Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Jataí > Notícias do Câmpus Jataí > Equipe do Câmpus Jataí participa da final na Olimpíada de História
Início do conteúdo da página

Equipe do Câmpus Jataí participa da final na Olimpíada de História

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 09h01 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 09h01
imagem sem descrição.

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) levou uma equipe de estudantes do Ensino Médio para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp. Chamada DeCaju, a equipe é formada pelas estudantes Carolina Tannuri, Débora Galdino e Júlia Moraes e orientada pelo professor Marco Antônio de Carvalho. Além da equipe do Câmpus Jataí, outras duas equipes do Câmpus Goiânia estiveram entre as finalistas que ocorreram no último final de semana em Campinas - SP.

Carolina Tannuri, do segundo ano do curso de Edificações, destaca a experiência "é incrível participar da ONHB, mas muito difícil. Toma muito tempo e dedicação, noites sem dormir e semanas acordando mais cedo para fazer a prova", afirmou. Companheira de Carolina na equipe, Débora Galdino do terceiro ano de Edificações relembrou a participação em 2021. "Finalmente, depois de não termos passado da fase 4 ano passado, conseguimos chegar na final. Saber que nosso esforço foi recompensado é muito bom", celebrou. 

Júlia Moraes, também do terceiro ano de Edificações, é quem nos conta porque a equipe foi batizada 'DeCaju'.  "Não tem muito segredo, formamos o nome com as primeiras sílabas dos nossos nomes, ai ficou DeCaJu e conseguimos um trocadilho legal", finalizou. 

A rotina da equipe consistia em acessar as questões de cada etapa, fazer uma leitura inicial individualmente e a construção da resposta. Em seguida, as estudantes e o professor orientador se reuniam virtualmente para uma nova leitura, dessa vez coletiva, e discutirem questão por questão de cada fase. Após uma análise cuidadosa, fechavam a resposta. O professor Marco Antônio fez questão de destacar o comprometimento de Carolina, Débora e Julia. "Elas fizeram um verdadeiro trabalho em equipe, foram absolutamente dedicadas e conseguimos construir uma sintonia fundamental para chegar nas melhores alternativas", finalizou.

Apenas 6 equipes goianas chegaram à fase final da ONHB, três das quais foram do IFG, sendo uma do Câmpus Jataí e duas do Câmpus Goiânia. Cerca de 300 equipes, entre as 18 mil inscritas, participaram da final em Campinas. A ONHB tem seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

 

Fim do conteúdo da página