Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Basquetebol masculino do Câmpus Goiânia representará IFG no JIF Nacional
Início do conteúdo da página
JIF

Basquetebol masculino do Câmpus Goiânia representará IFG no JIF Nacional

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 16h49 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 16h52

Após vitória na etapa regional dos jogos internos (JIF Centro-Oeste) equipe tem curto tempo para se preparar para enfrentar novos desafios em Fortaleza-CE

Da direita para esquerda: Júlio, Vinícius, Hícaro, Daniel, Marco Antônio, Artur, Yan, Ludian, Gabriel, Naiken e prof. Jefferson
Da direita para esquerda: Júlio, Vinícius, Hícaro, Daniel, Marco Antônio, Artur, Yan, Ludian, Gabriel, Naiken e prof. Jefferson

A equipe masculina de basquetebol do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) ficou em primeiro lugar na etapa Centro-Oeste dos Jogos Internos (JIF 2023). Com a vitória, a equipe agora tem um novo desafio: se preparar para representar o IFG na etapa nacional do JIF que será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro, em Fortaleza-CE. O time garantiu a vaga após derrotar a equipe do Instituto Federal de Mato Grosso por 35 x 29 pontos, na partida realizada no clube Sesi Ferreira Pacheco.

O treinador da equipe do câmpus, professor Jefferson Jorcelino Máximo, comemora a conquista e se preocupa com o pouco tempo para realizar os treinamentos necessários para o JIF Nacional. “Infelizmente, não teremos tempo suficiente para fazermos a preparação que essa competição exige. Mesmo assim, não perderemos o foco, a atenção e a disciplina na preparação de nossa equipe e, seguiremos firme com intenção de representar bem o IFG”, comenta.

Daniel Lacerda dos Santos, estudante do curso técnico integrado em Controle Ambiental, avalia que o resultado positivo no JIF Centro-Oeste foi fruto da concentração e determinação dos jogadores dentro de quadra. “Creio que o mais desafiador para nossa equipe foi colocar em prática a marcação individual no armador oponente, algo que usamos em todos os jogos dessa etapa regional. Foi um grande desafio pois tínhamos oponentes muito habilidosos e rápidos que levavam a bola e cortavam nossa defesa, mas, mesmo assim, conseguimos aplicar graças ao nosso treinador que sempre faz uma ótima leitura ofensiva e defensiva.”

Já Julio Cezar Brandão Amorim, também do 3º ano do técnico em Controle Ambiental, acredita que há pontos que o time pode melhorar para conseguir um bom resultado na etapa nacional. “O desempenho da nossa equipe nesta segunda etapa da competição (JIF Centro-Oeste) foi relativamente inferior à metade de nosso máximo potencial. Sendo sincero, acredito que, assim como nosso técnico disse, sofremos durante os embates porque deixamos. Nossos jogadores são bons, possuímos recursos coletivos e individuais. Entretanto, como se tratava de uma nova experiência, todos ali se sentiram menos confiantes para executar as jogadas que tão bem dominam.”

Mesmo com o pouco tempo de treinamento, o treinador Jefferson Máximo acredita que a dedicação dos jogadores é uma vantagem da equipe do Câmpus Goiânia, tendo em vista a experiência que tiveram durante as preparações para a etapa regional. “Sabemos que o esforço de cada um de vocês (jogadores) vai muito além do esforço físico demonstrado em quadra; que muitas vezes ficam até tarde no câmpus, esperando para receber os treinamentos e instruções do professor”, finaliza.

Além do empenho, os alunos contam também com entusiasmo para o novo desafio nacional. “Estou extremamente ansioso e empolgado. Muitos dos meus companheiros nunca viajaram para tão longe para jogar, inclusive eu. Estamos indo com um pensamento de concluir o que começamos, vamos ser nossas melhores versões em quadra e dar nosso máximo em cada segundo. Mesmo que haja jogadores mais altos, mais rápidos e mais fortes que nós, não é isso que vai nos impedir de conquistar o título nacional do JIF”, comenta Daniel. Julio afirma que, mais que vencer, o importante será mostrar o basquete ensinado pelo corpo docente de educação física do Câmpus Goiânia. “Se fizermos isso, avaliar as outras equipes e criar estratégias para sobrepor as delas, por consequente impor nosso ritmo de jogo, com nossas movimentações em quadra, tenho certeza que podemos voltar para casa, independente de título, felizes por termos feito nossos trabalhos”, acrescenta.

Destaques JIF Centro-Oeste

Além do time masculino de basquetebol, outras duas equipes do Câmpus Goiânia conseguiram alcançar o pódio na etapa regional dos jogos internos. São elas: voleibol masculino e feminino. Eles ficaram em segundo lugar na categoria.

Confira outros resultados na página do JIF Centro-Oeste


Equipes feminina e masculina de voleibol em segundo lugar no pódio do JIF Centro-Oeste


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página