Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Pais e responsáveis de alunos ingressantes são recepcionados no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
Reunião

Pais e responsáveis de alunos ingressantes são recepcionados no Câmpus Goiânia

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 16h56 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h35

Encontro foi realizado para orientar os pais e responsáveis a respeito da nova rotina dos estudantes

Reunião com pais e responsáveis dos ingressantes
Reunião com pais e responsáveis dos ingressantes

Na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, os pais e responsáveis pelos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia participaram de uma reunião de recepção com servidores do câmpus, no Teatro do IFG. A reunião teve como objetivo transmitir orientações a respeito do funcionamento e atividades dos cursos, assim como informações sobre programas de assistência ao estudante, para que as famílias estejam próximas à instituição e possam acompanhar o desenvolvimento dos adolescentes, que terão uma nova rotina estudantil a partir de agora.

O primeiro momento da reunião contou com uma apresentação cultural do grupo de choro do IFG, coordenado pelo Prof. Lamartine Silva Tavares, que também coordena o curso técnico em Instrumento Musical. Em seguida, a Diretora-geral do câmpus, professora Adriana dos Reis Ferreira, deu início à reunião, aproveitando a presença massiva do público para abordar aspectos históricos do Instituto Federal de Goiás (IFG), os serviços e cursos oferecidos na instituição em seus 14 câmpus, além de particularidades do Câmpus Goiânia, que possui mais de 5000 alunos matriculados em cursos de vários níveis e modalidades. Também destacou aspectos que diferenciam os cursos técnicos integrados, como a duração de 4 anos dos cursos, e sobre a formação integral e emancipada que os alunos recebem.

A Diretora explicou para os pais e responsáveis sobre as rotinas escolares que ajudam na autonomia dos estudantes. Dentre elas está a responsabilidade do aluno de comparecer às aulas (que iniciam às 7h e encerram às 12h), de observar os horários das disciplinas, de estar presentes na instituição executando todas as atividades que podem ser demandadas em virtude da natureza dos seus cursos, tais como eventos, atividades culturais e esportivas e ações de pesquisas. Destacou que algumas dessas atividades são realizadas no contraturno, ou seja, no período vespertino. Adriana orientou que os familiares sempre acessem o site do Câmpus Goiânia do IFG e redes sociais para ficarem atualizados sobre as atividades que estão acontecendo.

Na sequência, foram apresentadas as chefias de departamentos de áreas acadêmicas, setores administrativos que agrupam áreas e cursos de determinados eixos tecnológicos. São eles: Departamento de Áreas Acadêmicas 1 (Instrumento Musical), Departamento de Áreas Acadêmicas 2 (Controle Ambiental e Mineração), Departamento de Áreas Acadêmicas 3 (Edificações) e Departamento de Áreas Acadêmicas 4 (Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações). São nesses departamentos que se concentram as coordenações de cada curso e as coordenações de apoio pedagógico aos discentes, responsáveis por acompanhar os estudantes no desenvolvimento de diversas atividades durante o ano letivo. Os chefes dos departamentos deram as boas vindas aos presentes, falando um pouco sobre os setores e se colocando à disposição.

Coordenadora de Assistência ao Estudante, Maria Cristina Hidalgo 

Os estudantes do Câmpus Goiânia, especialmente aqueles em condições de vulnerabilidade socioeconômica, poderão participar dos programas de assistência estudantil, que visam conceder auxílios financeiros para alimentação e permanência. Por isso, a Coordenadora de Assistência Estudantil, Maria Cristina Hidalgo, apresentou alguns esclarecimentos sobre como ocorre a seleção dos alunos, que deverão se inscrever em editais específicos, que serão lançados no decorrer do semestre. Além disso, os pais puderam conhecer mais sobre outros serviços de assistência prestados pela equipe multidisciplinar do setor. Pediu aos familiares que sempre estejam presentes e que haja uma parceria com os servidores da instituição, seja em reuniões ou no dia a dia. Lembrou que a escola é aberta e que os alunos têm liberdade e autonomia, mas devem ter muita responsabilidade. A assistente social afirmou também que os alunos têm normas a seguir, de acordo com o regulamento da instituição.

O Coordenador de Educação Física, Prof. Emerson Miguel da Cruz, explicou aos pais e responsáveis sobre aspectos importantes para a saúde dos alunos, como a necessidade de cuidar do corpo e da mente, de se alimentar e dormir bem, além de fazerem avaliações médicas de rotina, para evitar possíveis problemas causados por sedentarismo, dietas mirabolantes e excesso de telas e redes sociais.

A psicóloga Luísa Paixão fez uma apresentação sobre a nova rotina dos alunos ingressantes, que será muito diferente do que era no ensino fundamental, com muito mais atividades e responsabilidades. Afirmou que a função dos pais e responsáveis é ficar atentos ao comportamento e dia a dia dos filhos, se preocuparem com o bem estar deles e com a manutenção da rotina de estudos também em casa. Falou sobre a importância de monitorar o tempo de uso do celular, hábitos alimentares e de sono, e garantir momentos de convivência social, descanso e lazer além da escola, para promover a saúde física e mental dos estudantes e evitar a ansiedade. Afirmou que as coordenações de apoio pedagógico ao discente estão sempre à disposição para ser contatadas pelas famílias e passar informações sobre os alunos. Luísa informou que há monitorias para os alunos que têm dificuldades em algumas disciplinas e pontuou também sobre a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). A psicóloga também lembrou que a família deve sempre acessar os sistemas acadêmicos para acompanhar notas e presença dos filhos, conforme orientado na ocasião das matrículas.

Erick Mark dos Reis, pai do aluno ingressante João Victor dos Reis

Para Erick Mark dos Reis, pai do aluno João Victor dos Reis, 16 anos, que ingressará no curso técnico em Controle Ambiental, a reunião mostrou que a instituição está “além do esperado, pois é voltada para o humano”, pois o que espera do filho é que ele seja "um bom cidadão, uma pessoa humana, e não apenas um tecnicista". “Ser um cidadão com consciência de quem ele é, é mais difícil, mas é o essencial”, pontuou ele.

A aluna ingressante no curso de Edificações, Bárbara Rodrigues, 15 anos, afirmou estar bem animada com a oportunidade que está tendo, principalmente por conhecer pessoas qualificadas na área que quer seguir após o ensino médio, que é a Engenharia. A mãe da aluna, Sileniy Rodrigues, afirmou que ficou admirada com a atenção da equipe e o empenho de todos pelo mesmo objetivo, que é o desenvolvimento dos alunos.

Para Franciele Cristina Mota de Oliveira, mãe da aluna Vitória Mota de Oliveira, 15 anos, também ingressante no curso de Edificações, o que chamou sua atenção foi a estrutura da escola e a atenção de todos os profissionais. Disse que espera que a filha aproveite a oportunidade e seja uma boa profissional no futuro.

Essas percepções reforçam o maior objetivo da reunião, de promover essa aproximação e integração dos pais e responsáveis com a escola. Como afirmou a psicóloga Luísa Paixão, “Começa hoje uma parceria nossa com vocês... com a família e com os alunos... Teremos um relacionamento de 4 anos e a gente espera manter esta comunicação, que tenho certeza de que vai dar muito certo, e terá muito sucesso”.

 

Para os pais que desejarem obter informações adicionais, os contatos das equipes seguem nos links abaixo:
Curso de Instrumento Musical (DAA 1)
Curso de Controle Ambiental e Mineração (DAA 2)
Curso de Edificações (DAA 3)
Cursos de Eletrotécnica, Telecomunicações e Eletrônica (DAA 4)
Coordenação de Assistência Estudantil


Confira registros da reunião.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página