Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Começam as atividades do X Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica
Início do conteúdo da página

Começam as atividades do X Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 11h54 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 09h40

Abertura do evento aborda as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores na pandemia da Covid 19

Nádia do Lago Costa durante mesa mediada pela professora Fabiane Costa (à esquerda)
Nádia do Lago Costa durante mesa mediada pela professora Fabiane Costa (à esquerda)

Na manhã desta segunda-feira, 13 de junho, pesquisadores de iniciação científica e tecnológica do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciaram mais uma etapa na jornada das suas pesquisas: apresentar os resultados parciais dos estudos desenvolvidos. Os frutos das investigações estão sendo mostrados durante o X Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica, que foi aberto hoje, na Cinemateca.

Para os jovens pesquisadores, os desafios de iniciar e concluir uma pesquisa durante a pandemia são muitos e, para compartilhar conhecimento sobre o fazer científico, foi promovida a mesa de diálogos “Ciência e Sociedade em tempos de pandemia”, com participação da professora Dra. Nádia do Lago Costa, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Aos participantes, Nádia destacou que esta pandemia traz situações conflitantes, pois ao mesmo tempo em que a sociedade busca por soluções para combater o avanço do Novo Coronavírus, os cientistas precisam lidar com a negação da Ciência, especialmente com a propagação de dados falsos, inconsistentes, difundidos por meio das chamadas “fake news”. “Diariamente a gente tem que mostrar para a sociedade a importância da nossa pesquisa, mostrar para todos a questão (da necessidade) do fomento e do investimento do governo. E esses questionamentos sobre a eficácia da Ciência ocorrem baseados em "fake news" e são feitos em todos os lugares, até dentro das nossas casas, entre nossos familiares”, pontua.

Neste contexto, Nádia trouxe também a resiliência e a persistência como características que os pesquisadores precisam possuir, além do olhar criterioso sobre o objeto de estudo. Como inspiração, ela relatou alguns trabalhos produzidos ao longo desses anos junto aos seus orientandos e destacou os avanços inegáveis da Ciência, como um todo, para o bem coletivo, tais como as vacinas e os testes de Covid, que auxiliam no controle e combate da pandemia.

Gestores do Câmpus Goiânia e Reitoria do IFG durante abertura oficial do evento

Antes a mesa de diálogo, ocorreu a abertura oficial do evento, com a presença da diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, da gerente da Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da unidade, professora Fabiana Costa Oliveira, do coordenador de Pesquisa e Inovação do câmpus, professor Carlos Roberto da Silveira Júnior e da diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Silva Oliveira Costa.

O X Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica segue com programação durante todo dia de hoje, com as sessões de comunicações orais das pesquisas. O evento será encerrado amanhã, com palestra marcada às 19h, na Cinemateca, com participação da Dra. Anna Maria Canavarro Benite, professora de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ma. Renata Rosa Franco, programadora visual do IFG, e Dra. Lídia Milhomem Pereira, professora de Geografia no Câmpus Goiânia.

Confira a programação completa no site do evento.

 

Estudantes apresentam resultados das pesquisas.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página