Apresentação de dissertação em memória à estudante Laís Fernanda de Araújo Silva
Data: 29 de junho | Local: Auditório Demartin Bizerra | Horário: 9 horas
Nesta sexta-feira, 29, ocorrerá uma apresentação de dissertação em memória à aluna Laís Fernanda Araújo Silva, do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. Na ocasião a família da estudante, assassinada durante uma tentativa de assalto ocorrido em maio deste ano, assistirá a apresentação da dissertação que será realizada pelo professor Me. Márcio Rodrigues da Cunha Reis. O evento será às 9 horas, no auditório Demartin Bizerra, no câmpus.
A iniciativa reunirá, além dos familiares da aluna, docentes e colegas do programa de mestrado e o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues. A equipe do curso também fará uma homenagem póstuma à Laís. O evento será encerrado com a leitura da epígrafe do trabalho e entrega da placa para os pais da estudante.
Dissertação
Com o título, Índices e Indicadores Socioeconômicos, Científicos e Tecnológicos como Parâmetros para Modelo de Previsão, o trabalho visa verificar a relação dos índices e indicadores, principalmente quanto aos indicadores científico e tecnológico, que ao serem aplicados no modelo de previsão, levam em consideração outros parâmetros de desenvolvimento, que são indicadores de crescimento interno das nações.
A metodologia utilizada compreende na seleção dos países, obtenção de índices e indicadores referentes aos países selecionados, proposta do modelo de previsão, treinamento e validação da rede neural. A pesquisa constatou que isso aprimora a técnica e a modelagem utilizada. Assim, ao utilizar índices e indicadores socioeconômicos, científicos e tecnológicos, restou demonstrado que os resultados foram pautados em avaliação abrangente.
Conforme passado pela coordenação do mestrado, a novidade do trabalho desenvolvido por Laís é apresentar modelo que tem como entrada na rede de dados de diversos atributos de diferentes países, e como saída, dados apenas de único país. Desta forma, os resultados mostram coerência sobre cenário do país escolhido, considerando a influência da globalização.
Os resultados indicam valores previstos próximos dos valores reais com erros de aproximadamente 1,2%. O modelo proposto obteve desempenho satisfatório, exceto para previsão de depósito de patentes. O produto do trabalho é a criação de software com o modelo de previsão apresentado, o qual será registrado como Programa de Computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
Serviço
Apresentação de dissertação em memória à estudante Laís Fernanda de Araújo Silva
Data: 29 de junho
Local: Auditório Demartin Bizerra do IFG - Câmpus Goiânia
Horário: 9 horas
Redes Sociais