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FECIN

Servidoras do câmpus visitam escolas na região para divulgação da Feira de Ciências do IFG

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 11h07 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 11h18

Feira será um evento de exposição e premiação de trabalhos desenvolvidos no ensino fundamental II e médio

imagem sem descrição.

Na última sexta-feira, dia 30 de junho, as servidoras Aline de Moraes Rocha e Larisse Faustino da Silva visitaram escolas municipais no entorno do Câmpus Goiânia Oeste do IFG para divulgar as inscrições para a seleção de trabalhos científicos para a 1ª Feira Integrada de Ciências (FeCin) do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Na Escola Municipal Prof. Percival Xavier Rebelo, as servidoras foram recepcionadas pela gestora Silmara Aparecida Fernandes Lima que proporcionou um momento de fala com os professores da escola para apresentação do evento e instruções sobre a inscrição dos trabalhos científicos. Na Escola Municipal João Alves de Queiroz, a gestora Taiana Alves Amorim Teles também deu a oportunidade para as servidoras dialogarem com os docentes da instituição sobre a 1ª Feira Integrada de Ciências (FeCin) do IFG.

“Fomos muito bem recebidas nas escolas e os professores se mostraram bastante interessados em submeter proposições e participar da FeCin”, relatou Aline de Moraes. Devido às férias e ao recesso acadêmico nas escolas municipais, novas visitas foram agendadas para o mês de agosto.

1ª FeCin

Com o tema “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”, a feira será realizada no dia 19 de outubro, com exposição dos trabalhos selecionados e premiação daqueles que mais se destacarem. Serão selecionados para exposição até 150 trabalhos e os três de maior destaque de cada nível (fundamental II ou médio) e de cada uma das cinco categorias estabelecidas serão premiados.

As inscrições para a seleção de trabalhos devem ser feitas exclusivamente pelo orientador, que pode ser um professor, servidor ou estudante de um curso superior, todos necessariamente com vínculo com uma escola pública ou conveniada. O prazo para a submissão de trabalhos vai até 7 de agosto.

Para inscrever um trabalho, o orientador deve preencher o formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/ZwztzaGsRV6zsGGVA. O trabalho (conforme o modelo constante no Anexo II do edital) deve ser anexado em arquivo em formato PDF com, no máximo, 20MB.

Na inscrição, além do trabalho, devem ser enviados como anexos, os documentos de todos os membros da equipe: documento pessoal (RG, CNH ou certidão de nascimento); comprovante de vínculo ou matrícula de todos os membros do grupo em PDF - em papel timbrado do Colégio/com assinatura do representante legal da escola ou certificação digital; autorização dos responsáveis legais, para menores de 18 anos.

As equipes devem ser compostas, obrigatoriamente, por um orientador e estudantes (de um a três). Também podem integrá-las, opcionalmente, um coorientador. Cada estudante pode participar de apenas uma equipe responsável por um trabalho.

 

Premiação

A seleção e a avaliação serão realizadas por um comitê científico com experiência em feiras de ciências e trabalhos científicos. Para a exposição, serão selecionados trabalhos com nota superior a 6,0, por ordem decrescente de nota até o número máximo de 150 trabalhos. Serão selecionados pelo menos um trabalho por município participante; pelo menos dois trabalhos por regional (câmpus do IFG); cem trabalhos de equipes, exclusivamente, de escolas das redes municipal e estadual de educação e 50 trabalhos para as demais equipes.

A classificação dos melhores trabalhos expostos durante a FeCin seguirá os critérios estabelecidos na Ficha de Avaliação (Anexo V) do edital. Tanto no nível fundamental II quanto no nível médio, serão premiados os três melhores trabalhos, nas seguintes categorias: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; Meninas na Ciência (equipes femininas, compostas, exclusivamente, por meninas, com orientação realizada por orientadora); e EJA na Ciência (equipe constituída exclusivamente por estudantes de cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos).

Para as equipes campeãs, a premiação será: 12 meses de bolsas de Iniciação Científica- PIBIC-Jr para cada estudante do grupo; 4 meses de bolsa Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior – ATP-A ao orientador do projeto (de ensino fundamental, médio e técnico); certificados, medalhas na cor dourada para os componentes e troféu para a instituição.

As equipes que ficarem em segundo lugar vão receber: Kit de material didático prototipado (3D e/ou 2D) para o orientador, com 8 itens, à escolher; certificados, medalhas na cor prata para os componentes e troféu para a instituição.

Para as equipes que ficarem em terceiro lugar, a premiação será livros para os estudantes, orientadores e coorientadores (se houver); certificados, medalhas na cor bronze para os componentes e troféu para a instituição.

 

Confira o EDITAL Nº 017/2023-PROPPG (Com retificação n°1, 29/05/2023)

 Anexo 1 - Cronograma

Anexo 2 - Modelo de Proposta de Trabalho (editável)

Anexo 3 - Lista de Documentos para Submissão

Anexo 4 - Ficha de Avaliação do Projeto (editável)

Formulário de Submissão

E-mail para contato e dúvidas: fecin@ifg.edu.br

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

 

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