Projeto Conhecendo o IFG apresenta Câmpus Goiânia a alunos da escola Pedro Gomes de Menezes
Cerca de 40 alunos puderam visitar dependências da unidade e se informaram sobre processos seletivos
Estudantes do 8º ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, localizado na Vila Regina, em Goiânia, participaram nesta quarta-feira, 16, de mais uma edição do projeto Conhecendo o IFG. Cerca de 40 alunos assistiram à palestra sobre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e visitaram parte da estrutura do Câmpus Goiânia, como a biblioteca e laboratórios.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da rotina dos laboratórios de Eletrotécnica, Mineração, de Meio Ambiente e de Construção Civil, além da biblioteca. Veja mais fotos no facebook do IFG - Câmpus Goiânia
A coordenadora de eventos do câmpus, Natalia de Paula, recepcionou a turma e ministrou palestra que abordou breve histórico do IFG, os processos seletivos para ingresso na Instituição, os cursos ofertados pelo Câmpus Goiânia e os programas de assistência estudantil disponíveis aos alunos do Instituto. Em seguida, eles partiram para visita guiada pelo câmpus.
Amanda de Oliveira Garcia não escondeu a empolgação ao entrar nas dependências do laboratório utilizado pelo curso técnico em Edificações e pelo bacharelado em Engenharia Civil. A estudante teve a chance de participar de um ensaio de tempo de pega, acompanhada pelo técnico do laboratório, Alfredo Jardim Portella. O procedimento é utilizado para verificar o tempo de endurecimento do concreto e, para isso, utiliza-se um aparelho chamado vicate.
A experiência abriu novos horizontes à estudante, que saiu do laboratório afirmando que quer se dedicar à área de Construção Civil. “Quero fazer, sim, Edificações! Gosto dessa área”, contou. A afinidade veio da vivência que a garota tem com o padrinho, que trabalha como pedreiro. “Acompanho ele durante os trabalhos. Fico bastante animada com a experiência nessa área”, completou.
O projeto da aluna é ingressar no curso técnico em Edificações e, posteriormente, estudar Engenharia Civil. Os dois cursos são oferecidos pelo IFG – Câmpus Goiânia.
Quem também saiu da visita com planos para o futuro foi Helen Vitória, de 14 anos. Ela afirmou que o curso de Mineração chamou sua atenção. “Gosto de estudar essa parte de pedras, rochas. Amei muito a estrutura da escola e os professores, que parecem ser bem competentes”, comentou.
A visita foi acompanhada pela coordenadora da escola, Luciana Oliveira Rolim, e pelas professoras Karla Socorro e Joelmar Gonçalves Vilela.
Iniciativa
O projeto Conhecendo o IFG tem o objetivo de abrir as portas do IFG – Câmpus Goiânia para estudantes de escolas públicas, principalmente àqueles que estão terminando o ensino fundamental. A ideia é mostrar os cursos, que são gratuitos, e possibilidades ofertados pelo IFG.
A ação é da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Goiânia. Para participar, basta a unidade de ensino interessada entrar em contato com a gerência, pelo telefone 62 3227-2884 e solicitar agendamento.
Confira mais fotos do Conhecendo o IFG em nosso facebook.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais