“Para que servem as artes na Educação?” é a pergunta que fomenta as discussões do I Seminário {in}comum
O evento que começou ontem, dia 29, tem como tema “A pesquisa em arte em estados de crise”
A cidade de Goiás recebe desde ontem os professores de arte da Rede federal que fazem parte do grupo de pesquisa {in}comum com o objetivo de discutir a pesquisa em arte no contexto atual. A conferência de abertura, realizada ontem no Quartel do XX, contou com a presença da Profa. Dra. Lucia Pimentel, ex-coordenadora adjunta de Mestrado Profissional da CAPES que falou sobre as consequências e possibilidades que são geradas em momentos ditos de “crise”. Posteriormente, foi aberto um debate com o público com a mediação da Profa. Dra. Leda Guimarães, atual coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Antes da conferência de abertura, o tenor Hudson Ayres fez uma apresentação artística. Também estiveram presentes no evento o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do IFG, Paulo Francinete, o diretor-geral do câmpus Cidade de Goiás, Sandro de Lima, e o coordenador do seminário e líder do grupo {in}comum, Alexandre Guimarães, que falou sobre a importância da união e engajamento político dos professores de arte. “Esse seminário é uma convocatória para pensar nosso papel de professores, no nosso caso das artes, nosso papel político, ético e estético. Só organizados seremos compreendidos e poderemos conversar em nível de igualdade com outras áreas, esse seminário é para nos conhecermos melhor e nos entendermos como pesquisadores em artes, construir uma agenda forte e colaborativa além de uma rede com as outras instituições aqui representadas”.
Sandro recuperou a memória sobre a realização do Festival de Artes do IFG e falou sobre o adiamento da realização do evento neste ano. “A nossa existência na instituição, é uma trajetória de afirmação histórica, de construção de lugar. Estamos passando por um momento difícil em que é importante afirmamos nosso papel mesmo com a suspensão temporária do festival de arte, uma grande perda que deve ser muito bem explicado para nossa sociedade, pois a afirmação dos nossos princípios é a afirmação da vida”.
Na manhã de hoje, dia 30, ocorre a apresentação oral das pesquisas concluídas e/ou em andamento dos professores de arte do IFG. Após o almoço será feita a apresentação da revista científica {in}comum com a definição do corpo editorial e os encaminhamentos da agenda das próximas ações do grupo.
veja mais fotos no facebook do câmpus
Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás
Redes Sociais