Semana de Planejamento 2021/2 realiza atividades formativas para servidores do Câmpus Águas Lindas
Programação trouxe temáticas relacionadas à igualdade étnico-racial, gênero e violência contra a mulher
Dentre as reuniões do colegiado de cursos, planejamento individual e/ou coletivo dos planos de ensino, e discussões atreladas às jornadas de trabalho docente, a Semana de Planejamento e Formação Continuada 2021/2 inseriu em sua programação atividades sobre a igualdade étnico-racial, gênero e violência contra a mulher, tendo como público-alvo todos os servidores do Câmpus Águas Lindas.
A Semana de Planejamento teve início na manhã da última quarta-feira, 8 de setembro, com a oficina Maria da Penha vai à Escola, ministrada pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Lígia Cavalcante. A atividade abordou a violência contra a mulher e estudos de gênero para jovens e educadores.
Na ocasião, foi apresentado um jogo de cartas como recurso educativo, criado para trabalhar esses temas de modo lúdico, acolhedor e preventivo no contexto escolar. A inclusão de conteúdos relativos à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher, como temas transversais nos currículos do ensino médio, foi adicionada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), este ano, pela lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021.
Já na manhã desta sexta-feira, 10, foi realizada a roda de conversa Aplicação da Lei 11.645 e a importância da reflexão sobre a temática étnico-racial, com a Diretora de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade da SEDF, professora Ruth Meyre. O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do Câmpus Águas Lindas.
Durante o encontro, os participantes sugeriram filmes sobre a temática, além do registro fotográfico da exposição África, Mãe de Todos Nós. A comissão também aproveitou o momento para fazer a divulgação do blog da CPPIR, que pode ser acessado pelo link: https://cppiraguaslindas.blogspot.com.
Para o professor Marco Antônio, as atividades possibilitaram refletir sobre a importância do debate e da implementação de políticas públicas, que visem problematizar e superar os conflitos que se desdobram na violência, misoginia, preconceito e racismo. De acordo com o professor, “atividades que se proponham a tensionar criticamente e refletir sobre temas relacionados aos conflitos de gênero, etnia, raça e classe, geram saberes que impactam criticamente a formação docente, logo a prática pedagógica em sala de aula.”
A Semana de Planejamento está sendo realizada via Google Meet e finaliza amanhã, 11 de setembro, com programação voltada aos docentes.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais