Chamada interna seleciona projetos de iniciação tecnológica para integrar proposta do IFG
Proposta institucional participará de seleção nacional entre instituições da Rede Federal
Com o objetivo de selecionar projetos de iniciação tecnológica das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) lançou edital, no final de março, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Como desdobramento desta ação, o Instituto Federal de Goiás (IFG) publica chamada interna simplificada para pré-seleção de Projetos de Iniciação Tecnológica com foco no Ensino de Programação Aplicada (via adesão ao Chamamento Público IFES Nº. 01/2021).
Compreende-se por iniciação tecnológica, o conjunto de ações de estímulo ao envolvimento de estudantes em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico e suas potencialidades, habilitando-os a desenvolver aplicações e soluções tecnológicas.
Cada instituição pode submeter uma única proposta institucional, que poderá conter até cinco projetos. Pela chamada interna do IFG, a submissão para a pré-seleção de até cinco projetos será realizada por meio do envio dos documentos relacionados nos itens 4.2 e 4.3, para o e-mail proex@ifg.edu.br, “Assunto: Pré-seleção Chamada 01/IFES”, até o prazo máximo de inscrição definido no cronograma, que é 23 de maio.
Para a etapa de pré-seleção no IFG, o proponente deverá apresentar apenas o resumo do projeto, contendo no máximo cinco páginas (fonte 12 e espaçamento 1,5) e todos os elementos requeridos pela chamada interna. Para a análise do perfil do proponente será considerada a pontuação constante no relatório do perfil do pesquisador, obtido pela Plataforma IFG Produz e a participação do proponente em projetos de extensão, devidamente comprovada.
Chamada Ifes
De acordo informações divulgadas pelo Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, softwares, kits de robótica. Cada projeto poderá receber recursos de até R$ 90 mil para custear equipamentos e bolsas.
As equipes deverão ser compostas por servidores e estudantes, incluindo estudantes externos das escolas públicas. Ao todo, serão selecionados 60 projetos, entre as instituições da Rede Federal, que receberão recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades de infraestrutura e recursos humanos. As secretarias de educação municipais e estaduais devem formalizar parcerias com a Rede Federal e realizar a seleção dos estudantes que atuarão nos projetos. Cada projeto apresentado pelo dirigente máximo das instituições que compõem a Rede Federal deverá prever o atendimento de, no mínimo, 280 beneficiários.
- Acesse o EDITAL Nº 10/2021 - PROEX/IFG Chamada Interna Simplificada do IFG para pré-seleção de Projetos de Iniciação Tecnológica com foco no Ensino de Programação Aplicada, via adesão ao Chamamento Público IFES Nº. 01/2021
- Acompanhe as publicações desta chamada: https://www.ifg.edu.br/editais-extensao
Outras informações
- Confira as informações do Ifes: https://www.ifes.edu.br/noticias/19802-chamada-publica-vai-selecionar-projetos-de-iniciacao-cientifica-na-rede-federal
- Leia a notícia da Setec/MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/edital-seleciona-60-projetos-de-iniciacao-tecnologica-na-rede-federal
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria com informações do Ifes e a Setec/MEC.
Redes Sociais