Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Seminário abre a programação da 6ª edição do Goiânia Art Déco Festival 2023
Início do conteúdo da página
Evento

Seminário abre a programação da 6ª edição do Goiânia Art Déco Festival 2023

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 12h48 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 17h27

A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, na Cinemateca do Câmpus Goiânia

Na mesa de abertura do festival, participaram o superintendente do Iphan em Goiásnia, Pedro Wilson; a secretária da Secult, Yara Nunes; o idealizador do festival, Gutto Lemes; e o representante da UFG, Francisco Guilherme. A diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana Ferreira, também esteve presente na abertura do evento.
Na mesa de abertura do festival, participaram o superintendente do Iphan em Goiás, Pedro Wilson; a secretária da Secult, Yara Nunes; o idealizador do festival, Gutto Lemes; e o representante da UFG, Francisco Guilherme. A diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana Ferreira, também esteve presente na abertura do evento.

A programação do Goiânia Art Déco Festival 2023, que neste ano marca a sexta edição do evento, teve início na manhã desta terça-feira, 22, com a realização do Seminário “Goiânia: Patrimônio Histórico da Humanidade”. A abertura, que ocorreu na Cinemateca do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), contou com a participação de autoridades e representantes de instituições parceiras do evento, que discutiram a importância da preservação dos bens públicos tombados como patrimônios Art Déco e também sobre a revitalização do Centro da capital.

Para o idealizador do Goiânia Art Déco Festival, Gutto Lemes, o objetivo com a realização do evento é lançar luz ao patrimônio Art Déco de Goiânia, que inspirou o estilo arquitetônico de prédios públicos e algumas edificações privadas desde a fundação da capital de Goiás, que neste ano completa 90 anos no dia 24 de outubro. Gutto Lemes relembrou que, em 2023, celebram-se os 20 anos de início do processo de tombamento de bens públicos e edificações construídas ao estilo Art Déco em Goiânia.

Na cerimônia de abertura do festival, a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Adriana Ferreira, ressaltou o orgulho da comunidade acadêmica do câmpus em estar num espaço tombado como patrimônio Art Déco da capital. Ela destacou a beleza do prédio do câmpus, construído segundo esse estilo arquitetônico, e dos ladrilhos, encontrados nos corredores entre as salas 100 e 200 da unidade, que encantam com suas cores e formas.

A mesa de abertura do seminário contou também com a presença da secretária de Estado da Cultura (Secult), Yara Nunes, que comentou sobre o processo de revitalização de prédios históricos de Goiânia como ações da pasta. Ela anunciou que está programada a revitalização do Museu Zoroastro Artiaga e também da fachada do Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governo do Estado de Goiás, que são prédios históricos da capital. Segundo a secretária Yara Nunes, o processo de licitação para a revitalização desses edifícios públicos está previsto para o segundo semestre deste ano e a conclusão em 2024. Além desses edifícios, ela adiantou também a previsão de revitalização do Teatro Goiânia, outro bem público tombado como patrimônio Art Déco da capital, para o próximo ano.

Um pouco de história

Para o diretor de Cultura e Artes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Francisco Guilherme, que participou da abertura do evento representando a reitoria da UFG, a realização do Goiânia Art Déco Festival é importante para o reconhecimento do que significa a conservação desse patrimônio arquitetônico da capital e sua manutenção, assim como o seu registro para o futuro. 

Dentre as autoridades presentes no evento, o superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson, recordou algumas datas significativas para a história de Goiânia e de seu patrimônio Art Déco. Ele frisou o ano de 1933, em que ocorreu o lançamento da pedra fundamental de Goiânia. Posteriormente, em 1937, houve a transferência da capital da cidade de Goiás para Goiânia e, por fim,  ele relembrou o Batismo Cultural de Goiânia, ocorrido 5 de julho de 1942, nas dependências da então Escola Técnica de Goiânia, atual Câmpus Goiânia do IFG.

Saiba mais o tombamento do prédio do Câmpus Goiânia do IFG como patrimônio Art Déco 

A artista Joana D'arc recepcionou os participantes do Goiânia Art Déco Festival 2023 trajando vestimentas ao estilo dos anos de 1920, periódo de auge do Art Déco na Europa.

Os participantes do seminário foram recepcionados, na entrada da Cinemateca do câmpus, pela artista Joana D'arc, que trajava vestimentas ao estilo dos anos de 1920, que remetem à época de ênfase do Art Déco na Europa. No seminário, o egresso do curso de ginásio industrial da então Escola Técnica de Goiânia e ex-diretor da Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), professor Ramos Albuquerque Nóbrega, relembrou de sua trajetória na instituição e pontuou a necessidade de revitalização do Centro de Goiânia.

Programação

A programação do Goiânia Art Déco Festival 2023 segue com atividades nesta terça-feira, 22, com oficina de aquarela Urban Sketchers, às 16 horas, no Pórtico Art Déco, localizado no Câmpus Goiânia do IFG. Ainda hoje, às, 17 horas, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), será realizada a exposição: “Art Déco da Agav, lançamento do catálogo Art Déco Festival e mais apresentação de jazz”.

Autoridades e participantes do seminário celebraram a abertura da programação do Goiânia Art Déco Festival 2023.

Na quarta-feira, 23, serão realizadas mais atividades da programação do festival no Câmpus Goiânia do IFG. Das 14h30 às 16h15, no auditório Julieta Passos, haverá os seminários de temas: “Patrimônio e Identidade”, ministrado pela professora do Câmpus Goiânia do IFG, Dianina Ribeiro, e “Goiânia dentro do Cenário Histórico Mundial Art Déco”, proferido pela professora do Câmpus Goiânia, Lídia Lobato. No mesmo dia, das 16h30 às 18h15, na Cinemateca, ocorrerão os seminários “Gestão Eficiente: tombamento, engrandecimento e benefícios ao valor cultural do Centro de Goiânia” e “Propriedade Goianiense: patrimônio do Centro de Goiânia, qual a sua importância para a sociedade?”. 

A programação completa da 6ª edição do Goiânia Art Déco Festival 2023 está disponível na perfil do evento no Instagram: @goianiaartdecofestival

Confira mais fotos do Goiânia Art Déco Festival

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página