Estudantes de Agronomia visitam propriedade rural para acompanhar técnica agroecológica de pastagem
A visita foi realizada no Assentamento Bonanza, em Itapuranga
Na última segunda-feira, 23/05, os estudantes dos 3º, 5º e 7º períodos do curso Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia do IFG – câmpus Cidade de Goiás participaram de visita técnica no lote de Luziane e Deusenei, no assentamento Bonanza, Itapuranga – GO.
Durante a visita os estudantes e servidores tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade de Referência de piqueteamento agroecológico de pastagens, implantado em 5 hectares do lote. O sistema se baseia no Pastoreio Racional Voisin (PRV) que preconiza o manejo a partir da divisão da área de pastagem em parcelas (piquetes), com fornecimento de água fresca, sal mineral e sombra para o bem-estar dos animais. Essa técnica permite recuperar os solos e as pastagens degradadas. Durante a visita, foi informado sobre o acompanhamento da unidade de referência do PRV que envolve manejo da pastagem e do rebanho, avaliação da qualidade dos solos das pastagens, levantamento dos custos de produção do leite, bem como pesquisas sobre indicadores de qualidade em pastagens no Cerrado.
Todas essas ações desenvolvidas na propriedade são parte do programa de extensão “Agroecologia em Tempos de Pandemia”, uma iniciativa do NEPAA (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agroecossistemas) em parceria com a CPT (Comissão Pastoral da Terra), Gwatá (Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da UEG) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás. O programa de extensão foi contemplado pelo edital 08/2021/PROEX/IFG.
Esse texto foi produzido pelos estudantes do NEPAA
Redes Sociais