IFG recebe doação de materiais para os cursos da área de saúde
Doação foi feita pelo Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP) e beneficia os câmpus Águas Lindas e Goiânia Oeste
O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu na última sexta-feira, 9 de julho, a doação de materiais para a área de saúde. Os insumos recebidos são voltados aos cursos técnicos integrados ministrados no Câmpus Goiânia Oeste e no Câmpus Águas Lindas. A solenidade de recebimento da doação foi realizada na Reitoria do IFG e contou com a presença de gestores da Instituição e do representante do Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP), entidade responsável pela doação dos materiais.
Participaram da solenidade o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; a pró-reitora de Ensino, Oneida Barcelos Irigon; o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, Cleberson Arruda; o representante do IFEP, Leonardo Amorim de Araújo; o coordenador-geral do Projeto de Telemonitoramento de portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no estado de Goiás, professor do Câmpus Valparaíso, Geraldo Andrade de Oliveira; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia Oeste, professora Charlise Fortunato Pedroso; entre outros gestores.
Doação
Os materiais foram doados pelo Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP), a partir de uma contrapartida acordada no Projeto de Extensão “Telemonitoramento de portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no Estado de Goiás”. O projeto foi realizado por servidores, discentes e egressos do Curso Técnico em Enfermagem dos câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas, no período de abril a setembro de 2020. Como explicam os gestores do projeto, dessa ação de Extensão surgiram a parceria e a contrapartida financeira transformada em doação de materiais para ambos os câmpus participantes, no valor de 20 mil reais.
Os materiais chegaram ao Câmpus Águas Lindas durante a tarde de sexta-feira e foram recebidos por servidores. Entre os itens doados pelo IFEP estão manequins e bonecos de simulação, torso humano, desfibrilador de treinamento, imobilizador de cabeça, colar cervical, pinça cirúrgica, carro de curativo, braçadeira, bandeja, entre outros.
O diretor do Câmpus Águas Lindas, professor Tiago Araújo, destaca que projeto foi relevante para a área da saúde, parte do eixo tecnológico do câmpus, uma vez que prestou atendimento à sociedade por meio do telemonitoramento de um número significativo de pacientes, e fortaleceu as ações de extensão e pesquisa no âmbito do IFG, em parceria com o IFEP e a UFF. "A contrapartida deste projeto com o recebimento de insumos e equipamentos para o câmpus irá fomentar, ainda, as atividades de ensino em nossos laboratórios como espaços voltados aos cursos ofertados na unidade.”
O diretor agradece o empenho dos participantes da ação de extensão: "o Câmpus Águas Lindas de Goiás agradece todos e todas envolvidas no desenvolvimento do projeto de telemonitoramento das DCNTs, em especial as professoras Emily Nayana, Mariana Nóbrega, Patrícia Oliveira e a técnica-administrativa Camila Roberta. Também agradecemos ao professor Geraldo Andrade, coordenador-geral do projeto, ao IFEP e a UFF".
Ação de Extensão
O projeto de extensão, desenvolvido no IFG, foi vinculado ao projeto de pesquisa “O impacto da coordenação e acompanhamento do cuidado na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS, egressos de internação hospitalar em Itaquera - São Paulo/SP, Goiânia e Aparecida de Goiânia/Goiás”. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
No IFG, o projeto conta com a coordenação-geral do professor Geraldo Andrade de Oliveira, além das coordenações locais de saúde realizadas pelas professoras Emily Nayana (Câmpus Águas Lindas) e Ingrid Aline (Câmpus Goiânia Oeste). Segundo a professora Ingrid, “ao todo, no estado de Goiás, o projeto realizou o telemonitoramento de 860 participantes com DCNT, resultando na elaboração de material informativo sobre saúde: qualidade de vida, controle e prevenção de fatores riscos em relação a DCNTs, promoção da saúde e bem-estar; ampliação do conhecimento sobre doenças crônicas e a telessaúde no estado de Goiás; contato com a realidade social no contexto de pandemia; integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o seminário A comunicação como tecnologia do cuidado”.
Como pontuou a coordenadora Ingrid Gonçalves, “a ação foi concluída em setembro de 2020 e tem sido inspiração, modelo para novas e futuras parcerias e ações de telemonitoramento em saúde”.
Confira as fotos da solenidade no nosso perfil no Facebook.
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria e Comunicação Social/ Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais