Congresso Institucional
Previsto no Art. 14 da Lei nº 11.892/2008, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de Planejamento e Gestão que deve, a luz das reflexões institucionais previstas no Estatuto da Instituição, estabelecer os objetivos e as metas institucionais, além de definir as ações estratégicas que devem ser desenvolvidas dentro de um horizonte de 05 (cinco) anos, a partir dos anseios da comunidade acadêmica.
Ainda de acordo com a Lei nº 11.892/2008, a participação da comunidade acadêmica deve ser assegurada na construção desse documento; entretanto, independente da determinação legal e considerando a importância do documento na vida da Instituição, a participação de todos em sua construção é condição fundamental para que este se torne um guia para a gestão e para a comunidade como um todo; a comunidade deve, portanto, acompanhar o desenvolvimento das ações estratégicas e avaliar se estas ações vão ao encontro de seus interesses expressos por meio do PDI.
Entre outubro/2017 e março/2018 o IFG estará imerso nesse debate, aproveitando a oportunidade para construir o PDI 2018/2022, para discutir o Estatuto do IFG, (instrumento que define a Instituição a partir do reconhecimento de suas finalidades, características e objetivos), para rever o Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI, (que deve ser apensado ao PDI), e para estabelecer uma agenda de debates sobre o Regimento Geral do IFG que ocorrerá durante o ano de 2018. De modo semelhante à construção do PDI, as discussões sobre Regimento Geral do IFG ocorrerão sempre a partir do amplo debate com a comunidade e a partir dos importantes avanços apontados pelo PDI 2012/2016.
Esperamos, mais uma vez, que a comunidade se envolva nesse movimento e que possamos chegar ao fim desse processo com uma “direção” claramente definida.
Comissão Local Organizadora (CLO)
- Professor Edson Rodrigo Borges - presidente;
- Professor Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura;
- Professor Marcos Augusto Schliewe;
- Técnico-administrativo Lidiane Maria de Campos;
- Técnico-administrativo Marilene Antônia dos Santos Muniz;
- Discente Mariana Morena.
Eixos
Em reunião realizada no dia 4 de outubro de 2017, a CLO instituiu os membros para os grupos de trabalho, "GTs". São cinco os grupos de trabalho: Ensino; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Extensão; Gestão; Transversal PPPI; e Transversal Estatuto.
- GT Ensino:
- Bruna Antunes Furtado Pereira - técnico-administrativo;
- Oberdan Quintino de Ataídes - docente;
- Manoel Bernardes de Jesus - docente;
- Hans Magno Alves Ramos - docente;
- Daniel Sejour Araújo - docente;
- Marcos Augusto Schliewe - docente;
- Amanda Kallyne Pereira Silva - discente.
2. GT Pesquisa, Pós-graduação e Inovação:
- Clóvis Henrique Leite de Souza - docente;
- Bruno Quirino Leal - docente;
- Adriano Antônio Brito Darosci - docente;
- Geraldo Witeze Junior - docente;
- Thaís Amaral e Sousa - docente;
- Edson Rodrigo Borges - docente;
- Jordan Júlio Freitas Baia - discente;
3. GT Extensão:
- Rosa Barros Tossini - docente;
- Edson Rodrigo Borges - professor;
- José Vandério Cirqueira Pinto - docente;
- Bruno Quirino Leal - docente;
- Caroline Martins Freitas - discente;
- Parlane Batista da Silva - discente.
4. GT Gestão:
- Murilo de Assis Silva - docente;
- Sirlon Thiago Diniz Lacerda - docente;
- Danilo José Dalio - docente;
- Alexandre Borges Fernandes Camozzi - técnico-administrativo;
- Francione Neris de Sousa - técnico-administrativo;
- Nicislene Xavier da Silva - técnico-administrativo.
- Gabriela Teodoro Martins - discente;
5. GT Transversal PPPI
- Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura - docente;
- Daniele Gonçalves Dias - docente;
- Milene Galvão Bueno - docente;
- Marilene Antônia dos Santos Muniz - técnico-administrativo;
- Lidiane Maria de Campos - técnico-administrativo;
- Rosangela Alves Arrais - discente;
- Mariana Rodrigues Luciano - discente.
6. GT Transversal Estatuto:
- Murilo de Assis Silva - docente;
- Edson Rodrigo Borges - docente;
- Toni Cezar Pinto Ferreira Bastos - docente;
- Josilaine Costa Barros Crizóstimo - técnico-administrativo;
- Izadora Alves Durval - Discente.
Acesse abaixo documentos do Instituto Federal de Goiás
Documentos Institucionais
- Estatuto do IFG, aprovado pela Portaria 488/2009
- Regimento Geral do IFG
- Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2012 / 2016
- Projeto Politico Pedagógico Institucional do IFG – PPPI (p.25 - 63)
Documentos de Apoio ao Congresso Institucional
- Decreto 5.773/2006
- Resolução 23/2017 CONSUP/IFG – Aprova a Metodologia para o Desenvolvimento do Congresso Institucional do IFG
- Documento Base – Apresenta alguns dos temas que devem ser discutidos nas unidades
- Regimento do Congresso Institucional do IFG
- Proposta de Regimento das Plenárias Locais (Proposta elaborada pela CCS e que pode ser ajustada pelas Comissões Locais de Organização em cada unidade do IFG)
- Portaria IFG 1806/2017 (e retificações) que estabelecem as Comissões Locais de Organização, responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao Congresso Institucional do IFG em suas 15 unidades (Câmpus e Reitoria)
- Portaria IFG 1697/2017 que estabelece a Comissão Central Sistematizadora, responsável pela coordenação geral dos trabalhos relacionados ao Congresso Institucional do IFG
Acesse aqui os Formulários Eletrônicos de Submissão de Propostas
- Formulário de submissão de propostas às Plenárias Locais nas Unidades
- Formulário de submissão de propostas dos Coletivos por Afinidade Inter Câmpus
Conforme estabelece o item 3.1 da Resolução 23/2017
Redes Sociais