Câmpus Jataí celebra dia do Estudante e abre os jogos intercursos
O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou no último sábado, 5 de agosto, a abertura festiva dos Jogos Intercursos. Organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), a atividade também celebrou o dia do estudante, que é comemorado em 15 de agosto. O evento contou com apresentação artística, contação de causos, além de roda de conversa com a reitora do IFG, professora Oneida Gomes Barcelos Irigon. A banda Além Horizonte, formada por egressos do câmpus Jataí abriu o evento com vários clássicos do rock brasileiro.
O dia do Estudante foi celebrado previamente em Jataí por conta do feriado da Padroeira da Cidade, que é celebrado na mesma data. Assim, como não ocorrerão atividades acadêmicas no feriado prolongado, o DAA adiantou as festividades do Dia do Estudante, que abrigou atividades recreativas e lúdicas no sábado letivo. O Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), professor Felippe Maciel destacou a participação dos estudantes não apenas nos festejos, mas na própria organização da data e dos jogos intercursos. "Estes jogos intercursos foram organizados pelos próprios estudantes, eles se mobilizaram, organizaram as equipes, as tabelas da disputa. Isso é fundamental no ensino, permitir o protagonismo discente", explicou.
O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza parabenizou os estudantes pela data e pelo protagonismo assumido na organização dos jogos intercursos. Ruberley também destacou o papel fundamental que os estudantes exercem na instituição "O IFG existe em prol de vocês. A formação humana e a educação é o foco do nosso trabalho, que só faz sentido quando os estudantes assumem a produção do conhecimento", finalizou.
Também estiveram presentes na atividade a Reitora do IFG, professora Oneida Gomes Barcelos Irigon; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira e o pró-reitor de Administração, Diego Silva Xavier. Na ocasião, a professora Oneida Gomes Barcelos Irigon retomou o histórico de criação do dia do estudante e o papel da educação na formação humana. Oneida também focou em dados de acesso, permanência e evasão na educação básica destacando as possibilidades de crescimento pessoal e profissional que a Educação oferece. À fala inicial de Oneida, seguiu-se uma roda de conversa em que estudantes e servidores puderam fazer questionamentos à gestão do IFG a respeito da atuação do instituto, perspectivas orçamentárias financeiras, reposição de pessoal, entre outros assuntos.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
Redes Sociais