Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Criado: Quarta, 16 de Março de 2016, 12h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 11h49

Extensão

- O que é a Pró-Reitoria de Extensão?

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), dentro do Instituto Federal de Goiás, é a instância responsável pela proposição e condução de toda a política de extensão na Instituição e, também, pela promoção de ações que garantam a articulação entre extensão, ensino e pesquisa com as demandas sociais. 


- O que são Cursos de Extensão?

Conjunto articulado de ações pedagógicas formadoras, de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou à distância, planejado, organizado e avaliado de modo sistemático para atender demandas da sociedade e as necessidades de aquisição, atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos de jovens e adultos, podendo alcançar toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas, associações comunitárias, instituições públicas ou privadas, independentemente do nível de escolaridade e formação.


- A que tipo de público é destinado um Curso de Extensão?

Os Cursos de Extensão deverão ter como objetivo o enriquecimento curricular, atualização e o treinamento profissional da comunidade interna e externa do Instituto Federal de Goiás, e serão ministrados pelos próprios servidores, ou por colaboradores de outras Instituições.


- O que é um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)?

Os cursos de Formação Inicial contemplam um conjunto de saberes obtidos a partir da conclusão de curso de extensão, com carga horária mínima de 160 horas, que habilitam o indivíduo ao prosseguimento de estudos ou ao exercício profissional. Os cursos de Formação Continuada, com carga horária mínima de 40h, poderão se enquadrar como continuidade do Curso de Formação Inicial ofertado pelos câmpus do IFG, como continuidade de estudos a partir da formação já adquirida em outras situações de aprendizagem, como Formação Continuada para Docentes, que compreende um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à sua atividade profissional, ou a partir dos eixos tecnológicos ofertados pelo câmpus.


- O que é uma Ação de Extensão?

As Ações de Extensão são constituídas por planejamentos na forma de cursos, eventos, projetos ou programas de extensão. Necessariamente, devem seguir as diretrizes expressas por meio da Instrução Normativa n°01/PROEX/IFG/2017. De acordo com esse documento, esses planejamentos devem, no mínimo, possuir uma das seguintes características: 1.articular pessoas físicas e/ou jurídicas para o desenvolvimento de ações educativas, culturais, científicas, tecnológicas, artísticas, esportivas e/ou sociais; 2.colaborar com a formação e transformação da sociedade por meio de formas diretas de atuação e aperfeiçoamento de itinerários formativos; 3.compartilhar saberes socialmente adquiridos que promovam o desenvolvimento local e regional; 4.promover o desenvolvimento de tecnologias em articulação com a comunidade externa; 5.integrar, por meio de planejamento específico, atividades de Ensino e/ou Pesquisa, associando teoria e prática na formação do estudante e na interação com a sociedade.


- Quem pode propor uma Ação de Extensão?

As Ações de Extensão podem ser propostas por servidores do IFG, com a participação de estudantes e/ou da comunidade externa. Para isso devem seguir os passos descritos na Instrução Normativa n°01/PROEX/IFG/2017. 

 

 

Fim do conteúdo da página