Egressos do PPGECM - Mestrado Profissional

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Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 13h22 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 11h33

O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática já titulou 179 mestres em Educação para Ciências e Matemática. A maioria é docente de educação básica nas redes públicas de ensino. Conheça um pouco nossos egressos.


 

1. Adriano Rodrigues Honorato

Professor de matemática, Adriano já lecionou em todos os níveis de ensino. Foi orientado pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula Principais noções e (co)relações das geometrias euclidiana, elíptica e hiperbólica para a educação básica.

 

2. Anahê Netto Leão Marques 

É graduada em química e professora na rede estadual de educação de Goiás. Atualmente, também é professora substituta na PUC-Goiás. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula Tecnologias no ensino de química para surdos em uma perspectiva bilíngue.

 

3. Arquidânia Lasara Franco Maciel

A egressa é graduada em administração de empresas e professora universitária no Centro de Ensino Superior de Jataí, na Faculdade Jataiense e na Universidade Estadual de Goiás. Foi orientada pela profa. Daniella de Souza Bezerrra e sua dissertação se intitula Gestão Democrática e as Licenciaturas em Ciências e em Matemática do Instituto Federal de Goiás.

 

4. Cláudia Sampaio Guimarães Luz

Graduada em ciências biológicas, é professora da rede estadual de educação de Goiás e, também, da rede municipal de Jataí-GO. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica. Foi orientada por Maria Socorro Duarte da Silva Couto, que se desvinculou do Programa em 2016, e sua dissrtação se intitula A inserção da educação ambiental por meio da construção conjunta de três propostas pedagógicas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Jataí-GO.

 

5. Elina Assis de Lima Ribeiro

Pedagoga, a egressa é servidora técnico-administrativa em educação desde 1993 no IFG-Câmpus Jataí. Foi orientada pela profa. Luciene Lima de Assis Pires e sua dissertação se intitula Educação Profissional integrada em tempo integral: uma prática pedagógica na física e na matemática.

 

6. Estefânia Ferreira Costa Machado

Licenciada em educação física, atua como professora dessa disciplina no IFG-Câmpus Jataí, com regime de dedicação exclusiva. Foi orientada por André Valente de Barros Barreto, que se desvinculou do Programa em 2014, e sua dissertação intitula-se Corpo máquina ou corpos vivos? O corpo que a escola afirma por meio dos livros didáticos  .

 

7. Leizer Fernandes Moraes

Leizer é egresso não só do curso de Mestrado, como também do curso de Tecnologia em Informática do IFG-Câmpus Jataí.  Em 2010, tornou-se professor efetivo desta instituição de ensino. Foi orientado pela profa. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais e sua dissertação de mestrado se intitula A abordagem sintático-semântica da matemática: produtividade da ferramenta sequência didática em turmas de Proeja. O egresso, atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.

 

8. Lilian Kely de Assis Lima

Graduada em ciências (habilitação em matemática), a egressa é servidora docente da rede estadual de educação de Goiás. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula A educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Aporé-GO

 

9. Luciana Cândido e Silva

Egressa não só do curso de Mestrado, mas também do curso de especialização em Educação para Ciências e Matemática e do curso de Licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, Luciana é professora da rede privada de ensino de Jataí. A profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas a orientou na graduação e no mestrado, cuja dissertação se intitula O teatro como um recurso metodológico no ensino de Física: o estudo da termodinâmica em peças teatrais.

 

10. Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela

Graduada em matemática e ciências contábeis, a egressa é professora na rede estadual de educação de Goiás, atuando em Jataí. Foi orientada pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Percepção de professores de matemática relativa ao uso de TIC: análise de uma investigação-ação envolvendo o Geogebra

 

11. Mara Sandra de Almeida

Pedagoga, a egressa é servidora técnico-administrativa em educação desde 1990 no IFG-Câmpus Jataí. Foi orientada pela profa. Luciene Lima de Assis Pires e sua dissertação se intitula Escolas rurais e trabalho docente: a atuação em ciências e em matemática. Mara Sandra é, também, a coordenadora da Secretaria de Pós-Graduação do IFG-Câmpus Jataí. Atualmente, a egressa é doutoranda no PPGECM/IFG, integrando a primeira turma do curso de doutorado deste programa.

 

12. Marcos Roberto da Silva

Licenciado em matemática, o egresso é professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Quirinópolis, e também da Faculdade Quirinópolis. Foi orientado pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Vídeo-caso em hipertexto (VCH): de resíduos de enunciação à produção de significados. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

 

13. Michelle Cristine da Silva Toti

Graduada em Pedagogia, atualmente atua como pedagoga na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Foi orientada pela profa. Daniella de Souza Bezerra e sua dissertação intitula-se O Currículo de ciências no ciclo de alfabetização e o efeito do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): um estudo sobre um município do sudoeste goiano. Atualmente, é doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

14. Milton Batista Ferreira Junior

Egresso não só do curso de Mestrado, mas também do curso de Licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, Milton é professor do magistério superior, lecionando física na Universidade de Rio Verde (UniRV) e professor de física na rede privada de educação de Jataí. Foi orientado pelo prof. Paulo Henrique de Souza e sua dissertação intitula-se Uma proposta de ensino de Física por investigação para Educação de Jovens e Adultos

 

15. Raquel Aparecida Issa Gonçalves

É licenciada em biologia e professora da rede estadual de educação de Goiás. Atualmente, atua como supervisora técnica na área de licitação. Foi orientada pela profa. Marlei de Fátima Pereira e sua dissertação intitula-se As TIC como instrumentos mediadores na Educação Ambiental: uma proposta de sequência didática para o ensino Médio.

 

16. Sandra Mara Santos Lemos 

Graduada em letras,  é professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Câmpus Rio Verde. Atualmente, é coordenadora do curso de EJA/Proeja e doutoranda em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FRRJ). Foi orientada pela profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e sua dissertação intitula-se Educação ambiental e sustentabilidade: A ressignificação da leitura para os alunos do PROEJA do IFGOIANO-Câmpus Rio Verde.

 

17. Sandro Stanley Soares

É professor do IFG-Câmpus Jataí desde a década de 1990. Foi orientado pelo prof. Ruberley Rodrigues de Souza e sua dissertação intitula-se Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio

 

18. Tattiana Fernandes de Oliveira Melo

É graduada em matemática e servidora técnico-administrativa em educação no IFG-Câmpus Jataí desde 2006. Foi orientada pelo professor Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação institula-se O Software Geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental. Atualmente, é a gerente de administração do Câmpus e doutoranda em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.


 

 1. Ana Regina Mendes e Silva Issa

Graduada em ciências biológicas, é professora da rede estadual de educação de Goiás, atuando em Jataí. Especializou-se em ensino de Ciências e Matemática no IFG-Câmpus Jataí e, em seguida, fez o mestrado. Foi orientada pelo prof. Ruberley Rodriegues de Souza e sua dissertação intitula-se A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica.

 

 2. Anna Gabriella da Silva Oliveira

Graduada em Química e especialista em Gestão e Química do Meio Ambiente. No Mestrado, foi orientada pelo prof. Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Uso de vídeos como atividade experimental demonstrativa no Ensino de Química.

 

 3. Claudimary Moreira Silva Oliveira

É licenciada em ciências e, também, em matemática. É professora do magistério superior na Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus de Iporá,  e da educação básica na rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação intitula-se A Investigação Matemática com o Geogebra no estágio com pesquisa do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá.

 

 4. Hailton Ferreira Pereira

O prof. Hailton faleceu em 2017 e lamentamos muito essa perda. Além de egresso do Programa, era também professor do IFG-Câmpus Jataí desde a década de 1990 e estava prestes a se aposentar. Foi orientado pelo prof. Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula O Ensino de Química no curso de Secretariado a modalidade EJA do IFG - Câmpus Jataí: Proposta de material didático.  

 

 5. Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães

Licenciada em ciências e matemática e, também, em letras, é professora da rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pela profa. Luciene Lima de Assis Pires e sua dissertação intitula-se O papel da gestão na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise.

 

 6. Jordanna Sebastiana Gregório

Graduada em ciências biológicas, tem experiência na educação básica e no ensino superior, com destaque para a educação ambiental e a educação inclusiva. Atualmente, é professora contratada da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula Formação de professores em Educação Ambiental: o ensinar e aprender com audiovisuais.

 

 7. Karine Sânya Dutra Silva

Graduada em educação física, é professora, em Jataí, da rede estadual de educação de Goiás. Sua atuação em educação física e sua experiência em AEE resultou na dissertação Proposta e avaliação de atividades de conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes, orientada pela profa. Marta João Francisco Silva Souza.

 

 8. Kliver Moreira Barros

Graduado em Matemática, atualmente é assessor pedagógico, coordenador dos núcleos de estágio e de atividades complementares e extensão da Universidade de Rio Verde - Câmpus Caiapônia e professor substituto da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Foi orientado pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula Formação de conceitos matemáticos: um estudo baseado na teoria do ensino desenvolvimental.

 

 9. Leidyane Ferreira Magalhães

É graduada em ciências biológicas e, atualmente, é servidora auxiliar-administrativa da Prefeitura de Rio Verde e coordenadora pedagógica e professora da rede municipal de educação de Piranhas-GO. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula A construção de fotonovela como recurso para o desenvolvimento da educação ambiental.

 

10. Magda Cabral Costa Santos

Graduada em matemática, é professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Mato Grosso - Câmpus Rondonópolis (IFMT). Foi orientada pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Investigação matemática em sala de aula: uma proposta para a inclusão do aluno surdo no ensino regular.

 

 11. Marcelo Bueno Moura

Graduado em física, matemática e normal superior,  é coordenador pedagógico e professor da rede municipal de educação em Paraúna-GO e também da Faculdade Montes Belos, em São Luís dos Montes Belos-GO. Foi orientado pelo prof. Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula Formação Continuada de professores e a metodologia de ensino por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Paraúna-GO.

 

 12. Octávio Marcos Martins Mani

Graduado em educação física, atuou no IFG-Câmpus Jataí desde 1987, aposentando-sem em 2017. Foi orientado pela profa. Daniella de Souza Bezerra e sua dissertação se intitula Um estudo sobre a avaliação e suas interlocuções com o processo ensino-aprendizagem no PROEJA.

 

 13. Renato Oliveira Abreu

Renato é egresso não só do curso de Mestrado, como também do curso de Tecnologia em Sistemas de Informação do  iG-Câmpus Jataí.  E, em 2010, tornou-se professor efetivo desta instituição de ensino. Atualmente, também é coordenador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foi orientado pelo prof.  Paulo Henrique de Souza e sua dissertação de mestrado se intitula A Realidade Aumentada como recurso didático alternativo para o ensino de Astronomia: uma Sequência Didática para o estudo do Sistema Solar.

 

 14. Stelamara Souza Pereira

Graduada em matemática, é professora do magistério superior na Unifimes - Centro Universitário de Mineiros-GO. Foi orientada pela profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e sua dissertação se intitula As tecnologias digitais como suporte para a leitura e a escrita no ensino de Matemática.

 

 15. Vânia Hörner de Almeida

Graduada em matemática e em pedagogia, é professora da rede estadual de educação do Mato Grosso e da rede municipal de educação de Vila Rica-MT. Foi orientada pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação intitula-se A transversalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores: Webquest como recurso pedagógico para o ensino da Matemática.

 

 16. Zaqueu Henrique de Souza

Graduado em geografia, é professor do magistério superior  no Centro Universitário de Mineiros - Unifimes. Foi orientado pela Maria Socorro Duarte da Silva Couto, que se desvinculo do Programa em 2016, e sua dissertação intitula-se Trabalho de Campo: uma perspectiva para Educação Ambiental no Ensino Superior. Atualmente, é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (UFJ).


 

 1. Ana Luiza Fernandes da Costa

É licenciada em química, pelo IFG-Câmpus Inhumas. Seu projeto de pesquisa de mestrado foi financiado pelo CNPq. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula A terminologia química em Libras na literatura e a adotada no ensino de química em escolas públicas de Goiás.

 

 2. Benjamim Cardoso da Silva Neto

Licenciado em matemática, é professor do Instituto Federal do Maranhão - Câmpus São Raimundo das Mangabeiras. Foi orientado pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do teorema de Tales. No ano de 2021, o egresso obteve o título de doutor em Educação para Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

 3. Douglas Pereira Azevedo

Graduado em matemática, é professor de Matemática e Física do Centro de Ensino em Período Integral Presidente Costa e Silva em São Luís de Montes Belos-GO. Foi orientado pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula Ensino desenvolvimental: um Experimento Didático Formativo para o estudo dos Números Complexos.

 

 4. Eliakim Oliveira Küster

Licenciado em ciências biológicas e química, atualmente desempenha a função de coordenador pedagógico na educação básica da rede estadual de Mato Grosso. Foi orientado pela profa. Marlei de Fátima Pereira e sua dissertação se intitula Educação ambiental na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov.

 

5. Elita Assis de Lima

Licenciada em letras, é professora da rede municipal de educação de Jataí, ocupando, atualmente, cargo de gerente de ensino e processos educativos na Secretaria Municipal de Educação de Jataí. Foi orientada pela profa. Luciene Lima de Assis Pires e sua dissertação se intitula Leitura e escrita nas aulas de matemática: aproximações e dificuldades.

 

 6. Fabiana Leal Nascimento

Graduada em matemática, é professora do Instituto Federal do Maranhão - Câmpus São João dos Patos. Foi orientada pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Leitura de processos de produção de significados de alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, a egressa é doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

 7. Janaina Aparecida Silva Bassani

Graduada em pedagogia, é professora de alfabetização da rede municipal de educação de Jataí e intérprete de Libras na rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pela profa. Daniella de Souza Bezerra e sua dissertação se intitula Adolescência no ensino de ciências: uma sequência didática adaptada aos estudantes surdos no Ensino Fundamental II.

 

 8. Jorge Lima Loiola

Graduado em matemática, Jorge é egresso não só do curso de Mestrado, mas também do curso de Especialização em Educação para Ciências e Matemática. É orientador educacional da rede municipal de educação de Rio Verde-GO  e professor  do magistério superior no Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues (ISEAR), em Rio Verde. Foi orientado pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula Atividades contextualizadas de Matemática: a formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, o egresso é doutorando no PPG em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

 9. Kathynne Carvalho Freitas Ferri

Graduada em química e, atualmente, cursa direito. É professora do magistério superior na Universidade de Rio Verde, câmpus Caiapônia (UniRV).  Foi orientada pelo prof. Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos cursos técnicos em eletrotécnica e edificações no IFG Câmpus Jataí

 

 10. Kênia Reis de Souza

É graduada em administração de Empresas e licenciada em letras. Atua, em Jataí, no quadro docente efetivo da rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pela profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e sua dissertação se intitula Biblioteca escolar e surdez: um estudo para a inclusão.

 

 11. Lívia Maria Araújo Soares

Graduada em química, Lívia é egressa não só do curso de Mestrado, mas também do curso de Especialização em Educação para Ciências e Matemática do IFG-Câmpus Jataí. É professora da rede privada de ensino de Jataí. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula A experimentação no ensino de química do 9° ano: uma relação entre a teoria e o experimento.

 

 12. Natália Cristina Souza Pereira

Pedagoga, é professora da rede municipal de educação de Rio Verde-GO. Foi orientada pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula Formação do conceito de volume no 5º ano do ensino fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Atualmente, a egressa é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

 

 13. Núbia Patielle Assis Carvalho

Além de egressa do mestrado, Núbia também é egressa do ensino médio do IFG. Graduada em matemática, é professora da rede municipal de educação de Jataí. Foi orientada pelo prof. Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica

 

14. Quintino Custódio dos Santos

Graduado em matemática, é professor da rede municipal de educação de Rio Verde. Foi orientado pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia WEBQUEST.

 

 15. Silvon Alves Guimarães

É graduado em história e, atualmente, cursa letras. Foi orientado pela profa. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais e sua dissertação se intitula A formação de professores e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /Subprojeto de Física - IFG: uma análise discursiva.

 

 16. Stephany Siqueira Barbosa Nascimento

Graduada em ciências biológicas, é professora na rede privada de ensino de Jataí. Foi orientada pelo prof. Ruberley Rodrigues de Souza e sua dissertação se intitula “Onde está o ar?” Sequência de ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica de alunos do 3º ano do ensino fundamental.

 

 17. Viviane Ferreira Furtado

Licenciada em letras, é professora de língua portuguesa, em Jataí, pela rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pela profa. Flomar Abrosina Oliveira Chagas e sua dissertação se intitula Educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio.


 

1.  Angélica Ramos da Luz

Graduada em química, possui experiência como professora da educação básica. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula  O estudo de conceitos químicos em uma abordagem CTSA por meio da temática corantes têxteis. Atualmente, cursa Doutorado em Química pela Unesp - Araraquara e, por meio do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior da Unesp, ministra disciplina no curso de Engenharia Química dessa IES.

 

 2. Caroline Prado Brignoni

Egressa não só do curso de Mestrado, mas também do curso de Licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, Caroline é professora de física da rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pelo prof. Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula A formação de imagens no olho humano: um experimento didático-formativo na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov.

 

 3. Daniel Júnior de Oliveira

Graduado em pedagogia, é professor da rede municipal de educação de Araçu-GO e do magistério superior no Centro de Educação Superior de Inhumas (FacMais). Foi orientado pela profa. Daniella de Souza Bezerra e sua dissertação se intitula Gestão escolar: da perspectiva dos professores de ciências a uma proposta formativa. Atualmente cursa o doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

 

 4. Daniel Oliveira Silva Rodrigues

Graduado em letras, é professor, em Caiapônia, da rede estadual de educação de Goiás. Foi orientado pela profa. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais e sua dissertação se intitula A formação do leitor no ensino de matemática: a construção dos sentidos do texto para além do livro didático e do Enem.

 

 5. Daniela Brusamarelo

Licenciada em informática e em história, é professora de informática educativa da rede estadual de educação do Mato Grosso. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula A abordagem da educação ambiental em material audiovisual utilizado por professores de Biologia em escola da Rede Estadual de Jaciara – MT.

 

 6. Dilene Gomes de Miranda

Graduada em matemática, é professora, em Itumbiara,  da rede estadual de educação de Goiás, ocupando, atualmente, função de coordenadora. Foi orientada pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Modelo dos campos semânticos: produção de significados para as noções de áreas e perímetro no ensino fundamental II.

 

 7. Elias Rafael de Sousa

Graduado em matemática, é professor do magistério superior na Faculdade Alfredo Nasser, em Aparecida de Goiânia. Foi orientado pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula As contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para o ensino de geometria euclidiana no curso de licenciatura em matemática.

 

 8. Elismar Gonçalves da Silva

Licenciada em matemática e em física e bacharel em teologia, atua, em Amorinópolis, como professora na rede estadual de educação de Goiás e na rede municipal de educação de Amorinópolis. Atualmente, é coordenadora pedagógica. Foi orientada pela profa. Marta João Francisco Silva Souza e sua dissertação se intitula Uma sequência de ensino investigativa sobre a evolução dos modelos atômicos: a busca pela argumentação em aulas de Física.

 

 9. Fabiana Kalil Borges

Graduada em pedagogia, atualmente, é coordenadora pedagógica na rede municipal de educação de Rio Verde-GO, na qual é concursada como professora e, também, é docente do magistério superior no no Instituto Superior Almeida Rodrigues (ISEAR), em Rio Verde-GO. Foi prientada pela profa. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz e sua dissertação se intitula PNAIC em questão: a formação continuada e a qualidade educacional.

 

 10. Pablo Souza

Graduado em ciências biológicas, é professor, em Jataí, da rede estadual de educação de Goiás, na qual, atualmente, é diretor de Centro de Ensino em Período Integral (CEPI). Foi orientado pela profa. Marlei de Fátima Pereira e sua dissertação se intitula Abordagens ambientais verificadas no livro didático de biologia e a prática pedagógica dos professores.

 

 11. Patrícia Gomes de Souza Freitas

Graduada em engenharia elétrica, é professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. Foi orientada pela profa. Marta João Francisco Silva Souza e sua dissertação se intitula Elaboração de uma sequência didática para a aprendizagem significativa de luminotécnica para os cursos de engenharia: uma proposta com as metodologias ativas de ESM, IPC e PBL.

 

 12. Rosimeyre Gomes da Silva Meirib

Graduada em matemática, é professora, em Barra do Garças, da rede estadual de educação do Mato Grosso. Foi orientada pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula Formação do conceito de juros: uma proposta fundamentada na teoria do ensino desenvolvimental.

 

 13. Sérgio Henrique de Almeida

Graduado em tecnologia em processamento de dados, é professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. Foi orientado pelo prof. Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Estudo da contribuição da realidade aumentada para o ensino de Química nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFG câmpus Jataí.

 

 14. Sheila Dias Alves

Graduada em matemática, é professora, em Jataí, da rede estadual de educação de Goiás. Foi orientada pela profa. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz e sua dissertação se intitula Avaliação formativa: por uma educação de qualidade social. Sheila é egressa também do ensino médio do IFG - na época, Cefet-GO.

 

 15. Suenir Carneiro Lima de Assis

Licenciada em Pedagogia, é pedagoga/orientadora educacional no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. Foi orientada pela profa. Joana Peixoto e sua dissertação se intitula “Espanto e Conhecimento” - o ensino de ciências naturais na formação de professores.

 

 16. Thábio de Almeida Silva

Graduado em letras-Libras, foi professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí entre 2013 e 2018. Desde 2018, é professor de Libras do magistério superior da Universidade Federal de Goiás. Foi orientado pelo prof. Rodrigo França Carvalho e sua dissertação se intitula A disciplina de Libras na formação de professores.

 

 17. Thiago Batista Assis

Graduado em tecnologia em gestão de eventos, é policial militar e, atualmente, ocupa cargo comissionado na Prefeitura de Jataí. Foi orientado pela profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e sua dissertação se intitula Professores de matemática: entrelaçar de vidas entre o pessoal e o profissional.

 

 18. Ulysses Gusmão de Oliveira

Graduado em ciências biológicas, é professor, em Jataí, da rede estadual de educação de Goiás, professor da rede municipal de educação de Jataí e professor de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Jataí. Foi orientado pela profa. Marlei de Fátima Pereira e sua dissertação se intitula Aproveitamento da água pluvial na escola: por uma educação ambiental crítica e transformadora.

 

 19. Vinícius Gouveia de Andrade

Vinícius é egresso não só do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, como também do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFG-Câmpus Jataí e do curso Técnico em Eletrotécnica do IFG - Câmpus Jataí. É servidor público federal, ocupando o cargo de  técnico de TI do IFG - Câmpus Jataí. Foi orientado pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Aproveitamento O desenvolvimento do aplicativo RA.GEO: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial.


 

1. Ana Paula Mateus Braga

Graduada em química, Ana Paula é professora de nível fundamental da rede estadual de educação de Goiás e professora substituta de ensino básico, técnico e tecnológico no IFG - Câmpus Jataí. Foi orientada pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula Estudo da contribuição do ensino de química para as concepções socioambientais dos alunos do 2º ano do ensino médio.

 

2.  Antônio Divino Santos de Souza

É licenciado em matemática, já atuou no ensino básico e no ensino superior. Atualmente, é professor de matemática na rede privada de educação e na rede estadual de educação de Goiás e, também, é professor contratado da Unemat. Foi orientado pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Ensino de conceitos de função de 1º grau: contribuições do software Geogebra sob a ótica do modelo de campos semânticos.

 

3. Carivaldo Almeida da Silva

Carivaldo é licenciado em ciências naturais e matemática, com habilitação em química, e professor da rede estadual de educação do Mato Grosso, no ensino médio, há mais de vinte anos. Foi orientado pelo prof. Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Contribuição das atividades experimentais no ensino de química para o 1º ano do ensino médio, mediada pelas tecnologias, com enfoque em Educação para Todos.

 

4. Carlos Roberto Rodrigues de Souza

Licenciado em física, Carlos Roberto é professor de ensino básico, técnico e tecnológico no IFG - Câmpus Jataí desde 1992. Foi orientado pelo prof. Rodrigo Claudino Diogo e sua dissertação se intitula Uma sequência didática para ensino da transformação e conservação da energia sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa.

 

5. Danillo Vaz Borges de Assis

É bacharel em ciências da computação e professor de ensino básico, técnico e tecnológico no IFG - Câmpus Jataí desde 2002. Foi orientado pelo prof. Rodrigo Claudino Diogo e sua dissertação se intitula Ende-elétrica: uma sequência didática para o ensino de potência elétrica em cursos técnicos do IFG - Câmpus Jataí.

 

6. Elizete Costa Campos

Elizete é graduada em secretariado executivo bilíngue e administração de empresas. Desde 2012, é professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal Goiano. Foi orientada pela prof. Luciene Lima de Assis Pires e sua dissertação se intitula Evasão na Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal Goiano - Câmpus Iporá: o ensino de matemática em análise.

 

7. Emyldes de Lima Silva

A egressa Emyldes é graduada em Pedagogia, e especialista em Supervisão e Orientação Educacional e Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É servidora pública no munícipio de Rio Verde, onde atualmente está como diretora escolar na instituição EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida. Durante o curso de mestrado profissional foi orientada pela Profa Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, e desenvolveu a dissertação que se intitula Avaliação da aprendizagem e qualidade educacional: concepções e práticas de professores de Matemática do ensino fundamental I.

 

8. Eulália Cristina Rodrigues Ficks

Eulália é bacharel em engenharia agronômica e licenciada em química. Desde 2011, é professora efetiva de química da rede estadual de educação do Mato Grosso, em Alto Araguaia-MT. Foi orientada pelo prof. Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Determinação do álcool na gasolina comum como estratégia para o ensino de soluções: a utilização de atividade experimental na Educação de Jovens e Adultos.

 

9. Eveline da Silva Gontijo Moreira

Licenciada em pedagogia, é professora da rede privada de ensino, em Rio Verde-GO, e tutora externa no magistério superior/EaD. Foi orientada pela profa. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz e sua dissertação se intitula O gestor escolar da Rede Estadual de Ensino de Goiás: identidade e formação

 

10. Fernanda Silva Rodrigues Lima

Egressa do curso de licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, Fernanda é professora de física na rede estadual de educação de Goiás desde 2015. Foi orientada pela profa. Marta João Francisco Silva Souza e sua dissertação se intitula O horário de verão em debate: uma proposta para o ensino de física na EJA baseada nos três momentos pedagógicos.

 

11. Giselma Ribeiro de Souza

Giselma é graduada em Letras - Libras. Em 2018, durante o mestrado, foi aprovada em concurso público para a carreira docente no ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Brasília. Foi orientada pela profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas esua dissertação se intitula Educação de Surdos e a (d)eficiência na formação de professores.

 

12. Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas

Graduada em pedagogia e em ciências biológicas, Helaíny é professora orientadora da rede pública municipal de Cezarina-GO desde 2004. Foi orientada pelo prof. Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta pautada em sequências de ensino por investigação.

 

13. Josemar Rosa da Silva

Josemar é graduado em sistemas de informação e atua como professor no Senac em cursos técnicos e de informática. Foi orientado pela profa. Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula Educação ambiental no ensino fundamental: relação das práticas educativas na escola com as políticas ambientais.

 

14. Kelen Helena de Oliveira

É licenciada em matemática e tem experiência docente no ensino médio e no superior. É servidora técnico-administrativa da educação no município de Rio Verde-GO. Foi orientada pelo prof. Duelci Aparecido de Freitas Vaz e sua dissertação se intitula Trigonometria no triângulo retângulo: um experimento didático-formativo fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental.

 

15. Kleber Antônio Lourenço de Souza Santos

Licenciado em história e bacharel em direito, Kleber é professor na rede pública de ensino do estado de Goiás. Atualmente, é gestor educacional no Colégio Estadual Previsto de Morais. Foi orientado pela profa. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e sua dissertação se intitula Modelagem matemática no cotidiano e as percepções sociocríticas de estudantes de 9º ano do ensino fundamental II.

 

16. Marilia Darc Cardoso Cabral e Silva

Marília é licenciada em pedagogia e professora da rede municipal de educação de Jataí e coordenadora do projeto Feira Literária e Cultural de Jataí. Foi orientada pelo prof. Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula O jogo na perspectiva de resolução de problemas nos anos iniciais.

 

17. Rosângela dos Santos Araújo

Licenciada em pedagogia, é efetiva da rede estadual de educação de Goiás, na qual atuou professora regente, professora de AEE  e tutora pedagógica. Atualmente, é coordenadora pedagógica em escola estadual de tempo integral. Foi orientada pela profa. Joana Peixoto e sua dissertação se intitula A formação do professor de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica.

 

18. Thiago Wedson Hilário

Pedagogo, o egresso é servidor técnico-administrativo em educação no IFG, atuando como orientador educacional na Reitoria. Foi orientado pelo prof. Ruberley Rodrigues de Souza e sua dissertação se intitula Vai equilibrar? As contribuições da sequência de ensino por investigação para alfabetização em linguagem no ensino de ciências.

 

19. Vagner Lúcio Paulino

Graduado em física, Vagner é professor, em Jataí, da rede privada e  da rede estadual de educação de Goiás. Foi orientado pelo prof. Rodrigo Claudino Diogo e sua dissertação se intitula O sentido que alunos do ensino médio atribuem a atividades de ensino mediadas por robótica educacional.

 

20. Vanessa Silveira Moraes Santos

Licenciada em pedagogia, Vanessa é professora da rede municipal de educação de Jataí e, atualmente, exerce função de secretária geral da Escola Municipal Irmã Scheilla. Foi orientada pela profa. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais e sua dissertação se intitula Bilinguismo e ensino de matemática: A aprendizagem de situações-problema por alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental I.


 

 1. Aderineide Ferreira Honorato

Graduada em Pedagogia Plena, Aderineide é Coordenadora Pedagógica e professora no Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto em Rio Verde/ Goiás. Durante o desenvolvimento da sua pesquisa foi orientada pela Professora Joana Peixoto e sua dissertação se intitula A trajetória formativa docente para uso pedagógico de filme segundo a pedagogia histórico-crítica.

 

2. Adriano Aparecido da Silva

Adriano é graduado em Letras-Inglês, e atua como Tradutor Intérprete da Libras / Língua Portuguesa (TILSP) na Educação Básica do Estado de Goiás, e também é Vice-Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFGoiano - Câmpus Rio Verde. A Professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas foi sua orientadora para o desenvolvimento da dissertação intitulada O ensino da Língua Portuguesa e da Matemática para aluno surdo entrelaçado com o atendimento educacional especializado.

 

3. Alexandre Fermanian Neto

Alexandre possui as graduações em Química Industrial, Ciências Biológicas e Farmácia. Atualmente é professor contratado pela UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso com as disciplinas de Química Geral e Bioquímica. Durante o curso do mestrado foi orientado pelo Professor Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Contribuição de uma sequência didática para o estudo de soluções no ensino médio numa abordagem CTS.

 

4. Angela Rodrigues de Sousa Lopes

Graduada em Biologia, Angela atua como professora da rede pública estadual de Educação do Estado de Goiás. A Professora Marlei de Fátima Pereira foi sua orientadora durante o curso de mestrado para o desenvolvimento da dissertação intitulada Sequência de ensino por investigação para a promoção de alfabetização científica e educação ambiental no ensino fundamental.

 

5. Ceila de Brito Dias

Ceila é licenciada em Física e atua como professora de Física e Matemática pela Secretaria da Educação de Goiás em Jataí. A Professora Marta João Francisco Silva Souza foi sua orientadora e sua dissertação se intitula Uma sequência de ensino investigativa para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de "massa" e "peso": uma análise do engajamento disciplinar produtivo dos alunos.

 

6. Danúbia Carvalho de Freitas Ramos

Danúbia é graduada em Pedagogia e durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Adriana Aparecida Molina Gomes e desenvolveu a dissertação intitulada Era uma vez ... Histórias virtuais para ensinar matemática nos anos iniciais.

 

7. Edivanilda Barbosa de Oliveira

Licenciada em Letras - Português e Inglês, Edivanilda é professora Língua Portuguesa e Coordenadora do Núcleo Diversificado, no Centro de Ensino em Período Integral - CEPI Gercina Borges Teixeira, em Caiapônia - Goiás. A Professora Marlei de Fátima Pereira foi sua orientadora no curso de mestrado e sua dissertação se intitula Proteção de nascentes de água como proposta de Educação Ambiental.

 

8. Fernanda Cândido e Silva

Fernanda é graduada em Sistemas de Informação e atualmente é servidora técnica-administrativa no IFG. Foi orientada pela Professora Eveline Borges Vilela Ribeiro e desenvolveu a dissertação intitulada O aplicativo @voice como facilitador do processo de avaliação em ciências de estudantes disléxicos.

 

9. Geilanes Alves do Nascimento Barros

Graduada em Pedagogia, Geilanes é professora Escola Municipal Irmã Scheilla, em Jataí. A Professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais foi sua orientadora e sua dissertação se intitula A integração da matemática com a língua portuguesa em contextos escolares: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental I.

 

10. Jéssica Pereira de Oliveira Nakade

Licenciada em Química, atualmente Jéssica é professora na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira Dourada - GO. Durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Rosenilde Nogueira Paniago e desenvolveu a dissertação intitulada Os egressos do PIBID: o saber e fazer em sala de aula.

 

11. Joel Oliveira Dias

Graduado em Matemática, Joel é professor no Educandário Nascentes do Araguaia. Foi orientado pelo Professor Paulo Henrique de Souza e desenvolveu a dissertação intitulada O estudo da função polinomial do 1º grau para educação de Jovens e Adultos baseada na concepção pedagógica freireana: uma proposta de Sequência didática.

 

12. Júlio César Santos Pereira

Júlio César é licenciado em Matemática e atua como professor na Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás, e desenvolveu a dissertação intitulada Resolução de problemas como uma estratégia para o ensino-aprendizagem de logaritmos e função logarítmica, sob a orientação do Professor Nilton Cézar Ferreira.

 

13. Leandro de Oliveira Garcia

Graduado em Geografia, Leandro é professor na Secretaria de Educação do Estado de Goiás e Técnico de Laboratório no IFG. A Professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas foi sua orientadora e sua dissertação se intitula Uma proposta de articulação interdisciplinar para educação ambiental no ensino fundamental.

 

14. Leila Alves Martins

Bacharel em Letras-Libras, Leila é técnica-administrativa no IFG atuando como tradutora e intérprete de Libras o Câmpus de Jataí. A sua dissertação se intitula Educação matemática para surdos: contribuições de um glossário para o ensino de probabilidade e estatística, e foi orientada pelo Professor Adelino Cândido Pimenta.

 

15. Luis Pereira de Amorim

Luis é licenciado em Matemática e atua como professor na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. O Professor Adelino Cândido Pimenta foi o seu orientador e a sua dissertação se intitula Contribuições de um software na perspectiva da investigação matemática durante uma formação continuada para professores que ensinam matemática em escolas públicas: potencialidades para aulas de matemática com geogebra.

 

16. Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira

Licenciada em História, Maria Lucimar é professora na Secretaria Municipal de Educação de Caçú/GO. Durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, e desenvolveu a dissertação intitulada A (in)visibilidade da produção científica feminina nos livros didáticos de biologia, física, química, e matemática do ensino médio aprovados pelo PNLD para o período de 2009 à 2020 na cidade de Caçu-GO.

 

17. Maria Sueli da Silva Gonçalves

Graduada em Física, Maria Sueli é professora no Colégio da Polícia Militar de Goiás. Sua dissertação se intitula Limites e possibilidades da formação de conceitos de astronomia na perspectiva do ensino desenvolvimental, e foi orientada pelo Professor Rodrigo Claudino Diogo.

 

18. Regimar Alves Ferreira

Regimar é graduado em Ciências com habilitação em Matemática, e atua como professor na Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo Professor Luciano Duarte da Silva para o desenvolvimento da dissertação intitulada A disciplina de Matemática Financeira nas licenciaturas em Matemática e uma proposta de formação continuada na perspectiva da Matemática Crítica.

 

19. Shirley Alves de Souza Fernandes

Licenciada em Geografia e graduada em Artes, Shirley atua como professora na Rede Municipal de Educação em Piranhas-GO. Foi orientada pela Professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, e sua dissertação se intitula Projetos de Pesquisa: a prática docente entrelaçada ao ensino de Ciências e de Arte a partir de temas ambientais.

 

20. Thayla de Almeida Silva

Thayla é graduada em História e Letras-Libras, e atua como intérprete de Libras na Câmara Municipal de Goiânia. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Rodrigo França Carvalho e sua dissertação se intitula Revolução científica e a interdisciplinaridade como metodologia para ensinar alunos surdos e ouvintes.

 

21. Wagna Mendes Vieira Campos

Licenciada em Matemática, Wagna é professora na Rede Municipal de Educação de Rio Verde Goiás. O Professor Nilton Cezar Ferreira foi seu orientador e sua dissertação se intitula O desenvolvimento do pensamento algébrico, através da resolução de problemas, e suas contribuições para a aprendizagem de equações de primeiro grau.


 

 1. Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida

Áddson é graduado em Ciências Biológicas e atua como professor de Ciências no Ensino Fundamental. Durante o curso do mestrado foi orientado pela Professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, e sua dissertação se intitula O uso de redes sociais e a aprendizagem de ciências no ensino fundamental II.

 

2. Aires Francisco de Oliveira

Licenciado em Matemática e bacharel em Artes Cênicas, Aires é professor da Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Sob a orientação do Professor Adelino Cândido Pimenta desenvolveu a dissertação intitulada Teatro e matemática no mesmo palco: a produção de significados matemáticos.

 

3. Alexandre Manzale de Macêdo

Alexandre é licenciado em Ciências Biológicas e Pedagogia e atua como professor na Secretaria Municipal de Educação de Alto Araguaia-MT. Foi orientado pela Professora Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula A Educação Ambiental na escola municipal Aníbal Pereira Júnior de Alto Araguaia-MT.

 

4. Ana Paula de Souza

Licenciada em Ciências Biológicas, Ana Paula é técnica-administrativa no IFG, Câmpus Goiânia. Sua dissertação se intitula Política de cotas e ações de permanência e êxito do ifg: como os cotistas do ensino médio se inserem nelas? e foi orientada pela Professora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz.

 

5. Camila Kassia Monteiro de Oliveira

Licenciada em Matemática e Pedagogia, Camila é técnica-administrativa no IFGoiano, Câmpus Iporá. Durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Sandra Regina Longhin e desenvolveu a dissertação intitulada Contribuição das atividades contextualizadas de Matemática na formação em Educação Ambiental.

 

6. Carolina Nascimento de Jesus

Carolina é licenciada em Educação Física e Pedagogia. Foi orientada pela  Professora Rosenilde Nogueira Paniago e sua dissertação se intitula A Inter-relação do ensino de Ciências e de Educação Física na escola do campo por meio de diferentes estratégias didáticas.

 

7. Danilo Marques Oliveira

Danilo é graduado em Sistemas de Informação e atualmente é membro do departamento de informática de uma instituição de ensino superior privada. Desenvolveu a dissertação intitulada Modelagem matemática: a horta escolar como espaço didático, sob a orientação da Professora Adriana Aparecida Molina Gomes.

 

8. Divâni Justina de Souza

Licenciada em Ciências Biológicas, Divâni é docente efetiva na Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso e Bióloga efetiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barra do Garças. Foi orientada pelo Professor Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Uma sequência didática utilizando os óleos essenciais para o ensino de Química orgânica na Educação Básica.

 

9. Ednaldo Oliveira de Carvalho

Ednaldo é Engenheiro Agrimensor e licenciado em Matemática. O egresso é professor do IFG atuando principalmente nas seguintes áreas: Topografia, Geodésia, Sensoriamento Remoto e Posicionamento Geodésico por GNSS. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo Professor Ruberley Rodrigues de Souza, e sua dissertação se intitula Estudo do processo de aprendizagem significativa sobre órbitas de satélites e o imageamento da superfície terrestre num curso técnico em agrimensura.

 

10. Érica Maria Juvêncio Silva

Licenciada em Geografia, Érica é professora na Secretaria de Educação do Estado de Goiás, atuando no município de Rio Verde. Sua dissertação se intitula Educação ambiental por meio de projetos de trabalho no ensino fundamental e foi orientada pela Professora Marlei de Fática Pereira.

 

11. Ewerson Tavares da Silva

Ewerson é licenciado em Matemática e professor da Educação Básica na rede privada em Aparecida de Goiânia e na Rede Municipal de Ensino na modalidade EJA. O egresso está cursando o doutorado em Educação em Ciências e Matemática na UFG. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo Professor Luciano Duarte da Silva, e desenvolveu a dissertação intitulada Professores que ensinam matemática e o movimento professor-pesquisador: diálogos e uma proposta de formação continuada.

 

12. Fabrício Vieira Campos

Bacharel em Tecnologia em Informática, Fabrício atua como docente da área de informática no IFG, Câmpus Jataí. Foi orientado pelo Professor Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula Pensamento Computacional: O uso do Scratch no ensino de Ciências.

 

13. Fausto Batista Cesário

O egresso Fausto é bacharel em Administração e Tecnologia em Logística. Atualmente é instrutor no SENAC. Sua dissertação se intitula A pedagogia histórico-crítica como fundamento da formação docente, sob a orientação da Professora Joana Peixoto.

 

14. Fernanda Cristina Vicente de Souza

Fernanda Cristina é bacharel em Química e atua como professora contratada na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso onde ministra a disciplina de Química para os alunos do Ensino Médio. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Uma Sequência Didática para o ensino de Química valorizando as culturas indígenas numa perspectiva multiculturalista.

 

15. Gabriela Silva Lemes

Licenciada em Matemática, Gabriela é professora em uma escola da rede privada de ensino. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Duelci Aparecido de Freitas Vaz e desenvolveu a dissertação intitulada A formação do pensamento teórico do conceito de adição de fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.

 

16. Hercilia Cristina Mendonça Pereira de Araújo

Hercilia é licenciada em Matemática e atua como Coordenadora Pedagógica e professora no ensino público no município de Montividiu-GO. Foi orientada pelo Professor Adelino Cândido Pimenta e desenvolveu a dissertação que se intitula Modelo dos Campos Semânticos: análise da produção de significados de polinômios através da resolução de problemas.

 

17. Jordana de Oliveira Amaral

É licenciada em Matemática e durante o curso de mestrado a Jordana de Oliveira foi orientada pelo Professor Duelci Aparecido de Freitas Vaz e desenvolveu a dissertação intitulada Uma investigação sobre avaliação em educação matemática: concepções e práticas de professores em formação.

 

18. Jordana Goulart Felicio

Jordana é licenciada em Química e atualmente é responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palestina de Goiás - GO, e desenvolvendo projetos de reflorestamento de áreas degradadas no município. Sua dissertação se intitula A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais: promovendo conhecimento científico por meio do ensino por investigação, e foi orientada pela Professora Márcia Santos Anjo Reis.

 

19. Juliana Fernandes Lima

Licenciada em Química, Juliana é professora na Secretaria de Educação do Estado de Goiás, ministrando a disciplina de Química para a Educação Básica no município de Jataí. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Carlos Cézar da Silva e sua dissertação se intitula Estudo da reação de saponificação no ensino médio: relação da atividade experimental como estratégia didática.

 

20. Karine de Assis Oliveira Soares

Licenciada em Filosofia, atualmente Karine é professora contratada  na rede de estadual de ensino de Goiás e doutoranda no PPGECM/IFG, integrando a primeira turma do curso de doutorado deste programa. Sua dissertação se intitula Docência e resistência: mal-estar e niilismo dos professores de biologia da rede estadual da cidade de Jataí, sob a orientação da Professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas.

 

21. Kenny Henrique Ferraz Inomata

Kenny é licenciado Matemática e Educação Física. Atualmente é secretário escolar no município de Rio Verde-GO. O Professor Duelci Aparecido de Freitas Vaz foi seu orientador durante o curso de mestrado e sua dissertação se intitula Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito teórico de função do 1º grau.

 

22. Luciana Alves da Silva Costa

Licenciada em Matemática, Luciana atua como docente de ensino superior na rede privada. Sua dissertação se intitula Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental e foi orientada pelo Professor Duelci Aparecido de Freitas Vaz.

 

23. Osvaldo Neves Júnior

Osvaldo é licenciado em Química e atua como professor de Química nas redes estaduais de educação de Goiás e Mato Grosso, com atuação com aulas no Ensino Médio, Educação Profissional, Coordenação de Área- Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Foi orientado pela Professora Sandra Regina Longhin e sua dissertação se intitula Potencialidades das oficinas de aprendizagem com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.

 

24. Sinomar José Coelho

Sinomar é licenciado em Matemática e História e atua como técnico-administrativo na Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo Professor Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Educação inclusiva: produção de significados em matemática financeira numa atividade realizada com os reeducandos do presídio de Jataí-GO.

 

25. Vera Lúcia Pereira Gomes

Vera Lúcia é licenciada em Biologia e Ciências Naturais e Matemática - Química, e também bacharel em Direito. Além de atuar como advogada é, também, professora da rede estadual de ensino no Estado do Mato Grosso. Sua dissertação se intitula Reconstrução do tema água a partir de uma abordagem interdisciplinar no ensino médio e foi orientada pela Professora Marlei de Fátima Pereira.

 

26. Wagner Pereira Lopes

Licenciado em Ciências - Habilitação Matemática, o egresso Wagner é docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFG, Câmpus Jataí. Foi orientado pelo Professor Rodrigo Claudino Diogo e sua dissertação se intitula Contextualização no ensino de física durante uma formação inicial de professores: compreensão e intervenção.


  

1. Antônio Carlos Barbosa Filho

Licenciado em Ciências Biológicas, atualmente é gestor escolar de Ensino Médio em Período Integral na Escola José Feliciano Ferreira, no município de Jataí. Antônio Carlos foi orientado pela Professora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz e desenvolveu a dissertação intitulada O ensino de ciências na escola de tempo integral e a formação omnilateral.

 

2. Cíntia Silva de Morais

Cíntia é licenciada em Pedagogia e durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Rodrigo Claudino Diogo e desenvolveu a dissertação intitulada Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de ciências: uma proposta formativa orientada pelo TPACK.

 

3. Daniel Luizmar Ferreira da Silva

Daniel é bacharel em Administração e licenciado em Física e atualmente exerce a atividade de Fiscal de Trânsito e Transportes integrado à Gestão de Segurança Pública do Município de Jataí. Foi orientado pelo Professor Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula O ensino de física e a educação para o trânsito em tempos de pandemia: Análise de uma sequência didática.

 

4. Eliane Pereira Campos Silva

Licenciada em Pedagogia, Eliane atua como docente e coordenadora pedagógica em uma instituição de ensino superior da rede privada no Estado do Mato Grosso. Sua dissertação se intitula Formação Continuada de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Para a Promoção da Alfabetização Científica, sob a orientação do Professor Ruberley Rodrigues de Souza.

 

5. Fabiana de Jesus Silva

Fabiana é licenciada em Pedagogia e durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Márcia Santos Anjo Reis e desenvolveu a dissertação intitulada Dia e noite: uma sequência de ensino investigativo para a iniciação á alfabetização científica de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

6. Kamilla Fonseca Lemes Garcia

Licenciada em Biologia e Letras, a egressa Kamilla é docente de Libras no IFG, Câmpus Jataí. Foi orientada pela Professora Sandra Regina Longhin, e desenvolveu a dissertação intitulada O recurso audiovisual no ensino de surdos numa abordagem ciência, tecnologia, sociedade, ambiente: diálogos sobre radiação e a saúde humana.

 

7. Lucas Mendonça Pereira Cunha

Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, atualmente o egresso Lucas é professor no Colégio Ápice, no município de Rio Verde/GO. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo professor Duelci Aparecido de Freitas Vaz e desenvolveu a dissertação que se intitula As contribuições da teoria do ensino desenvolvimental aliada à investigação matemática com o Geogebra para o ensino da Elipse na 3ª série do ensino médio.

 

8. Magna Poliana de Andrade Damacena

Magna é licenciada em Pedagogia e atua como professora na Secretaria Municipal de Educação de Jataí. A egressa foi orientada pelo Professor Ruberley Rodrigues de Souza e desenvolveu a dissertação intitulada Ensino de Ciências na educação infantil: utilizando contação de histórias em uma SEI sobre fenômenos naturais da água.

 

9. Nilton Lásaro Jesuino

Licenciado em Matemática, Nilton tem experiência na área da Educação e sua dissertação se intitula O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA, sob a orientação da Professora Adriana Aparecida Molina Gomes. 

 

10. Nilva Tomásia da Silva Lima

Nilva é licenciada em Educação Física e Normal Superior e atua como professora na Rede Municipal de Educação de Jataí. Sua dissertação versou sobre a educação infantil e se intitula A Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino da Matemática na Educação Infantil, sob a orientação da Professora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz.

 

11. Priscila Dias de Souza Silva

Priscila é licenciada em Matemática e Pedagogia, atuando como professora da disciplina de matemática na rede pública municipal de Jataí. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Adelino Cândido Pimenta e desenvolveu a dissertação intitulada Uma sequência didática envolvendo o sistema métrico: a produção de significados matemáticos sob o olhar do modelo campos semântico.

 

12. Ricardo Vieira Nascimento Filho

Ricardo é egresso do curso de licenciatura em Matemática do IFG, tendo como orientador tanto na graduação quanto no mestrado o Professor Luciano Duarte da Silva. Sua dissertação se intitula Percepções dos professores que ensinam matemática sobre as contribuições de Malba Tahan para a prática pedagógica discutidas em um curso de formação continuada. Atualmente, Ricardo é professor da disciplina de Matemática na rede pública estadual de Goiás.

 

13. Rosimary Batista da Silva

Licenciada em História e Pedagogia, Rosimary é professora na educação básica da rede municipal de Rio Verde-GO. Durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Luciene Lima de Assis Pires e sua dissertação se intitula Conhecimentos históricos e biológicos para a compreensão do movimento antivacina na educação de jovens e adultos.

 

14. Vânia Alves Carvalho

Vânia é licenciada em Letras-Inglês e atua como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Jataí na Área de Códigos e Linguagens. Foi orientada pela Professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e sua dissertação se intitula A Contação de Histórias e a aprendizagem das quatro operações da matemática em turmas de 5º ano.

 

15. Vânia Ferreira de Andrade Vieira

Licenciada nos cursos de Letras-Português e Inglês, Artes Visuais e Pedagogia, Vânia Ferreira é professora na rede Estadual de Educação de Goiás e na rede municipal de de educação de Doverlândia-GO. Sua dissertação se intitula BNCC e o currículo de Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo na rede municipal de educação de Doverlândia/Goiás, com a orientação da Professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais.

 

16. Vitor Franco Rodrigues

Vitor é bacharel em Engenharia Civil e desenvolve de forma autônoma projetos, execuções e reformas de construções residências, já tendo atuado como docente na educação superior da rede privada. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo Professor Adelino Cândido Pimenta e sua dissertação se intitula Modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem de geometria no ensino médio.

 

17. Walkíria dos Reis Lima

Licenciada nos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, Walkíria foi orientada pela Professora Joana Peixoto, e sua dissertação se intitula Avaliação do livro didático de biologia na perspectiva histórico-crítica.


 

 1. Adrielly Aparecida de Oliveira

Adrielly é licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano, e durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Rosenilde Nogueira Paniago para desenvolver o trabalho intitulado A formação inicial na e pela pesquisa: narrativas de estagiários e perspectivas de (res)significação das práticas de estágio curricular supervisionado. Atua como docente contrata no IF Goiano e é estudante do curso de doutorado do PPGECM, tendo ingressado na Turma 2024.

 2. André Luiz Fernandes de Oliveira

Graduado em Ciências Naturais e Matemática - Física pela Universidade Federal de Mato Grosso e atua como professor da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT). Durante o curso de mestrado foi orientado pelo Professor Paulo Henrique de Souza e sua dissertação se intitula O desenvolvimento do conceito de energia por estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir dos referenciais da didática desenvolvimental. Atualmente é estudante do curso de doutorado do PPGECM, Turma 2024.

3. Camilla Xavier Sousa

A egressa Camilla é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, e durante o curso de mestrado foi orientada pelo Professor Nilton Cezar Ferreira para o desenvolvimento da dissertação intitulada Uma proposta de ensino sobre Resolução de Problemas com alunos do Ensino Fundamental.

4. Clertan Souza Martins de Paula

Clertan é Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás e atua como professor, no regime de contrato temporário da Secretaria de Estado da Educação SEDUC e professor Supervisor de Estágio para acadêmicos de Licenciatura em Química da PUC Goiás. Sua dissertação de mestrado se intitula A perspectiva de ensino aos estudantes com necessidades educacionais específicas presente na formação de professores de Química, com orientação da Professora Sandra Regina Longhin. Atualmente o egresso é estudante do curso de doutorado do PPGECM, Turma 2024.

5. Geovana Inácio Gonçalves

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a egressa é professora da educação básica. Durante o curso de mestrado foi orientada pela Professora Sandra Regina Longhin e desenvolveu a dissertação intitulada Tabela Periódica em aplicativos educacionais livres: características e possibilidades metodológicas para o ensino na abordagem CTSA.

6. Gisele Assis de Almeida

 Gisele é graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Matemática pelo Universidade Federal de Jataí (UFJ) e atua como professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Jataí (SME). Foi orientada pela professora Rosenilde Nogueira Paniago e desenvolveu a dissertação que se intitula O ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil por meio das ferramentas digitais e estratégias didáticas em contextos pandêmicos: desafios e possibilidades de (res)significação.

7. Helena Aparecida de Melo Nunes

A egressa Helena é graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e em Licenciatura Plena pela União das Faculdades Claretianas e atua como professora regente no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo professor Adelino Candido Pimenta para o desenvolvimento da dissertação que se intitula Tarefas sobre Geometria Espacial: uma possibilidade para a leitura da produção de significados de estudantes do ensino médio.

8. Jaciane de Oliveira Barros Campos

Jaciane é  graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, é professora da educação básica na Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Durante a sua pesquisa de mestrado foi orientada pelo professor Adelino Candido Pimenta e desenvolveu a dissertação que se intitula Uma produção de significados em Matemática a partir da criação de objetos de aprendizagem com o uso do software scratch.

9. Jaqueline Montalvão de Sá

Graduada em Pedagogia Bilíngue e em Matemática, ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, durante o curso de mestrado Jaqueline foi orientada pelo professor Rodrigo Claudino Diogo e desenvolveu a dissertação que se intitula Eclipses: uma sequência didática inspirada pela aprendizagem significativa no Ensino Fundamental.

10. Karine Andréa Aimi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, e atua como professora das redes municipal e estadual de ensino no município de Jataí-GO. Karine foi orientada pela professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas e desenvolveu a dissertação que se intitula Comunicação de ideias: um passo para a compreensão de situações-problemas numa escola de campo.

11. Leon de Assis Silva

O egresso Leon é licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás e atua como professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Jataí. Durante o curso de mestrado foi orientado pela professora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz e desenvolveu a dissertação intitulada Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino-aprendizagem de sistema monetário brasileiro no Ensino Fundamental I.

12. Marcelo Fernando de Lima

Graduado em em Ciências e Matemática pela Faculdades Integradas de Jales, o egresso Marcelo é professor da educação básica no município de Alto Araguaia/MT. Sua dissertação se intitula Recuperação de nascentes: contribuições de um tema problematizador na formação crítica de estudantes do Ensino Fundamental II e foi orientado pela professora Marlei de Fátima Pereira.

13. Marley Souza de Moraes Lima

Marley é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás e atualmente é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil no município de Jataí. Durante o curso de mestrado foi orientada pela professora Adriana Aparecida Molina Gomes para o desenvolvimento da dissertação intitulada Percepções de professoras sobre o uso de jogos no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Infantil.

14. Mislene Lemos de Almeida Assis

A egressa Mislene é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás e atua como professora da educação básica no município de Jataí. Foi orientada pelo professor Paulo Henrique de Souza e desenvolveu a dissertação que se intitula O Círculo de Cultura na Educação de Jovens e Adultos: a abordagem freireana a partir de uma proposta de temática ambiental.

15. Sueli Aparecida da Silva Castro

Sueli é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás e atua como professora da educação básica no município de Caiapônia/GO. Sua dissertação se intitula Currículo e sujeito na base nacional comum curricular: um estudo discursivo sobre a área de Ciências da Natureza e foi orientada pela professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais.

16. Thaís Prado Siqueira Lôres

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano, a egressa Thaís é professora da educação básica no município de Água Boa/MT. Durante o curso de mestrado foi orientada pelo professor Carlos Cezar da Silva para o desenvolvimento da sua dissertação intitulada Atividades experimentais investigativas para o ensino de cinética química: um olhar para a área de Ciências da Natureza.

17. Valdenilton Rodrigues Valadão

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, Valdenilton é professor da educação básica na rede estadual de Goiás. Foi orientado pela professora Adriana Aparecida Molina Gomes e desenvolveu a dissertação intitulada O xadrez na perspectiva de Resolução de Problemas na formação de professores que ensinam matemática.

18. Vinícius Moraes Carvalho

Vinícius é graduado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, e atua como professor da disciplina de Física na rede estadual de ensino de Goiás. Durante o curso de mestrado foi orientado pelo professor Ruberley Rodrigues de Souza para o desenvolvimento da dissertação Uma Sequência de Ensino por Investigação para o Ensino Médio: Leis de Newton.

 


 

1. Susana Gomes Cavalcante

A egressa Susana é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, e atua como professora de apoio na rede estadual de educação de Goiás. Durante o curso de mestrado foi orientada pela professora Rosenilde Paniago Nogueira e desenvolveu a dissertação que se intitula A formação continuada de professores que ensinam matemática no Fundamental II mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.