Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Inhumas > Notícias do Câmpus Inhumas > Câmpus Inhumas promove I Encontro de Pesquisadores do PIBICTI na quinta, dia 6/10
Início do conteúdo da página
iniciação científica

Câmpus Inhumas promove I Encontro de Pesquisadores do PIBICTI na quinta, dia 6/10

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 10h13 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 13h30

Na programação estão previstas mesas redondas com o tema "Desafios e Conquistas da Iniciação Científica no Ensino Médio e Superior"

O I Encontro de Pesquisadores do PIBICTI do IFG-Câmpus Inhumas será realizado na quinta-feira, dia 6 de outubro. Na programação estão previstas mesas redondas com o tema "Desafios e Conquistas da Iniciação Científica no Ensino Médio e Superior". As atividades serão realizadas em dois horários, das 11h às 12h30 e das 20h às 21h, e as inscrições para certificação devem ser realizadas pelo site do Sugep: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/.

"O Encontro é a oportunidade para refletirmos, institucional e localmente, sobre as especificidades de se fazer iniciação científica, entre outros desafios, com estudantes dos cursos integrados em tempo integral, com aulas pela manhã e à tarde, ou com estudantes de cursos superiores e que trabalham. Os desafios são muitos e, mesmo assim, tivemos 39 projetos submetidos e 34 aprovados com bolsas do CNPq ou com recursos do IFG (via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) nos últimos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) em 2022-2023", explica a professora Érica da Silva Oliveira, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Inhumas. 

Mesa redonda

Na quinta-feira pela manhã, os debatedores do evento serão os docentes Fernando Henrique Silva Carneiro e Karla Ferreira Dias Cassiano, com a participação das discentes Maria Clara Bosco Batista (Licenciatura em Química) e Lethicya Lucas Pires da Silva (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e egressa do curso Técnico em Agroindústria). A professora Ana Júlia Rodrigues Carvalho fará a mediação da atividade. No período noturno, a mesa redonda será composta pelas docentes Lorenna Silva Oliveira Costa e Simone Silva Machado, com a participação dos discentes Jéssica Santana Silva (Licenciatura em Química) e Gabriel Eduardo Bessa Maciel (Sistemas de Informação). A mediadora será a professora Sônia Júlia Oliveira de Souza.

"Reconhecemos os esforços do IFG e dos pesquisadores em continuar acreditando na ciência e fazendo parte dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica apesar dos investimentos em pesquisa no país serem duramente atacados no atual contexto político. Nesse sentido e entendendo que os desafios estão postos, acreditamos que é necessário que façamos uma discussão a respeito de como dirimir as dificuldades de se fazer iniciação científica na instituição, trazendo para o centro do debate representantes discentes e orientadores de editais anteriores e também dos atuais (Editais 14, 15, 16)", afirma a professora Érica. 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas). 

Fim do conteúdo da página