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NEP-Linguagem

Circuitos elétricos, sons, luzes e muita diversão! Alunos do Câmpus Valparaíso criam jogo eletrônico para auxiliar os professores no ensino do inglês

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 20h29 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 16h39

Na live de sábado, 21 de agosto, a equipe do projeto vai apresentar o trabalho desenvolvido e responder a pergunta: como se cria um jogo eletrônico? Venha participar!

imagem sem descrição.

Criando jogo eletrônico para aprender inglês. Este é o tema da atividade complementar deste sábado,21 de agosto, das 9h às 11h. E quem está convidado? Todos os alunos do Câmpus Valparaíso. Sem inscrição. Chamada no dia e vale horas complementares. Além de apresentar um jogo eletrônico resultado de programa de iniciação científica, os desenvolvedores do projeto irão demonstrar o caminho para criação de um jogo eletrônico. E ao final, ainda haverá um pouco de interação com direito à experiência de testar o jogo criado pela equipe do IFG Câmpus Valparaíso. Não perca! Pelo Google Meet: meet.google.com/pvv-ydwm-mzb

Vamos falar mais sobre o projeto?

Sobre o jogo
A história da língua inglesa é o roteiro. Os participantes que são divididos em três grupos precisam passar por níveis, etapas e diversos desafios sobre a língua inglesa. É um jogo de casas em um tabuleiro eletrônico, no qual o jogador evolui pelas etapas enquanto vai aprendendo inglês e tudo isto com ajuda da tecnologia, luzes de led , áudios e um timer acoplado.

 

A criação
O início da produção do jogo: novembro de 2020. A equipe ficou meses trabalhando, desde uma série de pesquisas com estudantes do Câmpus Valparaíso, ideias e testes funcionais, até a sua conclusão em agosto de 2021. Um dos integrantes do grupo, o aluno do curso técnico integrado em Automação Industrial Pedro da Silva, conta sobre o desenvolvimento e a experiência de participar da elaboração do jogo, que utiliza placa eletrônica digital e outros componentes como leds e sons. O material utilizado para acomodar o tabuleiro: MDF e funciona como uma caixa. "Colocamos em prática nossas habilidades do curso técnico integrado em Automação Industrial. O conceito de eletrônica, circuitos, sistemas microprocessados, sistemas computacionais", explica Pedro, sobre a aplicação de conhecimento requerido para realização do projeto, além do estudo de inglês para conceber a história, os cards, e toda a jornada pelo tabuleiro eletrônico.

O jogo foi criado para ser utilizado em sala de aula, como um material de ensino a mais à disposição do professor. Sobre o futuro do projeto e suas expectativas, Pedro conta: "Nosso grupo pretende aplicá-lo no IFG, para que os professores nesta área de língua inglesa possam utilizar" e destaca que o jogo sempre estará aberto a melhorias, já que é constituído por placa eletrônica digital, ficando aberto para mudanças futuras: "aprimorar, construir outras variações do jogo".

Dados
O enquadramento de jogo eletrônico no ensino de inglês para fins específicos: estratégias para adaptação de materiais existentes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- Ensino Médio. PIBIC-EM.
Orientadora: Nívia Costa
Orientandos: Manuella dos Santos, Maria Eduarda Martins, Pedro da Silva e Rafaela Oliveira.
Vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem. NEP-Linguagem. 

 


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

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