Abertas as inscrições para mestrado em Educação para Ciências e Matemática
Curso é ofertado no Câmpus Jataí. Aulas serão preferencialmente às quintas e sextas-feiras e aos sábados
O mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás está com oferta de 18 vagas para o primeiro semestre de 2021. O curso, ofertado no Câmpus Jataí, é destinado, preferencialmente, a licenciados, bacharéis e tecnólogos que atuam na docência de educação básica, nas disciplinas de Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática.
As inscrições para a seleção dos candidatos estão abertas a partir desta segunda-feira, 14 de dezembro, e prosseguem até 18 de janeiro. Elas devem ser feita somente via internet, no endereço eletrônico: http://suse.ifg.edu.br/suse/#/processoseletivo/detalhar/1351.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar seu pré-projeto de pesquisa e toda a documentação exigida no item 7 do edital e também deverá optar por uma das três linhas de pesquisa do mestrado.
Linhas de pesquisa
A linha 1 trata dos “Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática”. O candidato que optar por essa linha de investigação, já deve indicar a sublinha desejada: Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; Educação Matemática; Ensino de Física ou Ensino de Química.
A linha “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade” realiza estudos e práticas voltadas à formação de conceitos e à conscientização em educação ambiental, aliada à aprendizagem de Ciências Naturais e de Matemática, em diversas situações e contextos.
Já a linha “Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e para Matemática” compreende estudos sobre desenvolvimento e implementação de referenciais curriculares e processos avaliativos, voltados a investigar as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura, linguagem e comunicação. Essa linha está dividida em três sublinhas: Currículo e avaliação; Linguagem, cultura e sociedade; e Políticas e gestão da educação e da sala de aula.
Nesta seleção, das 18 vagas ofertadas, 13 são para ampla concorrência e cinco são destinadas ao sistema de cotas. As cinco vagas destinadas ao sistema de cotas serão assim distribuídas: três vagas na linha 1 e uma vaga na linha 3, para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (PPI); e uma vaga para pessoa com deficiência (PCD), independentemente da linha de pesquisa.
A seleção será feita em cinco etapas: análise da documentação e homologação das inscrições; avaliação do pré-projeto de pesquisa, conforme critérios apresentados no Anexo III do edital; arguição sobre o pré-projeto de pesquisa; avaliação do Currículo Lattes, conforme critérios apresentados no Anexo IV do edital; e entrevista (apenas para candidatos às vagas destinadas à população preta e parda).
Confira o edital da seleção.
Faça sua inscrição.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais