Solenidade de colação de grau reúne 34 formandos no Teatro do Câmpus Goiânia
Evento será realizado também nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, quando outros 37 concluintes participarão da festividade
A primeira cerimônia de colação de grau dos formandos dos cursos superiores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), após o período de ensino remoto adotado devido à pandemia de Covid-19, foi realizada na noite dessa segunda-feira, 19 de dezembro, no Teatro da Instituição. Devido ao espaço, que abriga 300 pessoas, o evento será dividido em dois momentos, sendo que 34 concluintes participaram na noite de hoje e outros 37 no dia 20 de dezembro, às 20 horas. Vale destacar que o Câmpus Goiânia realizou uma cerimônia simbólica, em julho desse ano, que reuniu formandos que haviam colado grau de forma administrativa durante o período de suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia.
Nesta segunda-feira, a solenidade foi dedicada aos formandos nos cursos de Tecnologia em Agrimensura e dos bacharelados em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Transportes e do Bacharelado em Sistemas de Informação.
Guilherme Alves leu o juramento em nome das turmas na solenidade do dia 19 de dezembro
Guilherme Augusto Alves, do curso de Engenharia de Controle e Automação, proferiu o juramento durante a solenidade. Receberam a outorga de grau em nome das turmas Paula Barros de Oliveira, do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, e Ariel Ângelo Guiliane Mendes de Almeida, da Engenharia de Controle e Automação.
Fabiana Luiza e Sousa, do curso de Engenharia de Controle e Automação, levou os formandos às reflexão. “As mudanças pelas quais passamos em nossas vidas refletem profundamente quem somos. Mudanças. Nós fomos, durante todo o período de faculdade, um grande quebra-cabeça e cada peça representa uma pequena mudança. Não foi fácil. Nenhuma mudança é confortável, afinal, de contas o período de maior ganho de conhecimento e experiência é o período mais difícil na vida de alguém. O que mudou em nós nos últimos anos?”.
A formanda no curso de Engenharia de Controle e Automação, Fabiana Luiza, tratou sobre as constantes mudanças pelas quais passaram até chegar à conclusão dos cursos em seu discurso
A professora Fabiane Costa Oliveira, diretora substituta do Câmpus Goiania, enfatizou seu entusiasmo durante a solenidade principalmente por marcar o retorno das colações de grau na Instituição. “Esta é a primeira colação solene a ser realizada após o período de distanciamento social ao qual a pandemia mundial decorrente da Covid-19 nos impôs”.
A docente parabenizou os formandos e lembrou “o ato da noite de hoje coroa o fim de uma jornada e o início de outra. Nesta noite, as/os formandos aqui presentes deixam o chão da escola como estudantes para se tornarem profissionais nas epistemes que escolheram para se diplomarem. Esta instituição é construída sob o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, sob o compromisso com a formação integral do cidadão, como os direitos humanos, com a justiça social, com a equidade, com a diversidade, com a ética. Assim, entregamos nesta noite para a sociedade, para o mundo do trabalho, profissionais emancipados e com senso de responsabilidade político-social. Que o processo formativo realizado nesta instituição os leve à construção de um mundo mais democrático, diverso, igualitário, em que não haja espaço pra a injustiça social e discriminação de toda ordem”.
Paula Barros de Oliveira e Ariel Ângelo Guiliane Mendes de Almeida durante outorga de grau
O reitor substituto, professor José Carlos Barros Silva, reforçou o discurso da professora Fabiane. “Hoje estamos apresentando à sociedade pessoas com conhecimentos da área específica à qual se dedicaram, mas mais que isso, com condições de transformar os padrões e modelos existentes no mundo do trabalho. Vocês saem da instituição não apenas com conhecimento teórico, mas também, tenho certeza, apresentam para o eficiente desempenho de suas funções, conhecimentos novos e atualizados.”
Além da reitora do IFG e da diretora substituta do Câmpus Goiânia, compuseram a mesa diretiva do evento os chefes de departamento das áreas acadêmicas 2, 3 e 4, os professores Alexandre Silva Duarte, Wesley Pimenta de Menezes e Vinícius Carvalhaes, e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, Erika Regina Leal de Freitas.
Amanhã, dia 20 de dezembro, será realizada a segunda parte da solenidade de colação de grau para os formandos dos cursos: Bacharelado em Química e das Licenciaturas em Física, História, Letras/Língua Portuguesa, Matemática e Música.
Confira as imagens da cerimônia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais