Agroecologia

Cine Agroecologia: chamadas de obras audiovisuais e de estudantes para equipe

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 07h42 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 07h44

Os filmes selecionados serão exibidos na Agro Centro-Oeste 2019

O Agro Centro-Oeste é um evento que reúne atividades relacionadas à produção de alimentos da agricultura familiar no centro-oeste brasileiro, com feira de exposições, seminário científico, atividades culturais, entre outras ações. A edição de 2019 será realizada de 30 de maio a 1º de junho em Goiânia, no Centro de Convenções da UFG – Campus Samambaia (mais informações no site: https://agrocentro.agro.ufg.br

Entre as atrações culturais do evento está o Cine Agroecologia – mostra audiovisual dedicada à exibição do trabalho cinematográfico e audiovisual desenvolvido por realizadores independentes e instituições, como forma de divulgar o cenário da agricultura familiar no Brasil e no Centro-Oeste.

O Cine Agroecologia está com inscrições abertas para obras audiovisuais produzidas em todo o território nacional e, no âmbito do IFG, com chamada aberta para estudantes interessados em compor a equipe de curadoria e produção da mostra.

Chamada de obras audiovisuais para o Cine Agroecologia 2019

Coordenado por professores do IFG – Campus Cidade de Goiás, Diogo Souza (Agronomia) e Carlos Cipriano (Cinema e Audiovisual), o Cine Agroecologia está com inscrições abertas até o dia 10 de maio, através do preenchimento e envio do formulário online, disponível no link: https://goo.gl/forms/ZldhRCql8MVpGYhX2.

A mostra não-competitiva aceita obras audiovisuais de curta, média e longa duração, nos gêneros ficção, animação ou documentário, que dialoguem com o tema do evento e tenham sido produzidas no Brasil a partir do ano de 2016. No ato da inscrição, o responsável deverá informar o link (privado ou público) para visualização da obra, acompanhado de senha (se houver) e disponível para download.

As obras selecionadas para exibição serão divulgadas no dia 17 de maio, através de lista publicada no site do evento, contendo os dias e horários das sessões do Cine Agroecologia. Os filmes e vídeos selecionados serão exibidos entre 30 de maio e 1º de junho, dentro da programação do Agro Centro-Oeste.

Chamada de estudantes para equipe de curadoria e produção

A escolha das obras audiovisuais do Cine Agroecologia 2019 será realizada por uma equipe mista de curadoria e produção, integrada por dez estudantes do IFG – Campus Cidade de Goiás, sendo seis alunos do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e quatro do Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia.

A equipe, que trabalhará durante os meses de abril e maio, será responsável por assistir e selecionar as obras inscritas, montar a programação das sessões, fazer contatos com realizadores e instituições participantes, responsabilizar-se pelo tráfego de exibição e auxiliar nas exibições e debates previstos nas sessões.

Os membros desta equipe mista participarão do evento com as despesas custeadas pela Instituição (transporte, hospedagem e alimentação), além de receber um certificado de participação.

Os estudantes de Agronomia e de Cinema e Audiovisual interessados em participar da seleção poderão se inscrever entre os dias 18 e 29 de março, por e-mail (envio de nome, curso, período e matrícula para cineagrocentrooeste@gmail.com) ou presencialmente, na coordenação do curso de Agroecologia, mediante preenchimento de formulário, disponível nos horários de atendimento ao público (das 8 às 18 horas).

O processo seletivo se dará através de entrevistas aos candidatos, a realizar-se na segunda-feira do dia 1º de abril, das 13 às 18 horas, na sala da Coordenação do Curso de Agroecologia no IFG (bloco 6, piso térreo, sala 8). Os critérios usados para a seleção dos estudantes serão: interesse, experiência, disponibilidade e compromisso.

Acesse aqui a chamada para obras audiovisuais

Acesse aqui a chamada de estudantes para curadoria

Contato da Equipe

E-mail: cineagrocentrooeste@gmail.com