Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Valparaíso > Notícias do Câmpus Valparaíso > Professor de Artes do IFG Câmpus Valparaíso realiza exposição de pinturas e esculturas em evento da UnB
Início do conteúdo da página
Cultura

Professor de Artes do IFG Câmpus Valparaíso realiza exposição de pinturas e esculturas em evento da UnB

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 22h21 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 23h49

Arte apresentada foi inspirada nos efeitos de uma doença ocular, levando ao desenvolvimento de trabalhos em 3D

Professor durante apresentação de seu trabalho em evento na UnB
Professor durante apresentação de seu trabalho em evento na UnB

 “Cartografia Artística: a Doença Imagem”, este é o nome da exposição apresentada pelo professor de Artes do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso Frederico Chaves, no “II Seminário Nacional de Epistemologia do Romance: o Estético como Espaço do Entendimento Humano” (realizado pela Universidade de Brasília- UnB). As pinturas e esculturas do professor foram apresentadas na sexta-feira,09, no dia do encerramento do evento.

 

As pinturas são aquarelas (a maior parte) mas, também, há desenhos feitos com carvão. As esculturas apresentadas foram produzidas utilizando carcaças de bois. Em 2013, acometido por uma doença ocular, o professor começou a produzir diversas obras artísticas inspirado nos efeitos acarretados pela doença. Sobre esta técnica, que utiliza as experiências vividas no dia a dia para produzir arte, Frederico explica: “Eu tenho uma metodologia de trabalho chamada cartografia artística que é a produção artística durante os eventos que estão acontecendo no tempo presente”.

 

Sobre a série desenvolvida, o professor conta que durante o tempo que esteve em tratamento da doença ocular acabou por ter dificuldades com a percepção de profundidade, o que o levou a dar atenção ao tridimensional em seu trabalho, passando a criar projetos em 3D: “Isto fez com que eu fizesse obras com mais sombreamento e comecei a explorar também a obra com carvão, então, são desenhos em carvão”.


Veja abaixo mais fotos da exposição:

   

 


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página