Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM
O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Câmpus Jataí do IFG oferece os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática. Tratam-se de cursos de nível pós-graduação stricto sensu, com conceito 4 obtido na última Avaliação Quadrienal (2017-2020) da Capes, focados em subsidiar, prioritariamente, profissionais inseridos na área do ensino em Ciências e Matemática, a fim de que possam intervir no processo de melhoria da educação científica e matemática ofertada à população de Jataí e região. Para isso, buscam promover a implementação de estratégias e recursos instrucionais inovadores, capazes de impactar positivamente a realidade escolar. A melhoria da qualificação profissional de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática é prioridade neste PPGECM. Conheça os objetivos do PPGECM.
ATENÇÃO
O atendimento da Secretaria e da Coordenação da Pós-Graduação do PPGECM são realizados presencialmente e também por meio dos endereços de e-mails:
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COMUNICADOS
Atenção:Informações sobre o andamento do processo seletivo para ingresso de alunos regulares para os cursos de mestrado e doutorado profissionais do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/estudenoifg (Seleções em andamento ⇒ Pós-Graduação)
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Acesse aqui o Quadro de Horário de Aulas do 2º semestre de 2023.
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Acesse aqui o Calendário Acadêmico 2023/2.
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Histórico
O Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática tem suas origens nos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Goiás (IFG)-Câmpus Jataí e no desejo de oferecer um curso de pós-graduação strictu sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.
No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.
Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso tem reforçado o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representa a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática. Em síntese, o curso de especialização do IFG tem possibilitado aos professores e interessados na área de Educação Científica e Matemática uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.
Não obstante a relevância da atuação do IFG nos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, este mestrado profissional se apresenta como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (textos, aplicativos, DVDs, CDs e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.
O projeto do curso foi elaborado em 2011, por uma equipe formada por professores e servidores técnicos administrativos do Câmpus Jataí, a saber: Luciene Lima de Assis Pires, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, Mara Sandra de Almeida, Marta João Francisco Silva Souza, Nilda Maria de Carvalho e Rodrigo Claudino Diogo. E foi aprovado pela CAPES no início de 2012.
Coordenação
Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza - Coordenador do Curso de Doutorado
Portaria nº 0117, de 19 de janeiro de 2023.
Prof. Dr. Carlos Cezar da Silva - Coordenador do Curso de Mestrado
Portaria nº 0118, de 19 de janeiro de 2023.
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Objetivos
Objetivo geral
Oferecer aos professores dos diversos níveis de ensino brasileiro e aos profissionais interessados na educação científica e matemática, capacitação em nível de mestrado, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática de modo a torná-los promotores de uma educação de maior qualidade, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre o Ensino de Ciências e Matemática.
Objetivos específicos
- Capacitar os professores a diagnosticar, propor e avaliar soluções inovadoras para problemas no Ensino de Ciências e Matemática.
- Promover o debate sobre a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática e seus enlaces com a sala de aula.
- Permitir o contato e a realização de pesquisas educacionais, no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática.
- Possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos específicos de Biologia, Física, Química e Matemática.
- Contribuir para com a produção de conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática.
- Contribuir para a formação de professores em nível de mestrado para atuarem na educação básica e superior de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.
- Melhoria da qualificação profissional de professores de Ciências e Matemática do nível básico, do ensino superior e da pós-graduação, em termos de conteúdos específicos de Ciências e Matemática, de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Ciências e Matemática, e do uso de novas tecnologias no ensino das Ciências e Matemática.
- Formar profissionais com maior conhecimento interdisciplinar que os capacite para desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos da área de ciências e matemática.
- Desenvolver, nos pós-graduandos, a autonomia para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica e produzirem conhecimentos que possam ser difundidos no Ensino de Ciências e Matemática.
- Qualificar profissionais para analisarem e desenvolverem ações de educação ambiental, divulgação científica.
Permitir aos profissionais que não atuam em sala de aula um aperfeiçoamento voltado para o Ensino de Ciências e Matemática.
PPC
- Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática
- Projeto Pedagógico do Curso de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática
Regimento do PPGECM/IFG
Regulamento Geral dos PPG/IFG
- Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do IFG - Resolução nº 07, de 18 de maio de 2015.
Matriz curricular
- Matriz curricular do curso de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - vigente a partir de 2022/1
- Matriz curricular do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - vigente a partir de 2019/2
- Matriz curricular do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática
Portaria de Reconhecimento do curso
- Portaria de reconhecimento do curso - Portaria Ministerial nº 601, de 9 de julho de 2013.
Outros Documentos
- Na página Outros Documentos, você pode ter acesso a outros documentos que dizem respeito, direta ou indiretamente, ao PPGECM.
Formulários e orientações
- Orientações e documentos relativos ao exame de qualificação
- Orientações e documentos relativos ao exame de defesa pública de dissertação. Acesse, também, para obter informações e modelos relativos à entrega da versão final da dissertação e do produto educacional.
Calendário acadêmico, calendário de defesas e horário de aulas
Linhas de pesquisa
O PPGECM possui três linhas de pesquisa: 1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática; 2)Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade; 3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Conheça as linhas de pesquisa, suas características e seus objetivos e também as suas sublinhas.
Corpo Docente
O corpo docente é formado por 22 docentes, entre os quais, 17 fazem parte do quadro permanente e os demais são colaboradores.
Conheça os docentes do PPGECM.
Disciplinas
Os alunos regulares do curso de mestrado profissional deverão cumprir um total de 56 créditos em disciplinas (obrigatórias, obrigatórias alternativas, optativas e de prática docente) - Matriz Curricular 2019.
Já os alunos regulares do curso de doutorado profissional deverão cumprir um total de 94 créditos em disciplinas (obrigatórias, optativas e de prática docente) - Matriz Curricular 2022.
Conheça as 26 disciplinas que, atualmente, o PPGECM oferta.
Infraestrutura
Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais do PPGECM demanda que sejam utilizadas a infraestrutura da unidade Riachuelo e também os laboratórios de pesquisa e ensino da Unidade Flamboyant, onde também fica localizada a Biblioteca.
Conheça a infraestrutura que comporta o PPGECM.
Colegiado
O Colegiado, que possui funções deliberativas, é formado por quadro professores, um servidor técnico administrativo (TAE) e um discente.
Conheça o Colegiado do PPGECM.
Publicações
As produções intelectuais dos docentes e dos discentes podem ser consultadas por meio do currículo Lattes, mas outro caminho é a Plataforma Sucupira, que, na aba Coleta Capes, torna públicos esses dados a qualquer membro da comunidade acadêmica.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)
Acesso online à Biblioteca
É possível à comunidade interna e externa consultar o acervo da biblioteca do IFG-Câmpus Jataí e de qualquer outra institucional por meio do sofware SophiA. Basta acessar o Terminal Web para fazer a busca por título, autor, título, autor, assunto, ISBN/ISSN e série, entre outras formas de busca.
Pelo Terminal Web, alunos e servidores podem renovar e reservar empréstimos.
Núcleos de Pesquisa do IFG
Atualmente, há mais de trinta núcleos de pesquisa no IFG. Supervisionados, por meio de relatórios anuais, pela Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG e cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, vários desses núcleos apresentam, entre seus recursos humanos, pesquisadores docentes, discentes e egressos do PPGECM. É caso do Núcleo de estudos e pesquisas em Meio Ambiente e do Núcleo de estudos e pesquisa em educação e ensino de Ciências e Matemática (Nepecim), entre muitos outros. Conheça os núcleos de pesquisa do IFG.
Seleções e Editais
- Processo seletivo para ingresso de alunos regulares no semestre 2024/1 - PPGECM/IFG:
Mestrado
- Edital nº 32/2023-PROPPG
Doutorado
- Edital nº 33/2023-PROPPG
Seleções/Editais encerrados
2023
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2023/2 - Chamada Pública nº 02/2023;
- Seleção de bolsas - FAPEG/2023;
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2023/1 - Chamada Pública nº 01/2023.
2022
- Seleção de candidatos/as às vagas dos Cursos Profissionais de Mestrado (Edital nº 28/2022/PROPPG) e Doutorado (Edital nº 27/2022/PROPPG) em Educação para Ciências e Matemática;
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2022/2 - Chamada Pública nº 03/2022.
2021
- Chamada pública para alunos especiais para o Semestre Letivo de 2021-2 do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG. Chamada Pública PROPPG nº 01/2021 - Mais Informações
- EDITAL Nº 23/2021-PROPPG, DE 13 DE AGOSTO DE 2021 - Seleção para ingresso no curso de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - Publicado em 13/08/2021.
2020
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2020/1 - Chamada Pública PPGECM nº 01/2020
- PROPPG abre inscrições para participação em eventos, tradução de artigos científicos e projetos de incentivo à leitura. A novidade é o apoio financeiro a projetos que envolvam as bibliotecas do IFG. O período de inscrição varia de acordo com a data do evento. Os editais estão disponíveis no site do IFG, ou através dos links:
PIPART - https://ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/16975-pipart-2
Fomento para Projetos de Incentivo à Leitura nas Bibliotecas - https://ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/16973-edital-n-27-2019-proppg-5
2019
- PAECT - https://ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/16976-edital-005-2019-proppg-2
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2019/2 - Chamada Pública PPGECM nº 02/2019
- Seleção de candidatos/as às vagas do Curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - Edital nº 009/2019
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2019/1 - Chamada Pública PPGECM nº 01/2019
2018
- Programa institucional de bolsas para alunos de pós-graduação stricto sensu do IFG (PIQ-ALUNO) - Edital PROPPG nº 015/2018
- Programa institucional de incentivo para estudantes do IFG apresentarem trabalho em eventos científicos e tecnológicos (PAECT) - Edital PROPPG nº 004/2018
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2018/2 - Chamada Pública PPGECM nº 02/2018
- Seleção de candidatos/as às vagas do Curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - Edital nº 008/2018
- Seleção de bolsas - FAPEG - Chamada Pública FAPEG nº 03/2018. Acesse o quadro de notas do PPGECM relativo a este processo de seleção.
- Seleção de alunos/as para estágio internacional pelo Projeto Lapassion - Edital PROPPG nº 007/2018
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2018/1 - Chamada Pública PPGECM nº 01/2018
2017
- Seleção de bolsas - FAPEG - Chamada Pública FAPEG nº 07/2017
- Programa institucional de incentivo para estudantes do IFG apresentarem trabalho em eventos científicos e tecnológicos (PAECT) - Edital nº 002/2017
- Seleção de candidatos/as a aluno/a especial no semestre 2017/2 - Chamada Pública PPGECM nº 03/2017
- Seleção de candidatos/as às vagas do Curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - Edital nº 011/2017
- Seleção de bolsas - FAPEG - Edital FAPEG nº 03/2017. Divulgação do quadro de notas do PPGECM relativo a este processo de seleção.
- Seleção de bolsas - Programa institucional de bolsas para alunos/as de pós-graduação stricto sensu do IFG (PIQ-Aluno)- Edital nº 013/2017-PROPPG
- Seleção de candidatos a aluno/a especial no semestre 2017/1 - Chamada Pública PPGECM nº 02/2017
- Credenciamento de novos docentes. Chamada Pública PPGECM nº 01/2017. Confira o resultado.
Dissertações
O PPGECM teve sua primeira turma em 2012, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2014. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no PPGECM, também estão listados na aba Produtos educacionais.
Dissertações defendidas em 2023
A formação inicial na e pela pesquisa: narrativas de estagiários e perspectivas de (res)significação das práticas de estágio curricular supervisionado (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Adrielly Aparecida de Oliveira
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
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A perspectiva de ensino aos estudantes com necessidades educacionais específicas presente na formação de professores de Química (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Clertan Souza Martins de Paula
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Autor: Lucas Mendonça Pereira Cunha
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autora: Thaís Prado Siqueira Lôres
Orientador: Carlos Cezar da Silva
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Autor: Leon de Assis Silva
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autora: Sueli Aparecida da Silva Castro
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autora: Jaqueline Montalvão de Sá
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Autor: André Luiz Fernandes de Oliveira
Orientador: Paulo Henrique de Souza
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Autor: Valdenilton Rodrigues Valadão
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
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Autora: Marley Souza de Moraes Lima
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
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Dissertações defendidas em 2022
Autora: Walkíria dos Reis Lima
Orientadora: Joana Peixoto
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Autora: Gisele Assis de Almeida
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
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Autora: Alexsandra Pereira Silva de Souza
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autora: Cleidemar Souza Garcia
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Ensino de Ciências na educação infantil: utilizando contação de histórias em uma SEI sobre fenômenos naturais da água.
Autora: Magna Poliana de Andrade Damacena
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
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Dia e noite: uma sequência de ensino investigativo para a iniciação á alfabetização científica de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Autor: Fabiana de Jesus Silva
Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
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Autor: Júnio César Ferreira Silva
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
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Percepções dos professores que ensinam matemática sobre as contribuições de Malba Tahan para a prática pedagógica discutidas em um curso de formação continuada Autor: Ricardo Vieira Nascimento Filho
Orientador: Luciano Duarte da Silva
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A Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino da Matemática na Educação Infantil
Autora: Nilva Tomásia da Silva Lima
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de ciências: uma proposta formativa orientada pelo TPACK Autora: Cíntia Silva de Morais
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da Eja Autor: Nilton Lásaro Jesuino
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
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Uma sequência didática envolvendo o sistema métrico: a produção de significados matemáticos sob o olhar do modelo campos semântico Autora: Priscila Dias de Souza Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autora: Eliane Pereira Campos Silva
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
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Autora: Vânia Ferreira de Andrade Vieira
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autor: Antônio Carlos Barbosa Filho
Orientador: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autor: Daniel Luizmar Ferreira da Silva
Orientador: Paulo Henrique de Souza
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O recurso audiovisual no ensino de surdos numa abordagem ciência, tecnologia, sociedade, ambiente: diálogos sobre radiação e a saúde humana (Divulgação autorizada pela autora a partir de 01/03/2023)
Autora: Kamilla Fonseca Lemes Garcia
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Dissertações defendidas em 2021
Autora: Vânia Alves Carvalho
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autora: Rosimary Batista da Silva
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
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A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais: promovendo conhecimento científico por meio do ensino por investigação (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Jordana Goulart Felicio
Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
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Autor: Vitor Franco Rodrigues
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autor: Wagner Pereira Lopes
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Modelagem matemática: a horta escolar como espaço didático (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Danilo Marques Oliveira
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
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Uma Sequência Didática para o ensino de Química valorizando as culturas indígenas numa perspectiva multiculturalista Autora: Fernanda Cristina Vicente de Souza
Orientador: Carlos Cézar da Silva
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Autora: Edivanilda Barbosa de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
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Autora: Maria Sueli da Silva Gonçalves
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Autor: Fabrício Vieira Campos
Orientador: Paulo Henrique de Souza
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Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental (Corrigido em 26/052022)
Autora: Luciana Alves da Silva Costa
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autora: Gabriela Silva Lemes
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autora: Jordana de Oliveira Amaral
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autora: Hercilia Cristina Mendonça Pereira de Araújo
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autora: Érica Maria Juvêncio Silva
Orientadora: Marlei de Fática Pereira
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Autora: Camila Kassia Monteira de Oliveira
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Autora: Vera Lúcia Pereira Gomes
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
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Autora: Carolina Nascimento de Jesus
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
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Autor: Alexandre Manzale de Macêdo
Orientadora: Sandra Rgina Longhin
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Autor: Sinomar José Coelho
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autor: Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autor: Ednaldo Oliveira de Carvalho
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
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Autor: Ana Paula de Souza
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autor: Kenny Henrique Ferraz Inomata
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autor: Fausto Batista Cesário
Orientadora: Joana Peixoto
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Autor: Osvaldo Neves Júnior
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Dissertações defendidas em 2020
Dissertações defendidas em 2019
Autora: Geilanes Alves do Nascimento Barros
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autor: Joel Oliveira Dias
Orientador: Paulo Henrique de Souza
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Autora: Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autor: Luis Pereira de Amorim
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autora: Emyldes de Lima Silva
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autora: Ceila de Brito Dias
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
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Uma proposta de articulação interdisciplinar para educação ambiental no ensino fundamental. (Intervenção pedagógica)
Autor: Leandro de Oliveira Garcia
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autora: Shirley Alves de Souza Fernandes
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autora: Kattiusce Cândido e Silva
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
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Autora: Wagna Mendes Vieira Campos
Orientador: Nilton Cezar Ferreira
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Autora: Thayla de Almeida Silva
Orientador: Rodrigo França Carvalho
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Autora: Leila Alves Martins
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autora: Jéssica Pereira de Oliveira Nakade
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
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Autor: Adriano Aparecido da Silva
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autor: Regimar Alves Ferreira
Orientador: Luciano Duarte da Silva
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Autora: Aderineide Ferreira Honorato
Orientadora: Joana Peixoto |
Autor: Alexandre Fermanian Neto
Orientador: Carlos Cézar da Silva
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Autor: Josemar Rosa da Silva
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Autora: Giselma Ribeiro de Souza
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autor: Danillo Vaz Borges de Assis
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Autora: Fernanda Cândido e Silva
Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro
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Autora: Fernanda Silva Rodrigues Lima
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
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Autor: Vagner Lúcio Paulino
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Autor: Carlos Roberto Rodrigues de Souza
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
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Autora: Luzedir Rodrigues Moreira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
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Dissertações defendidas em 2018
Autora: Caroline Prado Brignoni
Orientador: Paulo Henrique de Souza
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A formação do professor de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica
Autora: Rosângela dos Santos Araújo Orientadora: Joana Peixoto |
Autora: Vanessa Silveira Moraes Santos
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autor: Carivaldo Almeida da Silva
Orientador: Carlos Cézar da Silva
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Autora: Eulália Cristina Rodrigues Ficks
Orientador: Carlos Cézar da Silva
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Autor: Antônio Divino Santos de Souza
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autora: Ana Paula Mateus Braga
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Autora: Elizete Costa Campos
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
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Autora: Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas
Orientador: Paulo Henrique de Souza
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Autor: Kleber Antonio Lourenço de Souza Santos
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Autora: Eveline da Silva Gontijo Moreira
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autora: Marília Darc Cardoso Cabral e Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
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Autora: Kelen Helena de Oliveira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autor: Thiago Wedson Hilário
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
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Dissertações defendidas em 2017
Autora: Daniela Brusamarelo
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Autor: Pablo Souza
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
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A disciplina de Libras na formação de professores
(Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Thábio de Almeida Silva Orientador: Rodrigo França Carvalho |
Autor: Daniel Oliveira Silva Rodrigues
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
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Autor: Ulysses Gusmão de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
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Autor: Elias Rafael de Sousa
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autora: Sheila Dias Alves
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autora: Patrícia Gomes de Souza Freitas
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
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Estudo da contribuição da realidade aumentada para o ensino de Química nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFG câmpus Jataí
Autor: Sérgio Henrique de Almeida Orientador: Carlos Cézar da Silva |
Autora: Suenir Carneiro de Lima Assis
Orientadora: Joana Peixoto
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Autora: Rosimeyre Gomes da Silva Merib
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
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Autor: Daniel Junior de Oliveira
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
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Autora: Fabiana Leal Nascimento
Orientador: Adelino Cândido Nascimento |
Autora: Elita Assis de Lima
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires |
Modelo dos campos semânticos: produção de significados para as noções de áreas e perímetro no ensino fundamental II
Autora: Dilene Gomes de Miranda Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
O desenvolvimento do aplicativo RA.GEO: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial
Autor: Vinícius Gouveia de Andrade Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Autora: Angélica Ramos da Luz
Orientadora: Sandra Regina Longhin
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Autora: Fabiana Kalil Borges
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
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Autor: Thiago Batista Assis
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
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Uma sequência de ensino investigativa sobre a evolução dos modelos atômicos: a busca pela argumentação em aulas de Física Autor: Elismar Gonçalves da Silva Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza |
Dissertações defendidas em 2016
A construção de fotonovela como recurso para o desenvolvimento da educação ambiental (Divulgação não autorizada pela autora) Autora: Leidyane Ferreira Magalhães Orientadora: Sandra Regina Longhin |
Autora: Janaína Aparecida Silva Bassani
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra |
A experimentação no ensino de química do 9° ano: uma relação entre a teoria e o experimento Autora: Lívia Maria Araújo Soares Orientadora: Sandra Regina Longhin |
A formação de professores e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /Subprojeto de Física - IFG: uma análise discursiva Autor: Silvon Alves Guimarães Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
A terminologia química em Libras na literatura e a adotada no ensino de química em escolas públicas de Goiás Autora: Ana Luiza Fernandes da Costa Orientadora: Sandra Regina Longhin |
As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia WEBQUEST Autor: Quintino Custódio dos Santos Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Atividades contextualizadas de Matemática: a formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Autor: Jorge Lima Loiola Orientadora: Sandra Regina Longhin |
Biblioteca escolar e surdez: um estudo para a inclusão (Divulgação não autorizada pela autora) Autora: Kênia Reis de Souza Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
Educação ambiental além da sala de aula: proposta de uma sequência didática Autora: Joanice dos Santos Gonçalves Orientadora: Marlei de Fátima Pereira |
Educação ambiental na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov Autor: Eliakim Oliveira Küster Orientadora: Marlei de Fátima Pereira |
Educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio Autora: Viviane Ferreira Furtado Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
Ensino desenvolvimental: um Experimento Didático Formativo para o estudo dos Números Complexos Autor: Douglas Pereira Azevêdo Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Formação de professores em Educação Ambiental: o ensinar e aprender com audiovisuais Autora: Jordanna Sebastiana Gregório Orientadora: Sandra Regina Longhin |
Formação do conceito de volume no 5º ano do ensino fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental Autora: Natália Cristina Souza Pereira Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do teorema de Tales Autor: Benjamim Cardoso da Silva Neto Orientador: Adelino Cândido Pimenta |
Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica Autora: Núbia Patielle Assis Carvalho Orientador: Paulo Henrique de Souza |
Autora: Stephany Siqueira Barbosa Nascimento
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza |
O papel da gestão na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise Autora: Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos cursos técnicos em eletrotécnica e edificações no IFG Câmpus Jataí Autora: Kathynne Carvalho Freitas Ferri Orientador: Carlos Cézar da Silva |
Dissertações defendidas em 2015
Dissertações defendidas em 2014
Produtos Educacionais
Nesta seção, estão disponíveis os produtos educacionais elaborados no PPGECM. Com esse tipo de divulgação, o PPGECM espera auxiliar professores e outros profissionais ligados ao ensino, considerando que os produtos educacionais disponibilizados podem servir de instrumento e apoio no processo de ensino-aprendizagem na Educação para Ciências e Matemática.
Produtos educacionais desenvolvidos como parte da pesquisa dos(as) mestrandos(as)
Neste link, você terá acesso aos produtos educacionais defendidos juntamente com as dissertações, das quais fazem parte. São produtos testados em situações reais de ensino e validados por banca examinadora. A diversidade de temas, de abordagens e de natureza é ampla. São sequências didáticas, documentários, sites, webquests, cursos, material de apoio, softwares, entre outros, focados em auxiliar os(as) professores(as) de ciências da natureza e matemática, nos mais diversos níveis.
Produtos desenvolvidos na disciplina Análise e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências e matemática
Na disciplina Análise e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências e matemática, os(as) discentes desenvolvem e aplicam recursos didáticos variados, como apostilas, atividades/materiais de natureza experimental ou concreta, brincadeiras, jogos, histórias em quadrinhos, estratégias e mídias para o ensino de ciências e matemática. Esses produtos educacionais são analisados por pareceristas e, também, apresentados no Simpósio de Recursos Didáticos, evento realizado anualmente pelo PPGECM. Conheça estes recursos didáticos produzidos pelos(as) alunos(as).
Ações de extensão
No PPGECM, em razão da oferta de curso de mestrado profissional da área de ensino, o foco recai na aplicação do conhecimento. As pesquisas são, portanto, aplicadas, haja vista que os mestrandos desenvolvem produtos e processos educacionais que são implementados em condições reais de ensino. Dessa forma, o PPGECM, buscando permanente sintonia com o princípio da indissociabilidade entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, procura estabelecer diálogo recorrente com a sociedade educacional, almejando agregar contribuições e avanços no ensino.
Existe atenção constante por parte dos docentes para que se promovam e se apliquem tecnologias, produtos e processos educativos, o que gera desdobramentos em várias disciplinas, capazes de promover ações de extensão, a saber:
- na disciplina Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos para o ensino de ciências e matemática, os discentes desenvolvem recursos didáticos e os aplicam em escolas públicas da cidade – e em outros municípios – com a anuência da Secretaria Municipal de Educação, bem como da Subsecretaria Estadual de Educação. Por possibilitar ações interventivas, disseminação de conhecimentos, troca de experiências e por propiciar a disponibilização de recursos pedagógicos às escolas envolvidas nos projetos e divulgação dos resultados à comunidade local e regional, essa ação se revela algo bem maior que uma atividade da disciplina mencionada. Na aba Produtos Educacionais, é possível conhecer os recursos pedagógicos produzidos pelos discentes.
- é pré-requisito da disciplina Prática Docente Supervisionada que os discentes desenvolvam, em escolas públicas de ensino básico (municipais, estaduais ou federais) ou no ensino superior, os produtos educacionais da sua pesquisa de mestrado. Além de se manifestarem como importantes ferramentas de inserção social, a geração e a aplicação dos produtos implicam ações de extensão interessadas em contribuir com comunidade educacional em diversos níveis, concorrendo para o avanço no ensino da região.
- o PPGECM, por meio da disciplina Educação Inclusiva para Ciências e Matemática, apresenta, anualmente, o evento Ouvindo Vozes e promovendo diálogos, organizado pelos discentes do Programa e extensivo à comunidade local e regional, a fim de tratar da temática da inclusão.
- realização de oficina promovida pelos discentes da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade para os alunos da licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, propiciando o diálogo com a graduação a respeito das possibilidades de uso das tecnologias no ensino de ciências.
Outras ações:
- o evento anual Semana de Licenciatura, Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Encontro de Egressos do Mestrado e Encontro de Egressos da Licenciatura , realizado em parceria com a coordenação dos cursos de Licenciatura do IFG-Câmpus Jataí , é aberto não só à comunidade acadêmica, como a todos ligados à educação e traz a especificidade da formação de professores.
- o convênio com a Secretaria Municipal de Educação, que possibilita a oferta de curso de formação continuada. Os professores da rede municipal participam ativamente dos eventos promovidos pelo PPGECM.
- Projeto IFG vai à região, no qual os alunos desenvolvem/aplicam produtos educacionais em suas regiões de origem. Como o PPGECM assiste um público de regiões distintas, esse projeto permite a inserção social não só local, mas também em diversas regiões brasileiras.
- a biblioteca Veredas da Leitura do IFG-Câmpus Jataí, do qual o PPGECM faz parte, é aberta também à comunidade externa, funcionando, pois, como um serviço social. Nela, pode-se ter acesso às dissertações e aos produtos educacionais do PPGECM.
Eventos e Certificados
Próximos eventos do PPGECM |
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XI Seminário de Pesquisa do PPGECM/IFG |
No Seminário, os estudantes do 2º período do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática apresentam seu projeto de pesquisa a uma banca examinadora responsável por avaliar o projeto. O objetivo principal é permitir aos mestrandos uma visão crítica acerca de sua pesquisa (metodologia, objetivos, referenciais teóricos, cronograma, entre outros), com vistas a oferecer-lhes subsídios para que a produzam em conformidade com o rigor científico da pesquisa stricto sensu. Período: 27 a 30 de setembro de 2023 Evento online Para participar acesse o link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/d2f2453b-c390-473f-ad40-34cd9de64a83/inscricao e faça a sua inscrição. Evento com emissão de certificado. |
Próximos eventos relacionados |
Na página Eventos Científicos, você poderá ter acesso a vários simpósios, encontros, seminários, congressos, entre outros, de dimensão regional, nacional ou internacional, da área de ensino de ciências e matemática e áreas afins.
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Eventos anteriores realizados pelo PPGECM |
Acesse e saiba mais sobre os eventos organizados pelo Programa. |
Periódicos
O PPGECM, atento à importância da produção intelectual bibliográfica de seus docentes e discentes, elenca, na página PERIÓDICOS, uma gama de revistas cujo foco e escopo podem se direcionar para as pesquisas produzidas por nossos docentes e discentes.
Acesse a página PERIÓDICOS. Além do link para as revistas, você encontrará, também, a periodicidade, o qualis em ensino e uma breve descrição do perfil e/ou objetivo delas.
Divulgação:
O PPGECM já titulou 156 mestres. A maioria é do quadro docente das redes públicas de ensino, sobretudo em Jataí e cidades vizinhas e também de cidades do Mato Grosso. Há também professores do magistério superior e servidores técnico-administrativos em Educação, entre outros.
Conheça um pouco sobre nossos egressos e suas pesquisas.
Endereço: Rua Riachuelo, nº 2090, Divino Espírito Santo, Jataí - GO, CEP 75.804-020.
Telefone: (64) 3514 - 9660
Coordenação
Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza - Coordenador do Curso de Doutorado (Ramal 9627)
Prof. Dr. Carlos Cezar da Silva - Coordenador do Curso de Mestrado (Ramal 9699)
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Apoio à Coordenação
Servidora: Liliane Paulino de Castro
Ramal: 9613
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Secretaria de Pós-Graduação
Secretária: Mara Sandra de Almeida
Ramal: 9611
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