INTERNACIONALIZAÇÃO

Estudantes apresentam os desafios do projeto Lapassion na Campus Party Goiás

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 10h34 | Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 10h54

IFG participa ainda com atividades hoje, 10, e amanhã, 11

Na tarde de hoje, 10, três estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) apresentaram alguns dos projetos realizados no Lapassion, etapa 2020, que ocorreu entre março e maio deste ano. Gabriel Santos Novato, do curso de Engenharia Civil do Câmpus Goiânia; Matheus Monteiro Cabral, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara; e Karlla Aparecida Ribeiro, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Formosa, participaram junto com o coordenador do Lapassion, professor Ruberley Rodrigues de Souza.

Os projetos apresentados foram: Utilização de Logística Reversa dos resíduos pós-consumo de uma empresa de laticínios; Desenvolvimento de soluções sustentáveis que propiciem a melhoria da mobilidade urbana em Senador Canedo, favorecendo o turismo e lazer; e Utilização de dispositivos que conduzam o cidadão à prática de exercícios físicos e gerem energia elétrica a partir de movimentos corporais.

Um dos projetos apresentados, que tinha como membro da equipe a aluna Karlla, pensou em um sistema de interações sociais para motivar as pessoas a realizarem atividades físicas. Foi proposta a criação de uma bicicleta que é capaz de gerar energia elétrica enquanto a pessoa se exercita. “O equipamento é capaz de gerar energia para até 10 postes, interligar três roteadores e carregar telefones enquanto você se movimenta”, conta a estudante.

Por meio de um aplicativo, que pode medir a geração de energia, Karlla afirma que será possível interagir de diferentes modos, além de disponibilizar aulas pré-gravadas com instruções de como usar o equipamento. Além disso, a proposta é que, com a medição da energia gerada, o que significa economia, haveria um desconto, por exemplo, na conta de energia elétrica do usuário. “Com isso, trabalhamos com energia sustentável, além de motivar as pessoas a realizarem exercícios físicos”, finaliza.

O professor Ruberley afirmou ainda que os três alunos representaram os 26 que participaram dos desafios, e que os projetos foram “cases de sucesso”: “Tínhamos planejado o desenvolvimento de forma presencial, mas, quando nos vimos na obrigação de realizar de forma remota, não saberíamos se iria dar certo. O projeto não foi pensado dessa forma, mas o grupo de alunos se manteve coeso e todos fizeram a sua parte participando de reuniões e dando soluções excepcionais”, comenta.

Sobre o que significou o Lapassion para os estudantes, Matheus afirma que foi muito bom por causa do contato com outras culturas, pessoas de outros países, que trouxeram novas ideias e outros tipos de criação. Para Gabriel, “o projeto trouxe não apenas a experiência de poder compartilhar questões de como lidar com o profissionalismo, mas os desafios de trabalhar com situações da nossa sociedade”.

Para finalizar, Karlla disse que “foi motivo de muita mudança na vida daqueles que participaram; desenvolvemos coisas incríveis, de maneira que não imaginávamos, mesmo sendo virtual. Foi incrível conhecer as pessoas e poder ter essas experiências profissionais e pessoalmente”, finaliza.

Veja os vídeos e conheça os projetos apresentados no Lapassion.

Acompanhe a programação da Campus Party, no link:

Veja a programação do IFG na Campus: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/18755-programacaocampus2020

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.