Inscrições abertas para 1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet do IFG Anápolis

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 15h16 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 13h18

A atividade tem o objetivo de preparar os alunos do Câmpus para participar da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Oficina de foguetes realizada na UnB

O Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) promove na tarde da próxima terça-feira, 9 de abril, a sua 1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet. São ofertadas 30 vagas para os estudantes da unidade de ensino. A atividade visa preparar os alunos para participar da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em lançar obliquamente foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.computacaoifg.com.br/gci.

A oficina será ministrada pelos professores da Universidade de Brasília (UnB) Alessandra Lisboa e Marcos Barbosa em dois espaços do Câmpus: Miniauditório (Multimeios 3) e área destinada à pista de atletismo. A atividade tem a organização do professor Sérgio Filgueira, que atua no ensino de Física no Câmpus Anápolis. O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios e terá duração aproximada de três horas (14h às 17 h). O tempo será dividido em quatro etapas: parte teórica, construção de foguetes, lançamentos dos mesmos e um momento final com os participantes para diálogos e avaliações.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site www.oba.org.br na seção CADASTRO DE ESCOLAS. O cadastro é único para participar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e/ou MOBFOG.

Para participar da oficina, é preciso que os estudantes inscritos levem os seguintes itens:

✓2 garrafas PET iguais (mesma marca, de 1,5 ou 2 litros). Não pode ser retornável;

✓ Papelão para fazer as aletas (asas);

✓ Fita durex larga;

✓ Tesoura, estilete;

✓ Sacolinha plástica de mercado para o peso;

✓ 1 papel cartão para o pico do foguete;

✓ Fita adesiva colorida para enfeitar/personalizar os foguetes.

Esta matéria foi atualizada: ao contrário do que foi informado anteriormente, as imagens foram tiradas na UnB e não no Instituto Federal de Brasília (IFB). Pedimos desculpas pelo equívoco.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis