Comitiva do IFG visita Parque Tecnológico Samambaia da UFG
Aproximação das instituições e o avanço nas políticas e ações de pesquisa e inovação foram alguns dos objetivos da visita
Na quarta-feira, 26 de janeiro, gestores do Instituto Federal de Goiás fizeram uma visita ao Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás. A ação teve como objetivo, além de apresentar o Parque aos gestores do IFG, aproximar as instituições, proporcionar o conhecimento a respeito da estrutura dos laboratórios multiusuários do Parque e possibilitar a discussão sobre possíveis parcerias para a realização de pesquisa e integração com a pós-graduação.
Do IFG participaram a reitora, professora Oneida Irigon; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Thaís Amaral; a diretora de Pesquisa e Inovação, Lorenna Costa; o diretor de Pós-Graduação, Wanderley Brito; o coordenador do CiteLab, Leandro Alexandre; a diretora de Ações Sociais, Lillian Pascoa; e o diretor do polo Embrapii, Ricardo Rabahi, além de outros pesquisadores do CiteLab.
A comitiva do IFG foi recebida pelo diretor do Parque Tecnológico, Luizmar Adriano; pela reitora da UFG, Angelita Lima; pela professora Sandramara Chaves, assessora especial para assuntos interinstitucionais da UFG; pelo vice-reitor, Jesiel Carvalho; pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Cascudo; e por membros da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG.
Comitiva do IFG visita o Parque Tecnológico Samambaia da UFG
Segundo a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Costa, “o encontro foi um momento importante de aproximação das novas gestões do IFG e da UFG, no qual se afirmou, por ambas as reitoras, a necessidade de aproximação das instituições para avançar de forma colaborativa no desenvolvimento de pesquisa e inovação no estado de Goiás”. A visita foi organizada pelo supervisor do CiteLab, Carlos de Melo e Silva Neto, professor do Câmpus Cidade de Goiás, em parceria com a diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG.
Aproximação e parcerias
A visita teve como objetivo aproximar as instituições, fomentar o avanço nas políticas e ações de pesquisa e inovação com foco nos problemas locais e proporcionar a compreensão a respeito da estrutura do Parque Tecnológico, com vistas à possibilidade de avanço na implantação do CiteLab. Além disso, para os gestores do IFG, foi uma oportunidade de conhecer a estrutura dos laboratórios multiusuários do Parque Tecnológico da UFG e discutir possibilidades de parcerias para a realização de pesquisa e integração com a pós-graduação. Como explicou a diretora Lorenna Costa, “a ideia é pensar a pesquisa e a inovação para além de uma instituição isolada, mas de forma colaborativa considerando o contexto local, os arranjos produtivos e possibilidades de transformação social”.
Analisando como foi a visita, a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG pontuou: “consideramos que alcançamos os objetivos, com uma visita produtiva e com várias possibilidades de futuras ações conjuntas. Novos diálogos foram pré-agendados com supervisores dos laboratórios e incubadoras sociais, com as diretorias do Parque e da PROPPG, para se pensar em momentos formativos, troca de experiências de forma mais periódica e sistematizada. Espera-se que nesses próximos anos consigamos avançar na implantação do CiteLab, para ele seja efetivamente um centro de referência em pesquisa e inovação do IFG e que os diálogos iniciados hoje caminhem para a consolidação de uma rede de Inovação no estado de Goiás. E a parceria IFG-UFG é fundamental para o alcance dessas intenções.”
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais