IX Seminário de Iniciação Científica é encerrado com sucesso

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 22h15 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h32

Último dia do evento contou com apresentação de núcleos de pesquisa, oferta de minicursos e oficina e outras atividades

Atividade “A Ciência no pátio: divulgação e popularização da Ciência entre os alunos da Rede Pública de Anápolis”

O segundo dia do IX Seminário de Iniciação Científica foi bastante movimentado nesta terça-feira, 26, no Instituto Federal de Goiás (IFG) Anápolis. Foi realizada uma apresentação dos núcleos de pesquisas constituídos e em constituição no Câmpus e também foram ministrados cinco minicursos e uma oficina. Alunos de uma escola pública da cidade participaram da atividade “A Ciência no pátio: divulgação e popularização da Ciência entre os alunos da Rede Pública de Anápolis”. O evento se encerrou no período noturno, quando foram finalizadas as apresentações orais das pesquisas desenvolvidas por discentes e docentes do Câmpus. Veja galeria de fotos do segundo dia do IX SIC aqui , aqui e aqui.

Na programação da manhã, os participantes puderam acompanhar um breve relatório das ações implementadas pelos núcleos de pesquisa que já estão constituídos no Câmpus, a saber: Núcleo de Estudos de Cultura, Linguagens e Suas Tecnologias (NECULT), Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) e Grupo de Estudos Panecástica. Também foi dada a oportunidade aos membros de dois grupos que estão em fase de constituição para falar sobre suas propostas de atuação. Foram eles: Grupo de Pesquisas e Estudos em Ciência da Computação (GECOMP) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Logística e suas Tecnologias (GELOT).

Apresentação dos núcleos de pesquisas constituídos e em constituição no Câmpus Anápolis

CIÊNCIA NO PÁTIO

Aproximadamente 20 alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Américo Borges de Carvalho acompanharam a realização da atividade “A Ciência no pátio: divulgação e popularização da Ciência entre os alunos da Rede Pública de Anápolis”. A iniciativa teve o objetivo de oferecer uma aula teórica e prática de química aos discentes em um dos pátios do Câmpus Anápolis. Os experimentos realizados foram conduzidos por alunos do curso de Licenciatura em Química do IFG.

O IFG forneceu o transporte aos estudantes. “Nossos alunos gostaram muito da experiência de aprender química de forma prática”, atestou a coordenadora pedagógica do ensino médio (matutino) do Colégio, Janice Moraes Ostroskyá. “Estamos abertos a novas parcerias com o IFG”.

MINICURSOS, OFICINA, APRESENTAÇÕES ORAIS

Os cinco minicursos e a oficina que foram ministrados durante o evento nos três turnos trataram de temáticas diversas que visaram instrumentalizar os interessados em atuar na pesquisa. Confira o quadro de atividades que foram realizadas ao longo do dia:

Minicurso 1: Metodologia Científica na elaboração de trabalhos de Iniciação Científica

Ministrantes:

Professoras Selma Maria da Silva e Simone Maria Moura Mesquita

Minicurso 2 : Produção de textos científicos para a elaboração de projetos

Professora Erika Marinho Witeze

Minicurso 3 : Elaboração de Projetos de Iniciação Científica – PIBIC, PIBIC –Af, PIBIC-EM e PIBIT

Professora Kellen Christina Malheiros Borges

Oficina 1: Elaboração de Projetos de Extensão para o Edital nº 03/2019 - PROEX

Professora Elza Gabriela Godinho Miranda

Minicurso 4: Produção textual: Artigo científico

Professora Suilei Monteiro Giavara

Minicurso 5: Criação de documentos científicos utilizando o Libre Office e normas da ABNT

Ministrantes:

Graduando Matheus Evangelista Morais (curso Ciência da Computação)

No período noturno, foram apresentados os últimos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudantes e professores do Câmpus, encerrando assim o IX Seminário de Iniciação Científica do IFG Anápolis, que teve o seguinte tema: “Ampliando os horizontes da pesquisa no IFG-Anápolis”. O professor Alessandro Silva de Oliveira, que coordenou o evento e responde pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Anápolis, ressaltou que a escolha da temática teve o objetivo de destacar os avanços conquistados e em expansão nas pesquisas científicas realizadas na Instituição. Em relação à edição anterior, o Seminário de 2019 teve um acréscimo de cerca de 30% de trabalhos cadastrados. Na avaliação do docente, este índice demonstra a vocação e o amadurecimento do Câmpus Anápolis para atuar no campo da pesquisa, que compõe um dos pilares institucionais do IFG juntamente com o ensino e a extensão.  O vídeo (assista aqui) que contém depoimentos de alguns alunos e professores do IFG Anápolis sobre a experiência da iniciação científica evidencia a definição acertada do tema.