Mestre Guará ministrou oficinas de xilogravura no IFG
Foram 4 encontros realizados sempre aos sábados com diversos participantes
Ocorreu no IFG – câmpus Cidade de Goiás nos três últimos sábados de agosto e no primeiro de setembro oficinas de xilogravura com o artista reconhecido como mestre do artesanato brasileiro Sr. Jairo, ou como é mais conhecido: Mestre Guará. O Projeto “Xilogravura Pura” foi aprovado no Edital 19/2017 de Fomento às Artes nas Escolas, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e também ofereceu a oficina em outros espaços da cidade.
A Xilogravura é um dos desdobramentos do primeiro ofício do Mestre: a tipografia. Assessorado pelo também artista e artesão Samuel Sá e produzido por Lia Moraes, o projeto atendeu a um público diversificado, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, estudantes e comunidade em geral, se somaram aproximadamente a 100 participantes. Foram quatro sábados que constituíram uma grande oportunidade de conhecer a Xilogravura, uma linguagem que traduz as tradições culturais brasileiras, em especial as nordestinas com as suas fortes características da literatura popular de cordel.
O pátio das Artes se transformou em Ateliê de Xilogravura, entre conversas e histórias de relação e encantamento com a linguagem que foi descoberta pelas linhas, traços e ideias surgidas no entalhar da madeira. Os instrumentos de trabalho, como as goivas, foram manuseadas pela primeira vez por alguns participantes. A magia da xilogravura foi revelada no papel e a partilha sensível do universo artístico de cada participante pendurada no varal. O resultado deste trabalho comporá uma Exposição Coletiva na IV edição do Grito e Resistência do Cerrado no dia 20 de outubro e na Biblioteca do câmpus do IFG a partir de novembro.
A coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes, Renata Falleti explica que vários componentes trabalhados na oficina conversam com o projeto curricular do curso. “Gravura, Prática como Componente Curricular do Ensino de Gravura, de Escultura e Modelagem, Pintura, dentre outras disciplinas e docentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais se integraram ao projeto, enriquecendo as experiências de Ateliê e possibilitando aos estudantes estabelecerem a relação entre teoria e prática”.
Sobre o Mestre Guará
O Mestre Guará, proponente do Projeto, possui uma história marcante com o IFG - câmpus Cidade de Goiás: foi estudante do Curso Técnico Integrado em Artesanato na Modalidade EJA (2016) e após ser certificado pelo ENEM, cursou Artes Visuais, tendo concluído em 2021. Fortaleceu a formação nas áreas de Artes e Artesanato, como estudante e Mestre, com o seu conhecimento da experiência, das pesquisas e legado na área da escultura em madeira, xilogravura e outras técnicas, com simplicidade e a gentileza de sempre em compartilhar seus saberes com todas as pessoas.
Redes Sociais