Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Luziânia) > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Reuniões no IFG Aparecida promovem diálogos sobre reinício das aulas após greve de servidores
Início do conteúdo da página
Gestão

Reuniões no IFG Aparecida promovem diálogos sobre reinício das aulas após greve de servidores

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 11h35 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 19h24

Os encontros estão envolvendo servidores docentes e técnicos administrativos, alunos e pais de alunos

imagem sem descrição.

O retorno das aulas no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está marcado para o dia 24 de julho. Sob coordenação do diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende, estão sendo realizadas reuniões de servidores docentes e técnicos administrativos com alunos e pais de alunos, para diálogos sobre o retorno das aulas, as férias discentes e outras questões, após a greve dos servidores federais em educação, encerrada no dia 27 de julho. Professores e técnicos estão de volta ao trabalho e as reuniões da comunidade acadêmica começaram na noite desta segunda-feira, 1º de julho, com servidores e pais de alunos, e prosseguem até amanhã, dia 3.

Na manhã desta terça-feira, a conversa foi com estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos em Alimentos, Edificações e Química. O diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende agradeceu as presenças dos estudantes e falou da importância de dialogar com a comunidade acadêmica do IFG Aparecida sobre a recuperação das aulas pelo período de greve, bem como dialogar sobre a paralisação dos servidores e esclarecer dúvidas dos alunos.

 

GT para novo calendário

O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, explicou que o calendário será ajustado de forma que todas as aulas sejam repostas, com garantia de todo o conteúdo das disciplinas, de forma totalmente presencial. Marcos Flávio destacou que não haverá interrupção das férias planejadas no ano passado para o mês de julho de 2024, não apenas pelo tempo de discussões que a alteração de calendário demandará, mas também em função de programações pessoais de servidores e de alunos com suas famílias.

O chefe do DAA lembrou ainda que o restaurante estudantil não tinha programação para funcionamento em julho e que a frota de ônibus é reduzida no período. Assim, ficou definida a data de 24 /07 para o retorno das aulas e para a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que vai definir o novo calendário acadêmico para 2024. O diretor Eduardo Rezende informou que o GT vai contar com a participação de servidores, alunos e pais de alunos.

Os estudantes presentes à reunião também receberam dos servidores informações sobre as razões da greve e o que foi conquistado. O professor Lourival de Almeida Silva falou em nome da categoria docente e a técnica Kamilla Assis Tavares em nome dos servidores administrativos. Eles explicaram que o movimento paredista não se deu apenas por questão salarial, mas pela recomposição de perdas históricas, que se agravaram a partir de 2015. Eles destacaram que todas as conquistas que hoje existem na educação pública, inclusive as de natureza estrutural, deram-se a partir da luta organizada dos trabalhadores e, muitas vezes, também com apoio de alunos.

 

Cronograma das reuniões

 

 

 IMAGENS

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página