Oficinas de tranças e de capoeira serão realizadas no sábado
As atividades do projeto de extensão XIII Consciência Negra: ConsciênciAção, ConsCiência e Ancestralidade serão retomadas no próximo sábado, 15 de outubro. Estudantes e servidores do Câmpus Jataí, além da comunidade externa, poderão participar das oficinas "Trançando com as Rokketo: a história por meio das tranças afro" e "Introdução à Capoeira Angola: História, Movimentos, Instrumentos e Canção". A participação é livre, a partir das 8 da manhã, na Unidade Flamboyant.
Para participar da oficina de tranças é necessário que os interessados tragam seus próprios materiais que são pente fino, pomada, prendedores de cabelo do tipo piranha ou bico de pato, e anéis para tranças nagô. Além dos materiais, é fundamental que os interessados em terem seus cabelos trançados tenham pelo menos cinco dedos de cabelo. Os participantes serão divididos em duplas e uma pessoa será modelo do par.
Já para a oficina de Capoeira não é necessário nenhum material. O treinel Adailton Silva, que representa o grupo Nziga em Jataí será o responsável pela oficina de capoeira. Adailton já foi parceiro do câmpus em outras edições da Consciência Negra e em um projeto de extensão de Capoeira Angola, realizado em 2016.
Comprometidos/as com a construção de uma sociedade antirracista, o projeto XIII Consciência Negra: ConsciênciAção, ConsCiência e Ancestralidade, tem como objetivo promover espaços dialógicos, e dialéticos, de valorização das culturas afro-brasileiras, dos corpos marginalizados, e de reflexão crítica acerca das opressões sociais, e, das relações étnico-raciais no contexto brasileiro. Ao longo do segundo semestre de 2022, o projeto de extensão realizará rodas de conversa, cineclubes, oficinas e apresentações culturais.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
Redes Sociais