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IFG inicia nesta segunda-feira, 6 de dezembro, o processo de autoavaliação institucional de 2021

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 17h09 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 17h04

A autoavaliação deste ano se refere aos eixos “planejamento e avaliação institucional” e “desenvolvimento institucional”

imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia nesta segunda-feira, 6 de dezembro, a autoavaliação institucional referente ao ano de 2021. O processo avaliativo é conduzido e coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os questionários estão divididos por segmento (discentedocentetécnico-administrativo (câmpus) e servidores da Reitoria) e podem ser acessados e respondidos até o dia 19 de dezembro. A autoavaliação institucional deve ser respondida por estudantes dos cursos de graduação dos 14 câmpus e pelos servidores docentes e técnico-administrativos de todas as unidades do IFG.

Neste ano, o processo de autoavaliação institucional levará em conta dois eixos e suas dimensões: Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional (Dimensão 8: Planejamento e avaliação); e Eixo 2 – Desenvolvimento institucional (Dimensão 1: Função social e Plano de Desenvolvimento Institucional; e Dimensão 3: Responsabilidade social da Instituição). Como explica o presidente da Comissão, Fabrício Cardoso da Silva, “a avaliação da CPA ao longo de 3 anos compreende 5 eixos e 10 dimensões distribuídas ao longo desses eixos. Neste ano, serão avaliados os Eixos 1 e 2 (1ª etapa). Em 2022, os Eixos 3, 4 e 5 (2ª etapa); e, em 2023, todos os 5 Eixos (3ª etapa)”.

De acordo com o professor Fabrício da Silva, “com o processo de autoavaliação, os integrantes da Comissão esperam, por meio de uma metodologia participativa, democrática e de caráter reflexivo, contribuir para a promoção da transparência e de melhorias na Instituição”.

A partir do diagnóstico da autoavaliação, que será divulgado posteriormente para a comunidade do IFG, “esperamos ainda que possam ser tomadas providências conscientes, direcionadas aos problemas constatados, sempre visando ao desenvolvimento contínuo de uma educação que é pública, gratuita e que almeja sempre a qualidade, nos termos do que está descrito no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023”, destacou o presidente da Comissão. 

 

Autoavaliação e CPA

A autoavaliação institucional é um instrumento muito importante para o IFG, pois, a partir dos resultados obtidos por meio da consulta à comunidade e da consolidação das respostas em um relatório, os dados poderão ser utilizados nas discussões e processos deliberativos, a fim de promover melhorias na Instituição. 

Prevista na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional, junto com a avaliação externa, é um dos principais instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para analisar as instituições de ensino superior. E a responsável pela realização e coordenação da autoavaliação é a CPA.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma instância permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição. Ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e também por representantes da sociedade e possui atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

 

Acesse os questionários e participe da autoavaliação:

Estudantes: https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/s4UkHMQC/
Docentes: https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/zc3WsGum/
Servidores técnico-administrativos (Câmpus): https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/g3YTAfpT/
Servidores da Reitoria (técnicos e docentes que atuam na Reitoria): https://cpa.bcc.anapolis.ifg.edu.br/questionario/4jn7qduk/

 

Para saber mais sobre a CPA ou ter acesso aos relatórios de anos anteriores, acesse: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

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