento Global”: https://a-problematica-do-aquecimento-global.blogspot.com/

Blog “Aquecimento Global”: https://aquecglobal13.blogspot.com/

Instablog “@achapataesquecendo_”: https://www.instagram.com/achapataesquentando_/

Instablog “@aquecimento.global_atopolitico”: https://www.instagram.com/aquecimento.global_atopolitico/?utm_medium=copy_link

Instablog “@aquecimento_efeito”: https://instagram.com/aquecimento_efeito?utm_medium=copy_link

Instablog “@salvandonossaterra”: https://instagram.com/salvandonossaterra?utm_medium=copy_link

Site “Projeto Aquecimento Global”: https://lucasschmitz9.wixsite.com/website-1

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página