Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Planejamento Orçamentário
Início do conteúdo da página

Planejamento Orçamentário

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 12h11 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 10h54

 

O Planejamento Federal é composto de diretrizes, objetivos e metas regionalizadas para despesa de capital e para as relativas aos programas de duração continuada. Após a definição do plano de governo, anualmente aprova-se a Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO, que estabelece as metas e prioridades a serem contempladas no Orçamento, orienta a elaboração do orçamento, apresenta alterações na legislação tributária e a política de aplicação das agências financeiras de fomento.


O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituição de Educação Profissional e Tecnológica faz parte da Matriz Orçamentária elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Administração e aprovada pelo Conselho de Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (CONIF). Nesta matriz a distribuição e alocação de recursos foram feitas pelas matrículas ponderadas das Instituições.


Assim que as Instituições recebem seu teto orçamentário, inclusive já alocados por Unidade Orçamentária (Reitoria e câmpus), cada uma, dentro de suas necessidades e prioridades, apresenta sua proposta orçamentária – Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para compor a Lei Orçamentária Anual - LOA.


Após aprovação da Lei Orçamentária Anual - LOA pelo Congresso, o Instituto Federal de Goiás, com o seu orçamento estabelecido, inclusive por Unidade Orçamentária (Reitoria e seus câmpus), detalha suas despesas, sejam de custeio ou de capital, obedecendo o teto, para execução dentro do exercício orçamentário.


Consideram-se despesas de custeio: aquisições de passagens, diárias, auxílios estudantis e bolsas, além de serviços, tais como as despesas com contratos de serviços continuados (limpeza e conservação, vigilância, telefonia, energia elétrica, água e esgoto e outros) e aquisições de materiais de consumo (materiais de expediente e de laboratórios, elétricos, hidro-sanitários, etc) necessários ao bom funcionamento de cada Unidade, incluindo as despesas para custeio das atividades fim e meio da unidade orçamentária, obedecendo o limite estabelecido pelos respectivos tetos orçamentários.


As despesas com capital, ou seja, de investimento, são consideradas as adequações da estrutura física (obras) e aquisições de equipamentos (laboratórios, informática e outros) apresentadas e sistematizadas pelas Unidades Orçamentárias para implementação dentro do plano diretor e das políticas orçamentárias propostas e aprovadas pela gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

 

RECEITA PÚBLICA E EXECUÇÃO DAS DESPESAS DO IFG

 

Além das informações e documentos disponibilizados relacionados às aquisições aqui no site do IFG, o público também podem acessá-las por meio do Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União - CGU, conforme orientações e passo-a-passo abaixo:

 

RECEITA PÚBLICA DO IFG:

1º) Acesse o site oficial do Portal da Transparência por meio do endereço eletrônico “https://transparência.gov.br”

2º) Clique no link "Despesas e Receitas";

3º) No menu "Receitas", clique no link “Consulta”;

4º) Depois, no menu lateral esquerdo com filtros de busca, clique no link “Órgão”; informe o número da Gestão do IFG “26429” e clique em “adicionar”.

Observação: caso o usuário queira, é possível adicionar outros filtros disponíveis no menu lateral esquerdo, tais como o período, natureza da receita, etc.

5º) Depois de preencher as informações dos filtros a serem utilizados clique no link “Consultar”.

Clique aqui para ter acesso direto ao Portal da Transparência com informações da receita pública do IFG.

 

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DAS DESPESAS: 

1º) Acesse o site oficial do Portal da Transparência por meio do endereço eletrônico “https://transparência.gov.br”;

2º) Clique no link "Despesas e Receitas";

3º) No menu "Despesas", clique no link “Consulta”;

4º) Depois, no menu “Conheça detalhes da execução da despesa pública de diferentes formas”, clique no link “Por órgão/entidade executora”;

5º) Depois, no menu lateral esquerdo com filtros de busca, clique no link “Órgão”; informe o número da Unidade Gestora - UG do IFG que desejar consultar e clique em “adicionar”.

Relação de Unidades Gestoras - UG's do IFG:

UG 158153: Reitoria

UG 158640: Câmpus Águas Lindas

UG 158522: Câmpus Anápolis

UG 158610: Câmpus Aparecida de Goiânia

UG 158611: Câmpus Cidade de Goiás

UG 158523: Câmpus Formosa

UG 158430: Câmpus Goiânia

UG 158641: Câmpus Goiânia Oeste

UG 158432: Câmpus Inhumas

UG 158433: Câmpus Itumbiara

UG 158431: Câmpus Jataí

UG 158524: Câmpus Luziânia

UG 158642: Câmpus Senador Canedo

UG 158434: Câmpus Uruaçu

UG 158643: Câmpus Valparaíso

Observação: caso o usuário queira, é possível adicionar outros filtros disponíveis no menu lateral esquerdo, tais como o período, valor empenhado, liquidado e pago.

6º) Depois de preencher as informações dos filtros a serem utilizados clique no link “Consultar”.

Clique aqui para ter acesso direto ao Portal da Transparência com informações das despesas do IFG.

 

EXECUÇÃO FINANCEIRA

1º) Acesse o site oficial do Portal da Transparência por meio do endereço eletrônico “https://transparência.gov.br”;

2º) Clique no link “Orçamento”;

3º) No menu “Orçamento”, clique no link “Consulta”;

4º) Depois no menu “Conheça detalhes do orçamento anual” clique no link “Orçamento da despesa”;

5º) Depois no menu lateral esquerdo com filtros de busca clique no link “Órgão” e informe o número da Gestão do IFG “26429” e clique em “adicionar”.

Observação: caso o usuário queira, é possível adicionar outros filtros disponíveis no menu lateral esquerdo, tais como valores pagos, liquidados, empenhados, etc.

6º) Depois de preencher as informações dos filtros a serem utilizados clique no link “Consultar”;

Clique aqui para ter acesso direto ao Portal da Transparência com informações detalhadas da execução financeira do IFG.

 

 

Fim do conteúdo da página