Obras de restauração do pórtico do IFG serão finalizadas neste mês de novembro
A previsão é de que o restauro finalize no final de novembro e o pórtico seja reinaugurado no início de dezembro
Em obras desde o dia 10 de agosto, a restauração do pórtico, situado no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), prossegue para a fase final do projeto de restauro desse bem público e patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia. A previsão é de que a obra seja finalizada no final deste mês de novembro e a reinauguração ocorra no início do mês de dezembro deste ano.
O pórtico historicamente caracteriza-se por ter sido o marco de entrada do público à Exposição Cultural e Produtos Econômicos do Estado de Goiás. Esse evento ocorreu no espaço em que atualmente situa-se o Câmpus Goiânia do IFG. A festividade da exposição marcou o Batismo Cultural de Goiânia, que ocorreu em 5 de julho de 1942, lançando nacionalmente a nova capital do estado de Goiás nos anos de 1940.
O pórtico, construído em 1942, é parte das edificações do Câmpus Goiânia do IFG tombadas pelo Governo do Estado de Goiás, a cargo da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, como um dos 24 bens culturais materiais de Goiânia, conforme Decreto nº 4.943, de 31 de agosto de 1998.
A edificação também foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - Portaria nº 507, em 2003, como patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, assim como o Teatro do IFG e as áreas integrantes dos blocos de salas 100 e 200 no Câmpus Goiânia do IFG.
Restauração
O restauro do pórtico do IFG, que carecia de revitalização e cujo acesso do público ao local estava isolado, é um anseio da gestão do Câmpus Goiânia do IFG desde 2017, a qual pleiteava recursos e parcerias para a viabilização da obra. Isso somente foi possível com a aprovação do projeto em 2019 e financiado com recursos públicos do estado de Goiás advindos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. No total, a obra foi contemplada com investimentos no valor de R$ 500 mil.
A obra de restauração está sendo executada pela Elysium Sociedade Cultural, empresa responsável pela execução do projeto. O restauro era para ter iniciado em março de 2020, porém, a pandemia do coronavírus Covid-19 fez com que as obras somente começassem no mês de agosto deste ano.
De acordo com Anabella Borghi e Adriano Carvalho, produtora da Elysium Sociedade Cultural e o arquiteto responsável pela obra respectivamente, o projeto de restauração visa transformar o pórtico em um espaço de contemplação do monumento tanto pela comunidade acadêmica quanto pela população goianiense. Segundo os responsáveis pela restauração, parte da obra que prevê a implantação de uma área de convivência pública no pórtico ainda aguarda aprovação junto à Prefeitura de Goiânia.
Leia mais também:
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais