Editais de Assistência Estudantil - Câmpus Goiânia
DÚVIDAS FREQUENTES
Quem pode participar dos programas de auxílio financeiro?
Programa Alimentação: estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (tempo integral, tempo parcial e modalidade de Educação de Jovens e Adultos) tem acesso universal ao Auxílio-Alimentação, e os demais estudantes deverão concorrer a edital próprio.
Programa Permanência: estudante com renda per capita familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que esteja matriculado em curso Técnico ou de Graduação e frequentando regularmente às aulas.
Programa Auxílio Emergencial: estudantes em situação de desigualdade socioeconômica emergencial, inesperada e momentânea, para o enfrentamento de situações de riscos, perdas e danos à integridade e outras situações sociais que comprometam seu rendimento escolar, sua permanência na Instituição e/ou conclusão qualificada.
O que é Renda Bruta Familiar e Renda Per Capita?
Renda Bruta é a soma de todos os rendimentos (salário, rendimento de autônomo, aposentadoria, pensão, recebimento de aluguel de imóvel) sem descontos, de todos
os membros do núcleo familiar.
Renda Per Capita é a divisão da renda bruta pelo número de membros da família. Exemplo: Renda Bruta Familiar = 2 mil reais. Número de pessoas que residem na
casa: 4 pessoas. 2000/4 = 500. A Renda Per Capita da família é igual a 500 reais.
Como solicitar um auxílio financeiro?
Passo 1: Verificar no site do IFG a abertura de edital e período de inscrição
Passo 2: Preencher a Caracterização Socioeconômica no SUAP
Passo 3: Se inscrever nos programas em que tem interesse pelo SUAP
Passo 4: Enviar a documentação comprobatória da situação de vulnerabilidade socioeconômica por uma das seguintes formas:
● SUAP
● E-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
● Envelope lacrado (presencial)
Em quantos programas o estudante pode se inscrever?
Em quantos desejar! Mas a inscrição não é garantia de que o estudante será contemplado em todos eles.
Preciso autenticar os documentos?
NÃO. Solicitamos apenas o envio das cópias. Já as declarações devem ser impressas e assinadas em caneta azul ou preta. Não serão aceitos documentos rasurados, amassados ou ilegíveis.
Perdi o prazo de inscrição ou de envio de documentos. O que devo fazer?
Caso o estudante descumpra o prazo de qualquer etapa prevista pelo edital, este estudante estará desclassificado do processo seletivo. Por isso é imprescindível que o estudante leia atentamente o edital e cumpra os prazos definidos no cronograma, acompanhando a página da CAE para verificar se houve prorrogações de prazos.
Como os estudantes são selecionados para receber o auxílio?
As assistentes sociais analisam a documentação enviada e comparam com os dados da inscrição no SUAP. Os auxílios são concedidos para aqueles estudantes que se encontram em situação mais vulnerável, de acordo com a quantidade de vagas existentes.
Quando as parcelas dos auxílios financeiros serão pagas?
Geralmente entres os dias 05 e 10 de cada mês. A quantidade de parcelas de cada Programa será definida pelos editais. O comunicado sobre o pagamento será enviado aos estudantes todos os meses pela Caixa de Mensagens do SUAP, para o e-mail que o estudante cadastrar nos sistemas do IFG, e no site do IFG na seção “Avisos”.
Como o estudante recebe o pagamento?
No ato da inscrição o estudante informará se deseja receber as parcelas em conta bancária própria ou por CPF.
Como receber as parcelas via conta bancária?
O estudante deverá informar no SUAP o número, a agência e a operação (se houver) de uma conta corrente de qualquer banco tradicional ou digital (exceto C6Bank) ou uma conta poupança da Caixa Econômica Federal. O titular da conta deve ser o próprio aluno. Não serão aceitas contas-salário ou contas conjuntas, nem contas poupança de outros bancos exceto a Caixa Econômica Federal.
Como receber as parcelas via Ordem de Pagamento?
Todos os estudantes que não informarem uma conta bancária terão as parcelas depositadas via Ordem de Pagamento em seu CPF. Para resgatar o valor o estudante deverá se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil portando seu RG e CPF. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal. Mas atenção: para quem recebe por Ordem de Pagamento o dinheiro só fica disponível por 3 dias úteis! Depois deste prazo o dinheiro é devolvido ao IFG e o estudante precisará entrar em contato com a CAE pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando o repagamento.
Eu recebo bolsa de estágio/monitoria/iniciação científica. Posso me inscrever no auxílio mesmo assim?
PODE. O auxílio não é considerado uma modalidade de bolsa, e sim uma ajuda de custo financeira, portanto o recebimento de um não interfere no outro. Da mesma forma, um aluno que recebe auxílio não fica impedido de concorrer a outras bolsas.
Por que vocês não oferecem auxílio-transporte?
Porque a prefeitura de Goiânia e região metropolitana são atendidas pelo programa Passe Livre Estudantil, em que o estudante regularmente matriculado em instituição de ensino é beneficiado com saldo no cartão Sitpass suficiente para custear seu deslocamento entre escola e residência. Este programa é de competência do Governo Municipal, não tendo relação direta com o IFG. Para mais informações, consulte o site: http://www.juventude.go.gov.br/
Notícias (Servidor)
Reflexões sobre a pós-graduação, lançamento de livros e apresentação de pesquisas marcam o segundo dia da 21ª SNCT
13/11/2024 20h17
IFG está com inscrições abertas para selecionar dois estagiários da área de Direito
11/11/2024 18h21
IFG seleciona tutores para cursos EaD
07/11/2024 13h33
Comunicados (Servidor)
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48
Nota à Comunidade
11/11/2024 17h08
Prazo para compensação do recesso de final de ano
26/09/2024 18h30
Indisponibilidade dos serviços de TI - 28 e 29/9
24/09/2024 19h09
Novos calendários acadêmicos (2024)
23/09/2024 15h41
Novo canal de comunicação: gestão de pessoas e servidores
19/09/2024 16h18
Resultado Final: editais PIBICTI
16/09/2024 08h11
Retificação de Processos Seletivos
10/09/2024 14h03
Suspensão de expediente: unidade Reitoria
12/08/2024 10h00
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Avaliação - Estágio probatório | Reitoria
17/07/2024 13h34
Manutenção Programada na Unidade Reitoria -- 31/5
27/05/2024 16h23
Resultado Preliminar | Coordenação PIBID
23/05/2024 14h02
Resultado Preliminar: Seleção de professores para o Projeto AlmEJA
09/05/2024 15h08
Seleção de Docentes: Formação de professores do ensino secundário/técnico vocacional de Timor-Leste
08/05/2024 15h09
Liberação do Estacionamento Interno da Reitoria
25/04/2024 16h27
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Informações sobre atividades no período de greve no IFG
18/04/2024 14h42
Redes Sociais