Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Inhumas > Notícias do Câmpus Inhumas > Seminário Local destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento do estudante
Início do conteúdo da página
Iniciação Científica e Tecnológica

Seminário Local destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento do estudante

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 18h45 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 17h35

O evento segue até amanhã com programação diversificada

Abertura do 9º SLICT
   Abertura do 9º SLICT foi realizada nesta terça, 2 de abril

A movimentação no IFG-Câmpus Inhumas segue em ritmo diferente em função do 9º Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica (SLICT), que teve início nesta terça-feira e vai até amanhã, 3 de abril. Comunicações orais, palestras, mesas redondas e minicursos com temáticas variadas estão previstos na programação. A abertura do evento foi realizada hoje de manhã, com a presença de vários servidores e alunos. 

"O Seminário tem como objetivo principal a divulgação das pesquisas realizadas pelos servidores, bolsistas e voluntários de iniciação em pesquisa, sejam essas pesquisa de iniciação científica ou tecnológica. Além disso, o evento como um todo tem o  objetivo de oferecer formações relacionadas ao desenvolvimento da pesquisa em diversos níveis educacionais", explica a professora Renata Luiza da Costa, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus. 

A palestra de abertura foi ministrada pela bibliotecária Maria Aparecida de Castro e abordou o tema Religião, ciência e pesquisa: ontem e hoje. Ainda pela manhã, um dos destaques foi a mesa coletiva Os cinco grupos de pesquisa do IFG-Câmpus Inhumas, em que os participantes falaram sobre os trabalhos desenvolvidos por cada Núcleo de Pesquisa do câmpus - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (Nepec), Grupo de Pesquisas e Estudos em Leitura (Gpel),  Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (Nepeinter), Núcleo de Estudos e Pesquisa Interação Alimentos e Plantas (Nepiap) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia da Informação (Neti). 

Formações complementares

Atividade da programação
   Alunos acompanham a atividade Comunicação Oral: Arte e Literatura 

"A programação foi pensada considerando a importância da pesquisa para o desenvolvimento do estudante, para o desenvolvimento institucional e para a sociedade em geral. Também foram considerados o momento político-econômico em que o Brasil está e as formações complementares que podemos oferecer a nossa comunidade, mas que nem sempre fazem parte dos conteúdos regulares", destaca a professora Renata.

A estudante Ana Luiza Oliveira de Paula, 16 anos, aluna do curso Técnico Integrado em Informática, está sendo monitora de um evento pela primeira vez. "Estou gostando muito, não é tão difícil. Ficamos à disposição para dar suporte aos palestrantes e cuidamos das listas de frequência, o que dá um pouco mais de trabalho. Acompanhei as palestras hoje pela manhã e achei muito interessantes os temas", afirma. Cerca de 20 monitores auxiliam a organização do 9º Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica.

Os alunos Rhuan Andrade Melgaço, 16 anos, e Aimee Carolina Cardoso Silva, 15 anos, estudantes dos cursos Técnicos em Informática e Química, respectivamente, participaram da palestra sobre iniciação científica e elogiaram o Seminário porque "o evento traz formas diferentes de aprendizado". "Também é bom quebrar a rotina das aulas", conta Rhuan.    

A mesa diretiva da abertura foi composta pelo diretor-geral do câmpus, professor Luciano dos Santos (que dirigiu os trabalhos), pela professora Renata Luiza da Costa, responsável pela Gepex, e por membros da Comissão Organizadora: a bibliotecária Maria Aparecida Rodrigues de Souza, o professor Nisval Ferreira Guimarães e a pedagoga Shirley Carmem da Silva. 

 

Acesse aqui a Programação Completa do 9º SLICT do IFG-Câmpus Inhumas.

 

Fim do conteúdo da página