Projetos e Programas
O Instituto Federal de Goiás desenvolve parte de suas ações de extensão por meio de programas e projetos.
O programa é um conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, executado em médio e longo prazo, com clareza de diretrizes orientadas a um objetivo comum, que articula projetos e outras ações de extensão existentes, inclusive englobando as atividades de ensino e pesquisa.
O projeto é um conjunto de ações de caráter orgânico-institucional com prazo definido, associado e integrado para o alcance de objetivos comuns. São ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, com objetivos gerais e específicos bem definidos, que propiciam a relação teoria-prática e envolvam docentes e/ou servidores técnico-administrativos, estudantes e a comunidade.
Orientações em relação à elaboração de projetos e programas de extensão podem ser acessadas aqui.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Programas de extensão em execução no IFG
O Programa Mulheres Mil promove a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
O programa visa formar Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa capazes de identificar a violação de direitos humanos e o fomento à criação ou fortalecimento de arranjos institucionais que viabilizem as políticas públicas para a Pessoa Idosa. Além disso, visa fomentar a institucionalização da promoção, proteção e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa em todo território nacional. O programa se desenvolve por meio da formação dos agentes, da visitação aos domicílios e do fortalecimento das redes institucionais.
O Programa tem como objetivo realizar a qualificação social e profissional para empreendedoras e empreendedores em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada com a política de economia popular e solidária. O foco é no acesso e na permanência em ocupações demandadas pelo setor produtivo local e/ou relacionadas à vocação econômica do território.
É um programa de formação continuada, que seleciona pessoas físicas representativas da diversidade social, cultural, étnico-racial e de gênero de suas localidades, com conhecimento acerca das dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades, no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, na região Centro-Oeste do Brasil. Essas pessoas vão desenvolver ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, mediante formação continuada, que contribuam para o desenvolvimento territorial.
A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (ESCULT) foi criada em 2024 como parte do Programa de Capacitação e Qualificação Profissional, que visa ampliar os processos formativos de setores técnicos e que dão suporte às atividades culturais, em acordo com o Plano Nacional de Cultura, oferta cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação. Foi desenvolvida pela Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, representada pela Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura (DTRAC), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG).
O programa tem por objetivo ofertar vagas em cursos de qualificação profissional na área de aquicultura, promovendo a construção de competências que contemplem habilidades, conhecimento e comportamentos que atendam à demanda de mercado do setor. São ofertados cursos de qualificação voltados ao setor de desenvolvimento da indústria pesqueira, bem como ao beneficiamento e à venda do pescado. Os cursos são de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Aquicultor e Operador de Beneficiamento de Pescado.
Educação em Direitos Humanos
Oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Educação em Direitos Humanos, destinado a profissionais da educação atuantes na educação básica da rede pública de ensino do estado de Goiás. Visa a ampliação dos processos democráticos e o enfrentamento das violações dos direitos dos grupos em situação de vulnerabilidade social no estado.
Educação Escolar Quilombola
Oferta do curso de aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola: Infâncias e crianças quilombolas: territórios de luta, pertencimento e (re)existência na cultura do brincar. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o curso visa formar profissionais da Educação Básica, lideranças e representantes do poder público e jurídico. É voltado para a compreensão das questões que envolvem o reconhecimento das crianças quilombolas como sujeitos de direitos que constroem suas infâncias em um tempo/espaço do brincar como forma de luta, (re)existência e pertencimento em seus territórios. Visa contribuir para a formulação de políticas públicas que atendam aos direitos e visibilidade das crianças quilombolas no Estado de Goiás.
O programa tem como objetivo implantar e operacionalizar os Laboratórios START (Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias). É constituído por uma rede de laboratórios de educação tecnológica voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente crianças, adolescentes e jovens. São espaço onde essas pessoas terão seu letramento em tecnologia a partir da linguagem de programação, dispositivos de realidade virtual e aumentada, impressão 3D e inteligência artificial. A ideia é que desenvolvam soluções tecnológicas e/ou inovadoras para problemas de suas comunidades.
É um programa que oferta vagas em cursos de qualificação profissional na área de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), foca em medidas de melhoria no desempenho energético das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades. No IFG, as ações desenvolvidas contemplam a implantação de laboratórios de eficiência energética, capacitação de servidores e realização de cursos de extensão nas áreas de energia eólica, energia solar fotovoltaica, eficiência energética na indústria e nas edificações, biogás e biometano, biocombustíveis e hidrogênio renovável e mobilidade elétrica.
Alvorada
O projeto tem por objetivo qualificar egressos do sistema prisional para o mundo do trabalho por meio de cursos de capacitação. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados a esse público visam formar, qualificar, requalificar e promover a atualização e o aperfeiçoamento profissionais. A ideia é reintegrar pessoas que foram excluídas da educação formal e precisam dessas ações para continuarem os estudos e se inserirem no mundo do trabalho.
Em breve, mais informações do projeto.
O projeto visa o fortalecimento de lideranças de mulheres negras, com o objetivo de impulsionar a Marcha Nacional das Mulheres Negras. Serão realizadas oficinas de capacitação para o fortalecimento de lideranças, produção e publicação de relatório sobre o fortalecimento de lideranças; potencializar a Rede de Articulação e Apoio entre Mulheres Negras Líderes; produzir material educativo para promoção da igualdade racial e de gênero e promover a participação efetiva nas reuniões de organização e no evento da Marcha Nacional das Mulheres Negras. Serão formadas cerca de 50 lideranças negras.
Em breve, mais informações do projeto.
Protagonismo Estudantil para Igualdade Racial
Visa promover atividades escolares e acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, que antecedem o Encontro de Culturas Negras, para o aprimoramento das dinâmicas educacionais de escrita e reflexão crítica sobre o tema da igualdade racial em educação, com ênfase na educação de meninas e mulheres negras. Além disso, equipar e premiar iniciativas de igualdade étnico-racial em educação desenvolvidas no âmbito do IFG, por meio da realização de um concurso de redação sobre “Educação para a Igualdade: transformando e fortalecendo meninas e mulheres negras”.
Em breve, mais informações do projeto.
Programa voltado à oferta de aulas presenciais e atividades de recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas, cujo objetivo é recompor as habilidades e competências essenciais para ampliar as oportunidades de ingresso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As aulas são compostas pelas disciplinas de Português, Matemática, Física, Química e Biologia. As atividades complementares contemplam oficina de redação ou de resolução de problema, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial e monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, ou outras atividades pertinentes ao contexto específico.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Programas Anteriores
Redes Sociais