Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM
Histórico
O Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática tem suas origens nos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Goiás (IFG)-Câmpus Jataí e no desejo de oferecer um curso de pós-graduação strictu sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.
No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.
Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso tem reforçado o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representa a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática. Em síntese, o curso de especialização do IFG tem possibilitado aos professores e interessados na área de Educação Científica e Matemática uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.
Não obstante a relevância da atuação do IFG nos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, este mestrado profissional se apresenta como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (textos, aplicativos, DVDs, CDs e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.
O projeto do curso foi elaborado em 2011, por uma equipe formada por professores e servidores técnicos administrativos do Câmpus Jataí, a saber: Luciene Lima de Assis Pires, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, Mara Sandra de Almeida, Marta João Francisco Silva Souza, Nilda Maria de Carvalho e Rodrigo Claudino Diogo. E foi aprovado pela CAPES no início de 2012.
Coordenação
Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza - Coordenador do Curso de Doutorado
Portaria nº 0117, de 19 de janeiro de 2023.
Prof. Dr. Carlos Cezar da Silva - Coordenador do Curso de Mestrado
Portaria nº 0118, de 19 de janeiro de 2023.
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos
Objetivo geral
Oferecer aos professores dos diversos níveis de ensino brasileiro e aos profissionais interessados na educação científica e matemática, capacitação em nível de mestrado, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática de modo a torná-los promotores de uma educação de maior qualidade, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre o Ensino de Ciências e Matemática.
Objetivos específicos
- Capacitar os professores a diagnosticar, propor e avaliar soluções inovadoras para problemas no Ensino de Ciências e Matemática.
- Promover o debate sobre a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática e seus enlaces com a sala de aula.
- Permitir o contato e a realização de pesquisas educacionais, no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática.
- Possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos específicos de Biologia, Física, Química e Matemática.
- Contribuir para com a produção de conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática.
- Contribuir para a formação de professores em nível de mestrado para atuarem na educação básica e superior de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.
- Melhoria da qualificação profissional de professores de Ciências e Matemática do nível básico, do ensino superior e da pós-graduação, em termos de conteúdos específicos de Ciências e Matemática, de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Ciências e Matemática, e do uso de novas tecnologias no ensino das Ciências e Matemática.
- Formar profissionais com maior conhecimento interdisciplinar que os capacite para desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos da área de ciências e matemática.
- Desenvolver, nos pós-graduandos, a autonomia para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica e produzirem conhecimentos que possam ser difundidos no Ensino de Ciências e Matemática.
- Qualificar profissionais para analisarem e desenvolverem ações de educação ambiental, divulgação científica.
Permitir aos profissionais que não atuam em sala de aula um aperfeiçoamento voltado para o Ensino de Ciências e Matemática.
Redes Sociais