Comitê de Ética em Pesquisa
Atendimento de pendências
Logo que a pendência é emitida, via Parecer Consubstanciado, o sistema Plataforma Brasil deixa um ícone em formato de "lápis" para que seja feita a edição. Assim, todos os itens do projeto podem ser alterados. O que sugerimos, portanto, é a inclusão dos documentos que foram alterados, e não a exclusão dos anteriores, pois assim manteremos no sistema a memória dos projetos.
Veja o vídeo publicado pela Conep sobre como cadastrar resposta de pendências na Plataforma Brasil. Caso persistam dúvidas, verifique o Manual da Plataforma Brasil.
Para responder as pendências apontadas no Parecer Consubstânciado do CEP/IFG siga as instruções:
- Em um novo documento, no formato Word, utilizando as pendências indicadas pelo CEP como se fossem perguntas e as alterações realizadas como se fossem respostas. Salve o novo documento como “Respostas às pendências” e anexe como “Outros” na Plataforma Brasil. Neste documento, copie todas as pendências abaixo, e abaixo de cada uma delas justifique a alteração realizada e adicione ao final da resposta a cópia do texto modificado.
- Faça as correções necessárias em todos os locais em que a informação a ser corrigida esteja citada (no formulário de submissão, no projeto e/ou no TCLE/TALE, cronograma, orçamento, instrumento de coleta de dados) ou ainda anexe os documentos que possam ter sido solicitados. Destaque essas alterações com LETRAS MAIÚSCULAS (no formulário de submissão) e cor de fonte diferente ou realce (no projeto e/ou no TCLE/TALE) e anexe todos estes documentos, corrigidos, novamente na Plataforma Brasil (renomeados, com denominação da nova versão e a data, exemplo: “Projeto v2_3abr10.pdf"), além de anexar a carta resposta, e se for o caso, outro novo documento qualquer que tenha sido solicitado.
Verifique com atenção se todas as pendências foram adequadamente respondidas e se todos os documentos foram alterados e anexados, caso contrário, seu projeto será recusado e/ou pendenciado novamente.Verifique com atenção se todas as pendências foram adequadamente respondidas e se todos os documentos foram alterados e anexados, caso contrário, seu projeto será recusado e/ou pendenciado novamente.
Emendas
Emenda é toda proposta de modificação ao projeto original, encaminhada ao Sistema CEP/CONEP pela Plataforma Brasil, com a descrição e a justificativa das alterações. As emendas devem ser apresentadas de forma clara e sucinta, destacando nos documentos enviados os trechos modificados. A emenda será analisada pelas instâncias de sua aprovação final (CEP e/ou CONEP). As modificações propostas pelo pesquisador responsável não podem descaracterizar o estudo originalmente proposto e aprovado pelo Sistema CEP-CONEP. Em geral, modificações substanciais no desenho do estudo, nas hipóteses, na metodologia e nos objetivos primários não podem ser consideradas emendas, devendo o pesquisador responsável submeter novo protocolo de pesquisa para ser analisado pelo Sistema CEP-CONEP. Assista o vídeo “Submissão de Emenda na Plataforma Brasil - Etapa 1” publicado pela Conep.
- Quando posso submeter uma emenda na Plataforma Brasil?
O pesquisador poderá submeter emendas apenas em pesquisas já aprovadas. O sistema permite o envio de uma emenda por vez, apresentando a opção novamente somente quando a análise ética da emenda anterior tiver sido finalizada.
Envio de relatórios
O envio de Relatórios Finais é obrigatório para todos os pesquisadores(as) que encerraram projetos que foram aprovados pelo CEP/IFG (Resolução 466/2012, XI.2.d e Resolução 510/16, Art. 28, V). É preciso acessar a Plataforma Brasil, clicar na lupa para visualizar o projeto e, posteriormente, clicar em “Envio de Notificação”. Em seguida, selecionar a opção "Envio de Relatório Final" e anexar os arquivos necessários à apreciação do CEP/IFG.
Os relatórios devem ser enviados por "Notificação" via Plataforma Brasil.
Verifique o passo a passo para envio de notificações no Manual do Pesquisador da Plataforma Brasil, ou assista ao vídeo "Envio de Notificação na Plataforma Brasil" elaborado pela Conep.
A CEP recomenda que o relatório seja juntado aos autos do procedimento administrativo eletrônico no formato .rtf ou .doc, além do documento em formato .pdf. O objetivo é facilitar o relato, seguindo o modelo de relatório final
Redes Sociais