Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Luziânia) > IFG > Últimas notícias > Professora do Câmpus Goiânia participa de imersão em importante laboratório de Física da América Latina
Início do conteúdo da página
CIÊNCIA

Professora do Câmpus Goiânia participa de imersão em importante laboratório de Física da América Latina

A docente Simone Ramalho foi uma das 40 pessoas selecionadas para ação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

  • Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2023, 12h48
  • Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 14h00
Docente do IFG integra equipe de visitantes de 26 estados e Distrito Federal
Docente do IFG integra equipe de visitantes de 26 estados e Distrito Federal

Desde o dia 17 de julho, a professora da área de Física no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Simone Ramalho, se junta a outros docentes das áreas de Química e Biologia de todo o Brasil para participar da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM). A ação ocorre nas dependências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, localizado em Campinas (SP), que conta com um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo e único na América Latina: o Sirius.

Durante a ação, que ocorre até amanhã, 21 de julho, a professora deve participar de aulas expositivas sobre a fonte de luz síncrotron – tipo de luz produzida no Sirius e que é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento – e visitar as instalações dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Biorrenováveis (LNBR) e de Nanotecnologia (LNNano), participando de seminários que contextualizem o cotidiano. A ideia é promover um espaço de discussões, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias entre docentes e demais pesquisadores.

“Minha experiência na quinta edição Escola Sirius para Professores do Ensino Médio tem sido uma oportunidade ímpar de inserção no campo da ciência de fronteira, envolvendo discussões teóricas e demonstrações práticas sobre as pesquisas realizadas laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.(…) O principal objetivo dessa experiência sensacional é a de difundir conhecimento no que há de mais moderno no mundo da Ciência atual para as salas de aula e comunidade acadêmica como um todo”, comenta a Simone.

 

Participantes durante momentos no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

A professora foi selecionada entre 349 inscritos no edital do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ação conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que financia o evento.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG com informações do CNPEM

Fim do conteúdo da página