Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Jataí > Notícias do Câmpus Jataí > Especialização em Informática na Educação debate Ensino Híbrido em Cenário de Pós-Pandemia
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em Informática na Educação debate Ensino Híbrido em Cenário de Pós-Pandemia

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 11h26 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 18h30
imagem sem descrição.

A Especialização em Informática na Educação do Câmpus Jataí do IFG começou suas atividades na noite desta quinta-feira, 10 de março no auditório da Unidade Riachuelo. O curso tem duração mínima de 12 e máxima de 18 meses e as aulas ocorrerão na Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí.  A aula magna do curso foi proferida pelo professor Ismar Frango SIlveira do Mackenzie da Universidade Cruzeiro do Sul. "Ensino Híbrido em Cenário de Pós-Pandemia" foi o tema da conferência de abertura, que pode ser assistida no canal do Câmpus Jataí do Youtube.  

O curso tem como objetivo formar especialistas na incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional permitindo que, com o uso de tecnologias e metodologias inovadoras possam contribuir positivaemnte para o cenário educacional brasileiro no que tange, especialmente, ao ensino-aprendizagem mediado por TDIC de forma crítica e eficiente.  

O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza cumprimentou os ingressantes no curso. "é uma conquista para cada um de vocês alcançar esta nova formação, especialmente nestes dois eixos tecnológicos que organizam o nosso câmpus", celebrou. Ruberley também destacou a verticalização dos eixos tecnológicos nos Institutos federais.  "Há uma grande diferença entre os Institutos Federais e as Universidades. Enquanto as UFs tem sua formação horizontal, nos IFs, temos a verticalização. O curso de Informática na Educação completa a verticalização da área de Informação e Comunicação no Câmpus. Temos O curso técnico em MSI, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e agora a especialização", finalizou. Também falou da intersecção da área com a formação de professores.

 Já a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, professora Marluce Silva Souza ressaltou o trabalho para concretização da especialização e aproveitou para lembrar das mulheres estudantes que estão entrando na turma, parabenizando-as pelo dia das mulheres. Ressaltou a importância da Educação para a construção do conhecimento. Os estudantes da especialização, entre outras coisas, aprenderão a fazer pesquisa. 

O coordenador do curso, professor Aladir Ferreira da Silva Junior agradeceu a toda a equipe do Câmpus, desde os servidores técnico-administrativos aos servidores docentes e também à equipe de gestão. Ele retomou o histórico de construção da especialização, a partir das experiências do Núcleo de Informática na Educação (Nine). Ele apontou o objetivo do curso, as instalações do câmpus Jataí, tanto na Unidade Riachuelo quanto na Flamboyant para os novos estudantes. Também explicou o programa do curso, os docentes que atuarão no mesmo e os horários da primeira turma. 

 

CONFERÊNCIA

Ismar Frango proferiu a palestra sobre o "Ensino Híbrido em Cenário Pós-Pandemia", de forma remota. O público presente no auditório da Unidade Riachuelo e aqueles que acompanharam a atividade pelo Youtube puderam assisti-lo por meio de vídeo conferência,. Ele iniciou sua fala fazendo uma retomada histórica de sua própria jornada enquanto pesquisador de Informática na Educação. Ismar destacou-se como pesquisador que milita pelo uso qualificado das tecnologias digitais na Educação. "De fato falo em militar, porque é uma atuação política, não necessariamente no sentido da política partidária, mas do entendimento das possibilidades necessárias do uso destas mesmas tecnologias para o fortalecimento da Educação", explicou. 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

 

 

Fim do conteúdo da página