VII Olinfeg incentiva a integração entre alunos e servidores
Futsal, vôlei, atletismo, tênis de mesa, queimada, salva bandeirinha e truco são as modalidades disputadas
Teve início ontem, 1º de julho, a VII Olimpíada do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Inhumas (Olinfeg). O evento é uma iniciativa dos professores de Educação Física do Câmpus e do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA). De acordo com a professora Tainã Moreira Gomes, a Olinfeg é um momento integrador e que também busca estimular os estudantes que ainda não participam dos Jogos do IFG (JIF). "Estou achando essa experiência fenomenal. Trabalhamos para que sejam momentos de integração, de aprendizado e que também apresentem a cultura corporal de forma ampliada", comentou.
O evento tem programação até amanhã, 3 de julho, com provas nas modalidades futsal, vôlei, atletismo, tênis de mesa, queimada, salva bandeirinha e truco. "Nesta edição, para contemplar outras atividades corporais e artísticas, temos competições de truco, salva bandeirinha e queimada. Assim, mesmo aqueles que não são exatamente esportistas podem participar da Olinfeg, podem brincar, celebrar", afirmou.
Competição
Para evitar o clima de competição acirrada, outra característica importante dos jogos é que as equipes podem ser formadas com alunos de diferentes turmas. Esse time misto é chamado de "Juntado" nas tabelas dos jogos. "A integração da comunidade acadêmica é o principal objetivo da Olinfeg, que também é uma síntese do que acontece ao longo do ano nas aulas de Educação Física", contou o professor Guenther Carlos Feitosa de Almeida.
O estudante Joel Ribeiro, 15 anos, do curso Técnico Integrado em Agroindústria, participa da Olinfeg pela primeira vez e está bastante entusiasmado. "É muito legal! Ficamos mais próximos dos professores, dos servidores, passamos a interagir com quem nem conhecíamos direito. Ontem de manhã, o time dos servidores jogou futsal muito bem, até fiquei impressionado", afirmou.
Quem também destacou a sociabilização como ponto forte do evento foi a estudante Laysa de Paula, 16 anos, aluna do curso Técnico Integrado em Química. "É a segunda vez que participo da Olinfeg e muitos alunos já ficam esperando o momento do ano em que teremos essa competição."
Pertencimento
A servidora Cátia Peter Alves de Lima Gomes, técnica em enfermagem, já é veterana na Olinfeg e este ano está participando das provas de futsal, vôlei, bandeirinha e queimada. "É sempre muito bom participar. É importante termos esses momentos de aproximação entre servidores e estudantes. Ainda é uma chance de descobrirmos talentos nos esportes. A Olinfeg é um evento que reforça o sentimento de pertencimento ao Câmpus", disse.
Ontem, a servidora Josela Palmeira Pacheco, médica, disputou uma partida de vôlei pela primeira vez na vida. "Entrei para completar o time, caso contrário perderíamos por W.O. É uma oportunidade maravilhosa de integração com os colegas e com os alunos", relatou a servidora, que também está jogando nas equipes de queimada, futsal e salva bandeirinha.
Redes Sociais