Estudantes do câmpus alcançam Prêmio Extra de Dedicação na etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica
2019 bate recorde de participação do Câmpus Luziânia na OBR
Desde 2016, o Câmpus Luziânia participa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A cada ano, o número de participantes vem aumentando e os resultados cada vez mais expressivos. Neste sábado, 21, duas equipes do câmpus participaram da etapa Prática da OBR e uma delas recebeu o Prêmio Extra de Dedicação.
A equipe formada pelos estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática para Internet, Giovanna Nogueira, Abraão Medeiros, Felipe Bertuol e Letícia Xavier, destacou-se por ser a que mais se dedicou, que ajudou a si própria e as outras equipes a superarem desafios ao longo da etapa. Participaram das provas com robôs construídos por eles mesmos, a partir da plataforma arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador).
Na primeira etapa da OBR 2019, 44 alunos do Câmpus Luziânia participaram da primeira fase da prova teórica. Giovanna Nogueira e Abraão Medeiros seguiram para a segunda fase da prova teórica e receberam medalhas de prata e bronze, respectivamente. Já na etapa prática, o câmpus participou com duas equipes inscritas, com o total de 8 alunos, e recebeu o Prêmio Extra de Dedicação com uma das equipes.
Esse número cresce a cada ano. Em 2016, 6 alunos participaram e 1 obteve medalha de honra ao mérito. 2017, participação de 5 alunos e também 1 medalha de honra ao mérito. 2018 já teve 19 alunos na primeira fase da prova teórica, 1 na segunda fase da prova teórica, com 1 medalha de honra ao mérito, e 2 equipes na prova prática. E 2019 bate recorde de participação e premiação.
A etapa prática regional contou com a participação de 70 equipes do estado de Goiás do ensino médio, sendo 2 do Câmpus Luziânia. As competições aconteceram no Câmpus Samambia da UFG, em Goiânia, no último sábado, 21 de setembro.
Responsável pela participação e orientação dos estudantes na OBR, a professora Christiane Borges contou que, desde 2018, ela e alguns professores trabalham com projetos de ensino preparatórios para as provas teóricas e práticas da OBR.
Nível zero
Novidade na OBR é a participação de estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na prova prática. A essa categoria se deu o nome de nível zero. O Câmpus Luziânia participou com Marco Antônio Dias Noleto, filho da professora Giselle Dias, e Arthur François Peres de Oliveira, filho do professor Leonardo François. Eles programaram o robô Fox e receberam medalhas de honra ao mérito.
Entenda a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
Realizada desde 2007, a OBR é considerada o maior evento de robótica da América Latina. É uma olimpíada científica brasileira que visa estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica. A modalidade Prática se dá por meio de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Já a modalidade Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais, com uma prova escrita, preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR, em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.
Apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a OBR ainda conta com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation. É coordenada, de forma voluntária, por um grupo de cientistas e doutores da área de robótica e tecnologia das universidades públicas e particulares do Brasil.
Veja aqui fotos da participação do Câmpus Luziânia na etapa Prática da OBR.
Para mais informações sobre a OBR, acesse http://www.obr.org.br/.
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.
Redes Sociais