Oficinas, teatro e exposição de artesanato indígena movimentam o câmpus
Durante todo o evento, alguns locais do câmpus foram destinados a exposições permanentes
Nesta terça-feira, 16 de outubro, segundo dia da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG-Câmpus Inhumas, palestras oficinas minicursos, lançamentos de livros, apresentação teatral e exposições artísticas movimentaram o câmpus. Dentro da VII Secitec estão sendo realizados ainda outros dois eventos: a V Feira de Ciências e a X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB).
Os professores Lucas Maia, do IFG; Edmilson Marques, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Nildo Viana, da Universidade Federal de Goiás (UFG) conduziram, no período matutino, uma mesa redonda com o tema Pensamento Científico e Redução das Desigualdades Sociais. Na sequência, o evento contou com palestras e oficinas sobre temas variados: Blockchain: aplicações além das cryptos; Biografia: uma escrita interdisciplinar; Segurança alimentar e nutricional; Construir brinquedos populares e com eles expressar poesia; Educação financeira teen e a A interpretação social de Goiás: uma visão teórica. Além disso, os participantes puderam conferir a atividade IFG Mostra Curtas: mulheres goianas na direção.
Lançamentos
No piso superior da biblioteca, foi realizado o lançamento dos livros Coletânea Luso-Brasileira VIII, Pesquisa Qualitativa em Informática e Coletânea Leitura e Criação 5, que reúne os textos dos participantes do Concurso Cultural Leitores/as Destaque do Ano - 2018, projeto desenvolvido pela Biblioteca Atena. A obra Educação no Brasil: Questões de História, Política, Cultura e Tecnologia e Romaria de Carro de Bois, da bibliotecária do Câmpus Inhumas Maria Aparecida de Castro, também estavam entre os lançamentos.
Durante todo o evento, alguns locais do câmpus foram destinados a exposições permanentes. A exposição fotográfica Encantos do Cerrado Goiano sob o Olhar de Dois Artistas, elaborada por Ohary de Sousa Borges e Tatiana de Sousa Fiuza, ambos da UFG, e a Mostra de Colagens intitulada Tráfico de Mulheres: Dor e Violência, organizada pela professora do câmpus Maria Angélica Peixoto, chamaram a atenção dos participantes. Nesta terça, a professora Maria Angélica, acompanhada dos indígenas Wrearu Karajá (ceramista), Adexiwala Karajá e Hirarikoku Karajá, trouxe explicações sobre as peças da Mostra Ritxoko, técnica de cerâmica elaborada pelas mulheres karajás. "A arte do povo Karajá é patrimônio cultural do Brasil. Essas bonecas de cerâmica retratam todos os aspectos culturais, todas as tradições, que eles vivenciam", explicou a professora.
No período vespertino, a apresentação teatral Cartas de Amor, do Grupo Imagem, abriu os trabalhos. Na sequência, os participantes acompanharam palestra e oficinas sobre desenvolvimento de softwares, preenchimento do Currículo Lattes e energia limpa e gratuita. Na oficina Foto-Ensaio: Olhares em Foco, os inscritos foram convidados a percorrer o câmpus e fazer fotografias orientados pelos temas O IFG que Eu Quero e O IFG que Eu Não Quero. Esta mesma atividade, explica a professora Maria Angélica, será realizada pós-Secitec nos municípios de Nova Veneza e Caturaí, com temáticas específicas desses locais. "É uma forma de estimular o olhar do estudante, seja em relação ao IFG, seja em relação ao município onde ele vive."
Escrita
Na programação da X Semana do Livro e da Biblioteca, amanhã serão anunciados os vencedores da ação de extensão Concurso Leitores/as Destaque do Ano. Com a atividade, que está em sua sexta edição, a Biblioteca Atena procura ampliar a articulação com escolas públicas da educação básica e também com a comunidade em geral. O objetivo é contribuir com a formação de leitores críticos e com capacidade de escrita.
A Feira de Ciências do IFG-Câmpus Inhumas, que também estará aberta ao público amanhã, tem por objetivo estimular e valorizar projetos articulados às áreas do conhecimento e que estejam relacionados à reflexão e intervenção na temática principal da Secitec. O professor Guenther Carlos Feitosa de Almeida é o coordenador da V edição da Feira, que contará com a apresentação/exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes e orientados por servidores do câmpus.
A VII Secitec do IFG-Câmpus Inhumas tem cerca de 500 inscritos e envolve o trabalho de, pelo menos, 30 monitores. O tema central do evento neste ano é Ciência para a Redução das Desigualdades.
Saiba mais sobre a VII Secitec, a V Feira de Ciências e a X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB).
VII Secitec do Câmpus Inhumas começa com quase 500 inscritos
Redes Sociais