Câmpus Jataí celebra Consciência Negra
O minicurso “O racismo estrutural e estruturante das relações étnico-raciais no Brasil” abriu as atividades da X Consciência Negra e Diversidade Cultural do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí. Além do minicurso, a programação do câmpus Jataí contará com roda de conversa na tarde do dia 20 e cinedebate no período noturno.
Ministrado pela professora Janira Sodré, do câmpus Goiânia, o minicurso foi destinado a servidores docentes e técnico-administrativos como atividade formativa para o atendimento às Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Já na tarde desta terça-feira, será realizada a roda de conversa “Racismo não é mimimi”, no espaço do Refeitório Estudantil do Câmpus.
A roda de conversa será conduzida pela professora Karyne Barbosa Moraes, da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. Aberta a participação da comunidade estudantil e externa ao câmpus Jataí, esta atividade terá um caráter reflexivo, mas abordará a temática de forma lúdica e priorizando o entendimento dos discentes do Ensino Médio.
Após a roda de conversa, será servido um ajeum, que em ioruba significa refeição. Por fim, no período noturno, o filme “Vista Minha Pele” será exibido com a realização de debate entre os participantes da sessão.
Diferentemente das edições anteriores, a X Consciência Negra e Diversidade Cultural é parte de uma programação articulada entre coletivos que discutem a negritude em Jataí, além de entidades sensíveis à construção de uma agenda antirracista. O conjunto de ações foi chamado de Novembro Negro e foi aberto já no dia 10 de novembro, com Abraço Negro na comunidade quilombola do Cedro, em Mineiros.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
Redes Sociais