Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Mestrado Profept - Câmpus Anápolis
Início do conteúdo da página

Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h42 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2025, 18h43

Dissertações

A primeira turma do mestrado ProfEPT foi em 2017, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2019. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com  títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no ProfEPT, também estão listados na aba Produtos educacionais.

 

Dissertações defendidas - Turma 2023

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na educação do campo e os desafios da inclusão digital

 

Me. Márcio Rodrigo Bernardo da Costa

Profa. Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Orientadora)

 

 

Dissertações defendidas - Turma 2022

A elevação da escolaridade para os(as) egressos(as) do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Refrigeração e Climatização na modalidade EJA do IFG - Câmpus Senador Canedo

 

Me. Andréia Missias Andrade de Carvalho

Profa. Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (Orientadora)

 

Pressupostos formativos e dicotomias entre conhecimento específico e pedagógico no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IFMA – Campus Codó

 

Me. Anne Karoline Vieira de Abreu

Prof. Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Orientador)

 

Professoras do Instituto Federal de Goiás: perfil, barreiras e desafios do fazer científico e da maternidade

 

Me. Cristiana Ferreira Franco

Profa. Dra. Tânia Mara Vieira Sampaio (Orientadora)

 

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PEDAGOGO: A formação especializada e o campo de atuação do coordenador pedagógico no Ensino Médio da Bacia do Rio Corrente-BA

 

Me. Glauber Luan Lopes Guimarães

Profa. Dra. Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (Orientadora)

 

Formação de professores dos cursos de engenharia para a educação inclusiva: IFG Campus Goiânia

 

Me. Iara da Silva Amorim dos Anjos

Profa. Dra. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

TDAH no ensino superior: um estudo sobre o preparo dos professores de graduação do IFG - Campus Goiânia

 

Me. Isabel Cristina Moreno Alves

Prof. Dr. Timoteo Madaleno Vieira (Orientador)

 

Os dilemas socioambientais na Amazônia no período do (Des)Governo Bolsonaro através de um videogame como recurso educativo

 

Me. Jefferson Nogueira de Oliveira

Prof. Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Orientador)

 

A/o Pedagoga/o Técnica/o Administrativa/o: A Práxis no IFG

 

Me. Juliana Paula Neri da Silva

Profa. Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Orientadora)

 

O trabalho, do abandono ao retorno aos estudos – Uma análise crítica por meio de diálogos entre estudantes da EJA e do 9º ano do Ensino Fundamental em um Podcast

 

Me. Kleide Araújo Lima

Prof. Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Orientador)

 

Percepções dos estudantes do curso Técnico Integrado em Enfermagem na modalidade EJA, do IFG – Câmpus Goiânia Oeste sobre o atendimento em saúde de pessoas surdas

 

Me. Lourena Cristina de Souza Barreto

Profa. Dra. Dayanna Pereira dos Santos (Orientadora)

 

Tradução e interpretação interlíngue - Libras/Português: práticas de mediação intercultural na educação de surdos

 

Me. Lucimar Alves de Oliveira

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

A Educação Ambiental e o Design Thinking em uma proposta de campanha de sustentabilidade no IFG

 

Me. Michele Jussara Bagestão

Prof. Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Orientador)

 

As bibliotecas da Rede Federal e as regulamentações para bibliotecas escolares: espaços de aprendizagem, promoção da leitura e pesquisa

 

Me. Milena Bruno Henrique Guimarães

Profa. Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Orientadora)

 

Moodle como Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem nos Institutos Federais

 

Me. Milton Ferreira de Azara Filho

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

Tecnologias Digitais na Educação: a construção de salas virtuais interativas e dialógicas no âmbito do IF Goiano

 

Me. Stephanny Loren Carvalho Gonçalves

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

A Docência em Cursos Técnicos de Nível Médio ofertados pelo Centro de Educação Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) na modalidade EaD

 

Me. Tânia Mara Collyer Pinheiro

Profa. Dra. Dayanna Pereira dos Santos (Orientadora)

Inclusão de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no Ensino Médio: Um Estudo de Caso

 

Me. Vanderléia Fernandes Barbosa

Profa . Dra. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

 

Dissertações defendidas - Turma 2021

Letramento Informacional na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com os estudantes da EJA

 

Me. Alisson de Sousa Belthodo Santos

Prof. Dr. Timoteo Madaleno Vieira (Orientador)

 

Estudantes do Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil

 

Me. Marlene Correia Teles

Profa. Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Orientadora)

 

Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica - Um estudo no Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente do IFPA - Campus Parauapebas

 

Me. Nara Gisele Duarte Silva

Profa. Dra. Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (Orientadora)

 

 

  

Dissertações defendidas - Turma 2019

Inclusão de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Educação Profissional e Tecnológica do IFG - Câmpus Anápolis

 

Me. Edson Silva de Carvalho

Profa. Dra. Dayanna Pereira dos Santos (Orientadora)

 

Projeto Conhecendo o IFG: uma perspectiva dialógica entre comunicação e extensão

 

 

Me. Dalliane Louredo de Melo Moreira

Profa. Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (Orientadora)

 

A Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Uma Análise a partir dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas no Instituto Federal de Goiás

 

Me. Maria Helena Pereira Magalhães

Profa. Dra. Dayanna Pereira dos Santos (Orientadora)

 

Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem: um estudo sobre as necessidades educativas especiais numa perspectiva inclusiva

 

Me. Juliana Cecilia Padilha de Resende

Profa. Dra. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

Ambiente Físico e Arquitetônico do Instituto Federal: Análise da Realidade de Campus no IFG

 

Me. Kyung Joon Ribeiro Santos

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

Discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Goiás

 

Me. Lenir de Jesus Barcelos Coelho

Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Orientadora)

 

Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da Educação De Jovens E Adultos - EJA

 

Me. Darc Lene Braga Pereira

Profa. Dra. Mad'Ana Desiree Ribeiro de Castro (Orientadora)

 

A educação financeira na formação profissional e tecnológica: uma proposta cognitivo-comportamental

 

Me. Marcos Antônio Andrade da Costa

Prof. Dr. Timoteo Madaleno Vieira (Orientador)

 

 

 

Dissertações defendidas - Turma 2018

Diálogos Entre Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (2013-2018)

 

Me. Adriam Marcos da Silva

Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Orientadora)

 

A Perspectiva de Martin Buber para a Educação Inclusiva na EPT

 

Me. Alinne Monteiro da Cruz Atanasio

Profa. Dra. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

Representação Estudantil em Órgãos Colegiados: Práticas Educativas no Conselho Superior Do IFG

 

Me. Fernanda Eline de Oliveira

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

“EU QUE PLANTEI”: Educação Ambiental frente ao consumo de agrotóxicos nos alimentos

 

Me. Gustavo Carvalho da Rocha Lima Martins

Prof. Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Orientador)

 

Princípio Da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) no IFG

 

Me. Lucas Vínicius Dias

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

Tecnologias na Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Goiás

 

Me. Quéren dos Passos Freire Arbex

Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Orientadora)

 

Letramentos críticos em contextos não formais de ensino da língua inglesa: uma experiência com docentes não licenciados

 

Me. Luiz Eduardo Krüger

Profa. Dra. Daniella de Souza Bezerra (Orientadora)

 

A Noção de Competências e o Aperfeiçoamento dos Trabalhadores do Poder Judiciário Goiano

 

Me. Adriano José da Silva Santos

Prof. Dr. Guenther Carlos Feitosa de Almeida (Orientador)

 

A concepção de trabalho veiculada por escoteiros de Anápolis-GO: o ramo sênior em foco

 

Me. Weberty Ferreira Lima

Prof. Dr. Guenther Carlos Feitosa de Almeida (Orientador)

 

Limites e desafios para os candidatos da EJA no IFG: o não comparecimento e as dificuldades para a efetiva participação no processo seletivo

 

Me. Ana Cecília dos Santos Gumerato

Profa. Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (Orientadora)

 

O material didático de história na EJA/EPT do curso de enfermagem integrado ao ensino médio do campus Goiânia Oeste: possibilidades políticas e pedagógicas

 

 

Me. Vanessa Karllen Silva

Profa. Dra. Mad'Ana Desiree Ribeiro de Castro (Orientadora)

 

Análise da efetivação das garantias legais de permanência, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência nos Institutos Federais de Goiás

 

Me. Rafaela Dias Ferreira

Prof. Dr. Alcyr Alves Viana Neto (Orientador)

 

 

 

Dissertações defendidas - Turma 2017

Avaliação da Aprendizagem e Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Práticas Educativas no IFPA/Câmpus Industrial de Marabá

 

Me. Elielson Souza da Silva

Prof. Dr. Wanderley de Azevedo Brito (Orientador)

 

Entre Tempos e Espaços de Formação: Plano de Estudo e Formação Integrada na Escola Família Agrícola

 

Me. Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz

Profa. Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (Orientadora)

 

A “Travessia”: A Formação Omnilateral no Curso Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

 

Me. Karla Rodrigues Mota

Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Orientadora)

 

Inclusão Escolar e Formação Integral da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista: Caminhos Possíveis

 

Me. Gláucia Tomaz Marques Pereira

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

Um Estudo do Conselho de Câmpus do Instituto Federal de Goiás- Câmpus Valparaíso - A Gestão Democrática Como Pressuposto de Efetividade

 

Me. Lauce Noriyo De Moraes Nozaki

Prof. Dr. Adelino Candido Pimenta (Orientador)

 

Formação Continuada dos Docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Como Entendem e Como A Fazem?

 

Me. Januário Neto Pereira Sarmento

Prof. Dr. Alcyr Alves Viana Neto

 

Percepções Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza: Limites e Possibilidades de Uma Ação Didático-Formativa

 

Me. Loryne Viana De Oliveira

Prof. Dr. Adelino Candido Pimenta

 

Educação de Jovens e Adultos e Possibilidades de Emancipação das Juventudes: Um Estudo de Caso

 

Me. Lucas Manoel Andrade

Profa. Dra. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

A Constituição do Discurso Pedagógico das Relações Entre Educação e Tecnologia na Produção Científica (2007-2017)

 

Me. Luiz Carlos De Paiva

Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Orientadora)

 

Uso de um Aplicativo Móvel como Recurso para Aprendizagem sobre Educação Ambiental

 

Me. Marília Castro De Melo

Profa. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

Dos Pressupostos ao Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico: Um Documentário da Narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina-DF

 

Me. Mônica Angélica Barbosa De Almeida

Profa. Dra. Daniella de Souza Bezerra (Orientadora)

 

Relação Escola-Família, Ética e Violência: Análise Sobre Levantamentos Realizados no Período De 2013 A 2018 no Brasil

 

Me. Paulo Roberto De Oliveira Santos

Prof. Dr. Alcyr Alves Viana Neto (Orientador)

 

A Convergência das Mídias como Estratégia Instigadora do Pensamento Reflexivo na Educação de Jovens e  Adultos

 

Me. Regina Aparecida Magnabosco De Sousa Marques

Me. Dra. Gizele Geralda Parreira (Orientadora)

 

Jovens do Ensino Médio como Leitores e Pronunciadores do Mundo: a Biblioteca como espaço de produção de narrativas de leituras

 

Me. Rafaela Soares Mendonça

Profa. Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Orientadora)

 

 

Ensino de Literatura: Metodologias na Perspectiva Vygotskyana para o Ensino Médio Público e no Contexto Das TIC

 

Me. Sara Maria Souza Nogueira

Prof. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Orientador)

 

Juventudes e Escolarização: O Ensino Médio e o Desafio da Formação Crítica de Jovens Pertencentes a Comunidades Empobrecidas

 

Me. Suzana Medeiros De Souza Aguiar

Profa. Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Orientadora)

 

O Trabalho do Pedagogo TAE na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Instituto Federal de Goiás: Reflexões, Desafios e Possibilidades

 

Me. Wallace Pereira Sant Ana

Prof. Dr. Glen Cézar Lemos (Orientador)

 

 

Fim do conteúdo da página