Reitor e servidores do IFG recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Além do reitor, foram homenageados servidores e diretores de três câmpus do Instituto Federal de Goiás
O reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva, foi homenageado nesta terça-feira em sessão realizada no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Além do reitor, foram homenageados os diretores dos câmpus Valparaíso, Formosa e Luziânia, João Marcos Bailão, Murilo de Assis Silva e Reinaldo de Lima Reis Júnior; a professora e chefe do departamento de áreas acadêmicas do Câmpus Luziânia, Marizângela Aparecida de Bortolo Pinto, e Alessandro Rodrigues Vidal, coordenador de registros acadêmicos do Câmpus Formosa. Estiveram presentes também, na cerimônia, o diretor executivo da Instituição, professor Adelino Candido Pimenta, a assessora de Relações Institucionais do IFG, Gerley Lopes Cardoso. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, também participou representando o reitor do Instituto Federal Goiano.
A proposta de homenagem foi sugerida pela presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputada estadual Adriana Accorsi, e foi motivada pelos serviços prestados pelo IFG na formação de guardas municipais, a partir dos cursos ofertados nos câmpus Formosa, Luziânia e Valparaíso, que já formaram, até o momento, mais de 600 pessoas.
O reitor do IFG, convidado a falar em nome das instituições federais, chamou atenção para a necessidade de não fragmentar os setores da sociedade, no âmbito da educação, e ressaltou o aspecto positivo de aliar de forma mais incisiva o aspecto prático da formação de segurança à formação teórica, dentro do ambiente acadêmico, com o auxílio da educação ofertada nos institutos federais.
Durante sua fala, a deputada e presidente da Comissão de Segurança Pública do Estado de Goiás, Adriana Accorsi, salientou a importância de trabalhar com o Instituto Federal de Goiás e também com o Instituto Federal Goiano, que também oferta cursos de formação em parceria com a SSPAP. De acordo com Adriana, a parceria com os institutos é um trabalho único no país, feito com excelência e de forma gratuita: “trata-se de um serviço que fortalece a segurança pública do Estado, como um todo”.
Para Hernany Bueno, assessor da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás e gerente do projeto dos cursos de formação no âmbitos dos institutos, a parceria com os institutos federais, além de quebrar paradigmas dentro do ambiente acadêmico, oferece formação para a segurança pública com excelência e de forma gratuita: "essa ação é um modelo singular de formação de segurança pública no país e será propagada em outros estados do país".
Cursos de formação
Até o momento, o Instituto Federal de Goiás, em parceria com secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado (SSPAP) e com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN), já formou mais de 600 guardas municipais dos municípios: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Formosa, Cabeceiras, Luziânia, Valparaíso e Novo Gama. Em Formosa, o curso foi ministrado no primeiro semestre deste ano e formou 158 guardas civis municipais no mês de junho.
Essa formação é idealizada pelo Governo do Estado de Goiás no Programa Pacto Social Goiás pela Vida, lançado de Estado em setembro do ano passado. Esse Pacto prevê, além de ações formativas, a implantação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal para a área de Segurança Pública nos municípios.
Saiba mais sobre os cursos de formação:
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.
Redes Sociais