Área Acadêmica
Visitas técnicas no IFG
As visitas técnicas são atividades pedagógicas supervisionadas realizadas em ambientes externos à instituição, constituindo um mecanismo de integração entre a escola e a sociedade. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, as visitas técnicas são regulamentadas pela Resolução CONSUP IFG nº 55/2014. As visitas técnicas deverão constar nos Planos de Ensino das respectivas disciplinas.
No início de cada semestre, o Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) fará o levantamento, junto aos docentes, das visitas técnicas planejadas para o semestre vigente. Em seguida, o DAA elaborará a Planilha de Programação Semestral de Visitas Técnicas, que deverá ser assinada pelos coordenadores de curso, pela Chefia do DAA, pelo(a) Gerente de Administração e pelo(a) Diretor(a)-Geral do Câmpus. A Planilha de Programação Semestral de Visitas Técnicas será elaborada, atualizada e inserida no processo de visita técnica pelo próprio DAA.
Formalização da visita técnica
Estão disponibilizadas aqui as orientações necessárias para formalização do processo de visita técnica.
Antes de iniciar o processo, conferir a AGENDA DO TRANSPORTE e realizar o pré-agendamento com a Coordenação de Administração e Manutenção (Setor de Transportes) para reserva da data (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / 3703-3395).
Consulte o fluxograma (disponível aqui) para verificar os procedimentos e os responsáveis por cada etapa do processo de visita técnica.
Toda visita técnica deve ser formalizada através de processo eletrônico, exclusivamente, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), com no mínimo 07 dias úteis de antecedência.
O início do processo deverá ocorrer através de requerimento no SUAP, seguindo o passo a passo abaixo (para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui):
- Tipo de processo: "Acadêmico: Visita Técnica"
- Assunto: "Solicitação de Visita Técnica - LOCAL - DATA"
- Descrição: Descrever sucintamente a Visita Técnica
Após gerar o requerimento, adicionar os documentos iniciais.
DOCUMENTAÇÃO INICIAL:
- Requisição de viagem (modelo no SUAP) contendo todas as assinaturas exigidas no documento;
- Plano de Ensino da disciplina (em que consta a previsão de visita técnica);
- Nome de servidores e alunos - visita técnica (modelo no SUAP);
- Planilha de concessão de auxílio financeiro a estudantes*, se for o caso (modelo no SUAP);
Após anexar os documentos iniciais, clicar em "Gerar Processo Eletrônico" e encaminhar o processo para o setor ANA-DAA.
* Para consulta de valores de auxílio financeiro, verificar Memorando Circular n.º 10/2016/PROAD/IFG.
PARA O DIA DA VIAGEM (viajar com essa documentação em mãos):
- Termos de responsabilidade de todos os estudantes (modelo aqui);
- Autorização dos pais/responsáveis para estudantes menores de 18 anos (modelo pdf e editável)
(Para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui)
Após a realização da visita técnica, o/a docente responsável deverá anexar ao processo a documentação final da visita (para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui).
DOCUMENTAÇÃO FINAL:
- Relatório da Visita Técnica (modelo no SUAP). Prazo: até 05 dias corridos após a realização da visita.
Entregar os seguintes documentos físicos para o DAA escanear e anexar ao processo:
- Lista de presença dos participantes da visita técnica;
- Termos de responsabilidade de todos os estudantes (assinados);
- Autorização dos pais/responsáveis para estudantes menores de 18 anos (assinados).
O DAA fará a certificação e o lançamento das horas complementares dos estudantes no sistema acadêmico a partir da lista de presença entregue.
Solicitação de diária para servidor
Caso faça jus ao recebimento de diária (Portaria Normativa n.º 02/2020-REITORIA/IFG), o/a docente responsável pela visita técnica e o/a servidor/a acompanhante deverão (individualmente):
Iniciar o processo de requerimento no SUAP, seguindo o passo a passo abaixo (com no mínimo 07 dias úteis de antecedência):
(para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui)
- Tipo de processo: "Solicita diárias e/ou veículo oficial"
- Assunto: "Solicitação de diária - Visita Técnica - LOCAL - DATA"
- Descrição: Descrever sucintamente a solicitação
Após gerar o requerimento, adicionar os documentos iniciais.
DOCUMENTAÇÃO INICIAL:
- Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens (modelo no SUAP). Preencher, assinar e solicitar a assinatura da chefia imediata.
- Documentação referente à realização da visita técnica (Folder/programação do Evento, Requisição de Viagem, Convite, E-mail, etc.).
Após anexar os documentos iniciais, clicar em "Gerar Processo Eletrônico" e encaminhar o processo para o setor ANA-DAA.
O servidor da CAA/DAA procederá à solicitação da(s) diária(s) no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP).
Após a realização da visita técnica, o/a docente responsável pela visita técnica e o/a servidor/a acompanhante deverão anexar a documentação de prestação de contas ao seu respectivo processo de solicitação de diária (no prazo de até 05 dias corridos contados da realização da visita).
(para acessar o tutorial em vídeo, clique aqui)
DOCUMENTAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS:
- Relatório de Viagem (modelo no SUAP);
- Documentação comprobatória de participação na visita (Fotos, Relatório da Visita Técnica, Lista de Presença, etc.).
Após anexar os documentos, encaminhar o processo para o setor ANA-DAA.
Notícias (Servidor)
Reflexões sobre a pós-graduação, lançamento de livros e apresentação de pesquisas marcam o segundo dia da 21ª SNCT
13/11/2024 20h17
IFG está com inscrições abertas para selecionar dois estagiários da área de Direito
11/11/2024 18h21
IFG seleciona tutores para cursos EaD
07/11/2024 13h33
Comunicados (Servidor)
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48
Nota à Comunidade
11/11/2024 17h08
Prazo para compensação do recesso de final de ano
26/09/2024 18h30
Indisponibilidade dos serviços de TI - 28 e 29/9
24/09/2024 19h09
Novos calendários acadêmicos (2024)
23/09/2024 15h41
Novo canal de comunicação: gestão de pessoas e servidores
19/09/2024 16h18
Resultado Final: editais PIBICTI
16/09/2024 08h11
Retificação de Processos Seletivos
10/09/2024 14h03
Suspensão de expediente: unidade Reitoria
12/08/2024 10h00
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Avaliação - Estágio probatório | Reitoria
17/07/2024 13h34
Manutenção Programada na Unidade Reitoria -- 31/5
27/05/2024 16h23
Resultado Preliminar | Coordenação PIBID
23/05/2024 14h02
Resultado Preliminar: Seleção de professores para o Projeto AlmEJA
09/05/2024 15h08
Seleção de Docentes: Formação de professores do ensino secundário/técnico vocacional de Timor-Leste
08/05/2024 15h09
Liberação do Estacionamento Interno da Reitoria
25/04/2024 16h27
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Informações sobre atividades no período de greve no IFG
18/04/2024 14h42
Redes Sociais