Docentes do IFG participam da III Conferência Municipal de Educação
Foram dois dias de evento com educadores de todo município
Nos últimos dias 24 e 25 de março os docentes do IFG Renata Falleti e Rafael Moreira participaram da III Conferência Municipal de Educação da Cidade de Goiás. O objetivo do evento foi o de avaliar o Plano Municipal de Educação (2015-2025), monitorar o desenvolvimento de cada eixo, em relação ao cumprimento ou não das metas estabelecidas para o período e analisar os dados disponíveis. Os docentes participaram de discussões temáticas e puderam dar sugestões de ações que incluam a Instituição.
A abertura da Conferência foi de maneira remota pelo canal do Youtube da prefeitura de Goiás. A secretária municipal de educação Ângela de Oliveira Barbosa Fonseca acolheu os participantes com boas-vindas e mensagens positivas de enfrentamento ao momento difícil de retomada do trabalho presencial por toda a rede de educação no município, assim como o prefeito Aderson Gouvea que agradeceu a presença e ressaltou os avanços, mesmo diante das enormes dificuldades, na área educacional, em seu período de gestão.
As palestras de abertura foram direcionados aos desafios atuais postos pela conjuntura política, econômica, sanitária e educacional, proferidas por Elcivan Gonçalves França, residente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undine-GO) e pela Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Miriam Fábia Alves, que fez a defesa radical da educação pública, gratuita, laica e com qualidade socialmente referenciada, apontando para o fosso das desigualdades que cresceu no período de pandemia.
A professora do IFG Renata Falleti explica que o segundo dia do evento foi de trabalho intenso de estudo do Plano, avaliação e inferências. “Antes, porém, foi discutida a metodologia dos trabalhos do dia, por meio da leitura e aprovação do Regimento da Conferência pela presidente do Conselho Municipal de Educação”. Foram organizados sete grupos de trabalho, contemplando eixos, metas e estratégias de ação relacionadas. Renata falleti participou do Eixo III sobre o Ensino Médio e o Índice de Desenvolvimento da Educação básica (IDEB). “O foco da discussão do grupo no qual participei foi a problemática complexa relacionada à educação das juventudes e adolescentes em Goiás, a ausência de políticas intersetoriais de esporte, saúde, arte e cultura; de ofertas de vagas no período noturno; das altas taxas de evasão nesta etapa e a institucionalização da Reforma do Ensino Médio que precariza em muito a formação de nossos estudantes. Propusemos ações conjuntas para fortalecer a divulgação e ingresso nos Cursos de Ensino Médio na forma integrada, ofertada pelo IFG - câmpus Cidade de Goiás, e, na mesma medida, o atendimento pelas partes responsáveis pela infraestrutura de acesso ao câmpus, transporte, e políticas de atendimento às necessidades das juventudes e adolescentes”, ressalta.
O professor Rafael Moreira compôs o Grupo V, sobre a Elevação da Escolaridade/Diversidade (Meta 08); a Alfabetização de Jovens e Adultos (Meta 09); a Eja Integrada (Meta 10) e a Educação Profissional (Meta 11). “O primeiro grande desafio foi a insuficiência ou até mesmo ausência dos dados para a análise e proposições; há uma defasagem das pesquisas realizadas pelo IBGE no Brasil (a última realizada em 2010), uma importante fonte de informações para a compreensão e tomada de decisões também na educação; a segunda questão foi o dimensionamento do tempo, impossibilitando uma análise mais profunda e o surgimento de propostas mais consistentes. Entretanto, os grupos de trabalho se reuniram e fizeram o previsto de acordo com as possibilidades. Consideramos de extrema relevância a participação do IFG na Conferência que reuniu todos os segmentos educacionais da cidade de Goiás, visibilizando as realidades dos diferentes níveis, etapas e modalidades; proporcionando a experiência de compartilhar, discutir e propor ações mais assertivas frente aos problemas que existem e às metas constantes no Plano que ainda não foram alcançadas, fortalecendo as instituições no serviço específico que oferecem à população, mas também na potencialização de um trabalho em conjunto, com o objetivo de qualificar a área educacional”.
Veja abaixo o texto de apresentação da III Conferência Municipal de Educação
Pensar a Educação com diversos segmentos sociais e avançar na construção de processos democráticos, participativos, subsidiando a definição de responsabilidades concorrentes, complementares e colaborativas é um grande desafio.
A Educação é um processo e envolve todas as fases – Educação Infantil, 1ª e 2ª fases do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Tecnológico, Educação de Jovens e Adultos, e superior – depende de um trabalho contínuo, com alcances de curto, médio e longo prazo em que a participação de todos é fundamental.
Assim, a III Conferência Municipal de Educação focará na análise e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME 2015- 2025) conforme as etapas da nossa Educação, serão trabalhados os eixos centrais, de acordo com as determinações do PNE – Plano Nacional de Educação.
O objetivo é poder analisar e avaliar o Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025), no intuito de verificar o que já foi feito, o que não foi feito e porque, e ainda o que precisa para atingir as metas não alcançadas.
Nesse sentido, o intuito dessa Conferência é realinhar e reconduzir metas na formulação de políticas para a Educação Municipal. Discutir a realidade do município, os principais problemas educacionais e sociais enfrentados e apresentar propostas de melhoria. Buscando, acima de tudo, o direito do estudante à formação integral, por meio da garantia da universalização, da expansão e da democratização, com qualidade, da educação básica e superior.
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